Especialização em Aprendizagem e Neurociência no Contexto Escolar

Término das atividades: 08/12/2018 Entrega da monografia: 22/02/2019
Carga horária 360 horas

Para quê

O Curso visa à capacitação de professores e gestores para planejar, desenvolver e acompanhar projetos de aprendizagem, considerando os fundamentos da educação, as teorias contemporâneas da aprendizagem, especialmente a neurociência como possibilidade de compreensão dos processos de escolarização.

Fundamenta-se em teorias histórico-sociais e cognitivas que compreendem os sujeitos e os processos educacionais, propondo um diálogo entre as áreas da Educação e da Neurociência para a construção de práticas escolares que contemplem as diferentes demandas de aprendizagem.

Para quem

Profissionais da área da Educação como professores da Educação Básica, diretores e coordenadores de Escolas, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de demais áreas com afinidade profissional e que tenham interesse nas discussões sobre a aprendizagem escolar e neurociência.

A qualificação profissional pós-curso

Ao final do Curso o aluno deverá demonstrar competências para:

• Conceituar a aprendizagem dentro das tradições pedagógicas, bem como ensino e formação, a fim de reconhecer as diferenças e as recorrências nos processos de escolarização;

• Conceituar e exemplificar os principais processos cognitivos (atenção, memória, praxias, habilidades aritméticas, linguagem e funções executivas) envolvidos no processo de aprendizagem, a fim de compreendê-los como uma das possibilidades de compreensão;

• Relacionar os processos neurocognitivos com as habilidades necessárias para a aprendizagem, identificando os fatores que interferem no processo de aprendizagem;

• Identificar os aspectos dos transtornos do neurodesenvolvimento que prejudicam as habilidades necessárias para a aprendizagem, propondo intervenções cognitivas para estudantes com dificuldades de aprendizagem escolar.

• Conhecer concepções pedagógicas acerca dos processos de planejamento e avaliação, a partir dos conceitos de currículo, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; e da ampliação do repertório metodológico, com vistas à autoria educativa nas organizações do contexto escolar;

• Desenvolver estratégias de intervenção para promover a aprendizagem através de projetos coletivos de intervenção pedagógica de forma transdisciplinar;

• Conhecer os pressupostos teóricos que fundamentam a aprendizagem através de projetos, que se alinham a metodologias ativas como vetores do engajamento e do protagonismo estudantil;

• Apropriar-se de vivências pedagógicas com textos multimodais contemporâneos em práticas letradas, a fim de colocar o aluno como protagonista de suas enunciações e da construção do conhecimento;

• Compreender como o sujeito da contemporaneidade aprende e identifica como as tecnologias digitais produzem mudanças nas relações humanas de modo geral, bem como nas instituições educacionais;

• Compreender e ser capaz de aplicar conceitos do pensamento computacional em distintos contextos e áreas de conhecimento, a fim de perceber a importância cultural e histórica dos jogos em nossa sociedade e nos contextos educacionais.

Coordenação do curso

Está com dúvidas sobre o curso, o currículo ou mercado de trabalho? Converse com a coordenação do curso.

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