Curso de Extensão em Perfis de Aço Formado a Frio - Parte I: Dimensionamento conforme NBR 14762:2010

Apresentação

Os perfis formados a frio (PFF) têm uma aplicação muito variada, sendo utilizados em edifícios, como parte de equipamentos industriais, na indústria automóvel e aeronáutica, mas é como elemento estrutural em edifícios, que são mais conhecidos e utilizados. Desta forma, para o seu correto dimensionamento como elemento estrutural, é essencial ter em conta os requisitos e especificações presentes na norma ABNT NBR 14762:2010, que estabelece as regras e princípios de utilização dos PFF. Tendo em consideração a complexidade das análises e verificações a efetuar, e a necessidade de respostas rápidas e céleres exigidas pelo mercado atual, a divulgação do conhecimento sobre a aplicação dos PFF para a comunidade técnica-científica assume um papel importante para o incremento do uso deste tipo de elemento estrutural como alternativa viável e sustentável à construção tradicional. Devido ao fato de os PFF serem fabricados a partir de chapas finas de aço, as geometrias possíveis podem ser muito variadas, permitindo uma otimização da geometria da seção adequada ao seu fim, como as seções os painéis aitoportantes. Existe uma grande variedade de perfis, muitos deles utilizados em sistemas estruturais, especialmente em galpões industriais ou no sistema estrutural LSF (Light Steel Framing) que utiliza usa este tipo de elemento como estrutura resistente. A norma brasileira ABNT NBR 14762:2010 define regras de segurança específicas para as estruturas com este tipo de perfis, porém esta norma é de difícil aplicação devido à quantidade e complexidade dos cálculos envolvidos, havendo uma dificuldade adicional porque é necessário calcular todo um conjunto de propriedades mecânicas, dependentes da geometria do perfil, para se conseguir aplicar a norma. Julga-se que a subutilização dos PFF na construção civil, em especial nas construções de pequeno porte, dá-se em larga medida pelo desconhecimento dos técnicos do setor (engenheiros, arquitetos) deste elemento com grande potencialidade de solução estrutural.

Objetivos

O módulo de formação propõe-se a fornecer a informação técnica sobre a regulamentação dos projetos de estruturas de aço formado a frio, promovendo a integração do conhecimento teórico e prático, por meio do estudo das especificações ABNT NBR 14762:2010 com resolução de exercícios aplicados aos exemplos relevantes, complementados pela realização de um projeto de dimensionamento de uma estrutura em PFF a elaborar pelo formando. No final do módulo, os participantes deverão estar aptos a: Compreender os princípios e métodos de projeto de estruturas metálicas; Conhecer as principais disposições das regulamentações de estruturas de aço formado a frio; Verificar a segurança de elementos de barra de aço (viga, coluna, coluna-viga); Dimensionar elementos estruturais (treliças, pórticos).

Período

09/08/2019 a 10/08/2019

Carga Horária

16 horas

Dias de Aula

Sexta-feira, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30
Sábado, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

Local

Unisinos Porto Alegre - Sala a definir.
Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 - Boa Vista

Público de interesse

Engenheiros Civis, Engenheiros Mecânicos e alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica.

Pré-requisitos

Se aluno de graduação, deverá ter cursado as disciplinas de análise estrutural e resistência dos materiais.

Certificado

Será fornecido certificado digital a todos que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Os certificados estarão disponíveis em até 20 dias úteis, após a última aula dada, no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados. Caso você não possua login para acesso ao portal, cadastre-se através da opção "Criar login".

Promoção

Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação
itt Performance

Apoio

Universidade do Vale do Rio dos Sinos


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades