A Escola de Humanidades Unisinos propõe-se a facilitar o diálogo frutífero entre as tradições duas vezes milenar dos humanismos grego, latino e cristão e as formas de racionalidade científico-tecnológica que emergiram, em sucessivos ciclos, a partir da modernidade.

O diálogo entre pensamento teleológico e pensamento científico-tecnológico sempre se depara com os escólios gerados por controvérsias, que podem ser fecundas ou estéreis.

Não raro, as humanidades não prestam contas da evolução pela qual passam seus próprios conceitos fundamentais quando re-semantizados por algum dos campos de saber científico-tecnológicos.

A razão científico-tecnológica, por sua vez, embora concernida pela reflexão crítica que lhe chega das humanidades, muitas vezes não sabe o que fazer em suas investigações com a riqueza da tradição teleológica, mesmo que elas tenham como foco o próprio ser humano.

Uma controvérsia fecunda entre esses polos pode resultar em novas configurações teóricas face às quais, por um lado, o conhecimento científico-tecnológico reconheça o valor que a investigação teleológica da interação humana, objeto das humanidades, lhe agrega, e, por outro, as próprias interações humanas se remodelem levando em conta algumas das soluções dadas pelo desenvolvimento científico-tecnológico para os pungentes desafios colocados à humanidade por um mundo plural, moldado pelo conhecimento e carente por soluções abrangentes, mas respeitosas das singularidades individuais.

Os humanos são seres da natureza e da cultura, de sorte que caminhos (méthodos) ainda inexplorados estão se abrindo para entender e orientar as interações dos grupos humanos na confluência daqueles dois grandes domínios.

A Escola de Humanidades Unisinos está comprometida com pensar e investigar o ser humano nas várias dimensões de sua totalidade, e também a formar pessoas que irão ensinar outras pessoas a conviver de maneira harmoniosa nos pontos de encontro e desencontro da diversidade humana.

 

Conceito da Escola

Missão

Ser referência na pesquisa e formação em humanidades, mediante o diálogo com as ciências, a tecnologia e a arte. 

Visão para 2025

Excelência na formação acadêmica e  humana mediante a inovação e o diálogo inter e transdisciplinar.

Focos Estratégicos

  • Excelência na pesquisa em humanidades
  • Diálogo com as ciências, a tecnologia e a arte para inovar e melhor entender a sociedade e o ser humano
  • Excelência na formação de pesquisadores, de profissionais da área de humanidades e de docentes de todos os níveis de ensino<


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades