Especialização em América Latina e o Sul Global

Para que

A especialização em América Latina e o Sul Global busca construir um retrato da região, desde o seu surgimento colonial até a efervescência política e social dos anos 2000, além de indicar suas perspectivas futuras.

O curso pretende mostrar como foi o processo de construção da região, sua formação econômica, social, política e cultural, até o início do novo milênio em que passou por uma forte reversão de políticas neoliberais, centradas na reindustrialização e a promoção de políticas de redistribuição de renda, a reativação da cidadania. Ainda mostra as consequências do processo, em que novos direitos foram sendo pleiteados por atores sociais que ressignificaram antigas demandas e trouxeram outras novas,em particular de minorias sexuais e étnicas, o que tem contribuído significativamente para o debate acadêmico, e uma visão de futuro após a retomada de poder dos setores mais conservadores em alguns países e da convulsão social em outros.

A Especialização surge da interação entre profissionais das áreas de História e Relações Internacionais que buscavam desenhar um curso que tivesse como foco o novo papel que América Latina está assumindo no contexto internacional, no que se refere aos seus próprios processos internos e na relação com novos parceiros extracontinentais, que têm modificado substancialmente a geopolítica regional. Os professores são oriundos das áreas de História, das Ciências Sociais, da Economia, das Relações Internacionais e do Direito.

Para quem

O curso é voltado para profissionais com curso superior das diversas áreas de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas, em especial História, Relações Internacionais, Ciência Política, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Economia, Direito, Comunicação e Administração que têm interesse em se especializar em América Latina ou já trabalham na área.

A qualificação profissional pós-curso

Você deve finalizar o curso compreendendo as origens e a formação sociopolítica do continente latino americano, com uma visão crítica dos processos de integração e desafios do desenvolvimento da região, além da mudança do papel da América Latina frente ao mundo.

Como funciona o Processo Seletivo

Coordenação do curso

Está com dúvidas sobre o curso, o currículo ou mercado de trabalho? Converse com a coordenação do curso.

Entre em contato e saiba mais:

Fone: +55 (51) 3591 1200 - de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
E-mail: minhapos@unisinos.br

Atendimento Unisinos
Fone: +55 (51) 3591 1122


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades