“Queremos promover a inovação na pesquisa e nas práticas relacionadas à indústria criativa, de maneira que possamos formar pessoas, pesquisar e fazer projetos aplicados, sempre pensando na excelência acadêmica.”
Ana Maria Guimarães, decana

Na busca da inflexão tecnológica e da internacionalização, a Unisinos, com a criação das Escolas, está buscando uma identidade institucional de conhecimento. Dentro do planejamento estratégico da Unisinos, as escolas têm um papel extremamente importante, que é a reunião, dentro da mesma orientação, dos diferentes cursos que compreendem as seis áreas da universidade.

Com a criação da Escola de Indústria Criativa, a universidade visa o desenvolvimento de um conceito que aproxima as áreas do conhecimento. Com isso, se torna possível uma visão mais contemporânea, ou seja, a promoção da inovação na pesquisa e nas práticas. Os campos do conhecimento conversam cada vez mais. É impossível que hoje um profissional consiga permanecer no mercado de trabalho sem conhecer, pelo menos, um pouco de outras áreas. Nesse contexto se inserem, também, as profissões que fazem parte da indústria criativa, no caso da Unisinos os cursos da Comunicação, Linguagem e Design. Todos têm em comum o fato de trabalharem com questões de cultura, tecnologia e inovação, e sempre permeados pela criatividade e diversidade.

Assim, por exemplo, um estudante de Jornalismo pode realizar algum tipo de inserção numa disciplina de Realização Audiovisual, o que possibilitará que o futuro jornalista tenha uma visão macro do meio em que está inserido. Consequentemente, a qualificação do aluno será melhor e as possibilidades de colocação no mercado também aumentarão.

 

Conceito da Escola

O conceito da Escola da Indústria Criativa foi uma das primeiras ações desenvolvidas pela Escola, como parte de seu Programa Estratégico: Construção de Identidade e Imagem. O Projeto Escola: o desafio da conceituação foi desenvolvido sob a coordenação da Professora Ione Bentz, com a colaboração da Decana e do Professor João Ladeira.

» Conheça o projeto e entenda a proposta de nossa Escola.

 


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades