Maura Corcini Lopes Decana

"Na busca pelo diálogo transdisciplinar, a Escola de Humanidades tanto se caracteriza pela formação profissional específica quanto pela formação ética e humana realizada em qualquer espaço da Universidade e/ou em espaços sociais e profissionais com os quais estudantes, docentes e profissionais, formados pela Unisinos, se relacionem.

Atualidade e profundidade conceitual oferecem condições para a criação de ferramentas de pensamento capazes de sustentar a invenção de novas práticas profissionais, problematizando a reducionista dicotomização teoria versus prática e a lógica utilitarista do conhecimento. Tendo clareza sobre a necessidade de pensar a vida e a formação humana em um cenário contemporâneo, fortemente perturbado por crises e por mudanças sociais e tecnológicas muito rápidas, amplas e profundas, busca-se reexaminar e reajustar, permanentemente, as ações profissionais.

Diante do mundo que hoje se apresenta para nós, problematizam-se e constroem-se alternativas para o exercício do diálogo intercultural, a eliminação das desigualdades, das discriminações negativas, da não aprendizagem, do analfabetismo digital, da geração de refugos humanos, de capitais intangíveis, etc. É da natureza das Humanidades a luta por justiça, dignidade, equidade social, desenvolvimento humano, respeito às diferenças e à vida, educação para todos, trabalho, defesa do ambiente, solidariedade e combate intransigente a qualquer forma de discriminação negativa, seja ela de natureza racial, étnica, sexual, etária, religiosa, econômica, cultural ou política."

» Confira o discurso de lançamento da escola de Humnidade.

 

Foco de atuação


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades