No quadriênio de 2006-2009 a Unisinos começou a se interrogar sobre o que mais fomentaria a excelência acadêmica além da qualidade operacional frente a si mesma e frente às instâncias avaliadoras do MEC e da CAPES. Nasce assim, a ideia de Escola, que constitui “uma inovação para responder às nova exigências de transversalidade, na superação das liimtações da segmentação da estrutura acadêmica antiga, de departamentos e centros” (Memória UNISNOS-2006-2015). Engloba linhas homólogas de conhecimento, constituindo, os diferentes cursos em nível de graduação, educação continuada, pós-graduação stricto sensu, além das parcerias institucionais e internacionais.

Em 2009, a ideia de Escola é apresentada pela primeira vez à comunidade acadêmica e, em 2013, se constitui a Escola de Gestão e Negócios. “A Escola de Gestão e Negócios busca promover excelência em gestão e negócios para o desenvolvimento social e econômico no contexto local e internacional por meio da formação de pessoas, da pesquisa e de projetos aplicados” (Missão da Escola de Gestão e Negócios). Além disso, tem como visão para 2025 “ser uma Escola de referência internacional em gestão e negócios para o desenvolvimento social e econômico por meio da formação de pessoas e de projetos inovadores”.

Inspirados pela missão da Unisinos, buscamos promover a formação integral da pessoa humana, tendo como base o aprendizado contínuo, a atuação solidária, criativa e inovadora. Portanto, o perfil dos profissionais formados pela Escola de Gestão e Negócios remetem à liderança, ao empreendedorismo, à inovação, à consciência social e ambiental, independentemente do campo de atuação (seja em empresas de diferentes portes, natureza ou mesmo no negócio próprio).

Para isso perseguimos a inflexão tecnológica e a internacionalização, oportunizando aos nossos alunos experiências diferenciadas em múltiplos contextos, sempre aproximando o conhecimento das práticas organizacionais. Nossas ações são inspiradas nos valores jesuítas e na concepção do ser humano integral, por acreditarmos que a construção de um mundo melhor depende de cada um de nós (de uma boa formação). Portanto, a excelência acadêmica é um traço da nossa cultura que transparece em cada curso da Escola, seja ele em nível de graduação, pós-graduação ou educação continuada.

Claudia Cristina Bitencourt
Decana

 

Conheça a estrututa da Escola

Estrutura

 

 

Conselho da Escola de Gestão e Negócios

  • Dr. Alsones Balestrin – Pró Reitor Acadêmico da Unisinos
  • Dr. Luis Felipe Vallandro - Pró-Reitor de Administração da Unisinos
  • Dr. Dorotea Frank Kersch – Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos
  • Dr. Gustavo Borba - Diretor de Graduação da Unisinos
  • Dr. Claudia Cristina Bitencourt – Decana da Escolha de Gestão e Negócios da Unisinos

 

 

 

Estrutura

 

 

 

Relações com o Mercado

Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Social (NEIS)

O núcleo iniciou suas atividades em 2014. Busca promover empreendedorismo, inovação em gestão social para o desenvolvimento sustentável no contexto local por meio da formação de pessoas, pesquisa, assessoria e projetos aplicados.

 

Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI)

É uma iniciativa que visa o fomento pró-empreendedorismo, ao consolidar práticas e experiências oriundas do Eixo de Empreendedorismo e Inovação da Graduação; institucionalizar tais práticas em todos os níveis da Universidade; atingir e sensibilizar a comunidade para empreender e inovar; e contribuir para o desenvolvimento regional.

 

Agência de Gestão, Inovação e Resultados (AGIR))

A Empresa Jr. é um espaço de construção e aplicação do conhecimento onde os acadêmicos, com apoio dos professores, desenvolvem projetos de consultoria para micro e pequenas empresas, nas áreas da gestão, contabilidade e economia.

 

Laboratório de Ensino e Experimentação (LEEX)

O Laboratório de Ensino e Experimentação (LEEX) busca dinamizar aulas e integrar estudantes em torno de atividades interdisciplinares que envolvem a Escola Politécnica, de Gestão e Negócios, de Saúde e da Indústria Criativa.

 

Parcerias dos Cursos de Economia e Ciências Contábeis:

O curso superior de Ciências Contábeis apresenta:
- Termo de cooperação com a Receita Federal do Brasil (RFB), que possibilitou a efetivação do Núcleo de Assessoramento Contábil e Fiscal (NAF). O NAF tem como objetivo apoiar pessoas da comunidade, pequenas empresas ou organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, com orientações de cunho contábil, fiscal, financeiro e econômico.
- Parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS), cujo objetivo é propiciar meios para a constante atualização e a renovação dos conhecimentos dos profissionais da contabilidade, dos professores e dos estudantes de Ciências Contábeis.

 

 

Instituto de Pesquisa de Mercado

O Instituto de Pesquisa de Mercado responde a demandas de organizações que exigem desenvolvimento de conhecimento especializado com metodologias científicas que forneçam maiores níveis de confiabilidade em pesquisas.
Para tanto, o IPM Unisinos dispõe de uma equipe de pesquisadores e profissionais altamente qualificados, com sólida formação acadêmica e extensa experiência empresarial.
O instituto tem foco na estratégia, agilidade e customização. Cada cliente recebe tratamento exclusivo, visando a um produto de pesquisa prático e compreensível, que efetivamente ilumine o processo decisório organizacional. Além disso, o IPM é um instituto da Unisinos, com acesso a clientes e mercados, o que possibilita credibilidade de resultados.

Veja mais informações.

 

 

 

 

Egressos

A Escola de Gestão e Negócios da Unisinos mantém um vínculo forte com seus alunos egressos dos programas acadêmicos. Essa conexão faz com que muitos retornem para a Universidade. Além disso, as experiências aqui, ficam para toda a vida. Veja alguns depoimentos de nossos alunos.

Conheça o Projeto Egressos da Unisinos


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades