Carlo Franzato Decano

"A Escola da Indústria Criativa é o espaço da Unisinos para a pesquisa, a prática e a crítica dos processos da criatividade e da produção cultural. Conecta diversas competências da universidade nas áreas da Comunicação, da Linguagem e do Design, ou seja, nas áreas em que se concentram as infinitas possibilidades de expressão da cultura e de sua fruição.

Esse enredo de abordagens metodológicas e vertentes tecnológicas propicia a transdisciplinaridade. Assim, a Escola pode oferecer a seus professores e alunos a liberdade de escolher entre múltiplos caminhos para a produção de conhecimento, o desenvolvimento tecnológico e a inovação. E também pode oferecer-lhes diversas oportunidades de compartilhamento e colaboração, em sintonia com o contexto sociotécnico atual.

A diversidade é uma característica necessária para uma Escola que trabalha questões ligadas à cultura. Especialmente no Brasil contemporâneo, a aceitação da diferença, a compreensão da pluralidade e até a procura da divergência são necessárias para uma evolução harmônica da sociedade. Assim como o resguardo das identidades e das autonomias é necessário nos fluxos de comunicação e nas dinâmicas de circulação de bens e pessoas que caracterizam a globalização.

Nesse cenário se desenvolvem ecossistemas criativos complexos, altamente dinâmicos e em expansão contínua, dos quais a Escola participa dialogando e colaborando com as diversas organizações voltadas à criação e ao projeto, à elaboração de artefatos culturais e à valorização da cultura, à comunicação e às novas tecnologias da informação.

A Escola da Indústria Criativa da Unisinos, única no País, se torna um laboratório privilegiado para a formação de profissionais capazes de atuar com criatividade e espírito empreendedor nos processos da sociedade em rede e da economia do conhecimento."
 

 

Foco de atuação


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades