Aqui você pode esclarecer suas dúvidas sobre o Enade.

Você também pode procurar o Atendimento Unisinos ou o Coordenador do seu curso para obter informações.

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é um dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) para avaliar o desempenho dos graduandos em relação às competências previstas nas diretrizes curriculares.
Sim, o exame é um componente curricular obrigatório da graduação. A situação regular, de participação ou não, é registrada no histórico escolar do estudante, na forma estabelecida no regulamento do processo. Se o aluno é convocado e não faz a prova, ele não poderá se formar até a regularização da situação, que só ocorre no ano seguinte à realização do exame.
Devem realizar o ENADE os alunos concluintes dos cursos relacionados pelo MEC.
Você pode encontrar a lista de cursos que serão avaliados no ENADE 2019 aqui.

Para os cursos de Bacharelado: São os alunos de cursos de graduação de bacharelado que tiverem concluído 80% ou mais da carga horária mínima do currículo até o término das inscrições, assim como aqueles que tenham expectativa de conclusão até julho de 2020.
Para os cursos Tecnológicos: são considerados concluintes os estudantes de cursos de graduação tecnológica que tiverem concluído 75% ou mais da carga horária mínima do currículo, ou aqueles com expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2019.
O aluno que concluir todas as atividades previstas no currículo até 31 de agosto, mas que, por qualquer motivo, não tiver colado grau até esta data, também deverá ser inscrito e realizar o ENADE.

Se você atende aos requisitos ou tem intenção de se formar até julho de 2020 (data referente à cursos bacharelados) ou dezembro de 2019 (data referente à cursos tecnológicos), você deve solicitar a inscrição para o ENADE 2019 junto ao Atendimento Unisinos até o dia 24 de agosto.

Não. Os estudantes que tenham ingressado no curso no ano de 2019 estão dispensados de fazer a prova.

Em 2019 o Enade avaliará os estudantes dos seguintes cursos:

– Arquitetura e Urbanismo;
– Biomedicina;
– Educação Física;
– Enfermagem;
– Engenharia Ambiental;
– Engenharia Civil;
– Engenharia da Computação;
– Engenharia de Alimentos;
– Engenharia de Controle e Automação;
– Engenharia de Produção Mecânica;
– Engenharia de Produção;
– Engenharia Elétrica;
– Engenharia Mecânica;
– Engenharia Química;
– Farmácia;
– Fisioterapia;
– Gestão Ambiental;
– Nutrição.

Sim. Os alunos que fizeram ENADE como ingressante e estão dentro dos parâmetros estabelecidos para estudantes concluintes em 2019, deverão realizar o ENADE.

Sim. Como o exame de cada curso é trienal, alguns alunos podem não ser convocados por colarem grau antes do final das inscrições do ano em que será realizado o ENADE de seu curso. Nesses casos o aluno é considerado dispensado.

Sim. Conforme determinação do MEC, se o aluno está dentro dos parâmetros estabelecidos para alunos concluintes, mesmo com a matrícula trancada deverá ser inscrito no ENADE 2019, e realizar a prova para evitar situação de irregularidade caso venha reativar sua matrícula no curso.

O estudante selecionado que, na data da prova, estiver fora do município de funcionamento do próprio curso, apenas por motivo por realização de atividade curricular obrigatória, poderá realizar o ENADE 2019 no mesmo município onde está realizando a respectiva atividade curricular, desde que esteja prevista aplicação de prova naquele município. Para tanto, deve encaminhar a solicitação, no Atendimento Unisinos, até o dia 28/8, impreterivelmente.

Após preencher o Questionário do Estudante, o aluno será informado do local onde serão aplicadas as provas, exclusivamente através da página inep.gov.br. Para que não haja imprevistos, é importante que o aluno conheça com antecedência o local da prova, que deverá ser em uma escola do município de funcionamento do curso.
Sim. Por determinação do MEC o preenchimento do Questionário do Estudante é obrigatório. Só após o preenchimento do aluno conhecerá o local onde deverá realizar a prova e poderá imprimir o Cartão de Informação do Estudante. O aluno que não responder o questionário ficará irregular no INEP.

Os alunos que concluírem o curso e não colarem grau até 31 agosto de 2019 serão inscritos e deverão realizar a prova do ENADE 2019.

A inscrição é feita com o CPF e o MEC retira os nomes do registro na Receita Federal. Se o nome não foi atualizado na Receita, o aluno deverá levar no dia da prova a carteira de identidade (ou documento oficial com foto) e o documento oficial que comprova a mudança de nome.

Ficam dispensados de realizar a prova em 2019 os estudantes que se enquadram em uma das seguintes condições:
• que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2019;
• estiverem, na data da prova, oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, em instituição conveniada com a Unisinos.
• ingressantes dos cursos avaliados pelo Enade 2019;
• ingressantes e concluintes inscritos em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores.

A participação será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova. O estudante que deixar o local de prova antes de 1 (uma) hora do início de sua realização não poderá assinar a lista de presença e será considerado “ausente”, respondendo pelas mesmas consequências daquele que não compareceu ao exame; ou seja, ficará em situação irregular junto ao Enade 2019. A lista de presença poderá ser disponibilizada aos estudantes somente após 1 (uma) hora do início da prova.

Fique Sabendo

Prepare-se para a prova

Estude para a prova com os materiais disponibilizados pela coordenação do seu curso no Moodle.Para acessar o ambiente do seu curso, siga o passo a passo:- clique na comunidade do seu curso;- faça login no Office365;- [...]