Apresentação

Pandemia e limites do capitalismo: Debates filosóficos sobre a situação atual e o "novo normal" pós-Covid-19 As capacidades produtivas, as riquezas materiais e os recursos científicos e técnicos disponíveis atualmente permitiriam, quando não a erradicação de pandemias virais, ao menos o controle e a mitigação de seus efeitos. Entretanto, uma tentativa de resposta coletiva e coordenada aos problemas colocados pela Covid-19 esbarra em uma organização econômica e social cujo fim é o lucro, acima da consideração pela vida e pela saúde humanas. Contando com a participação de colegas filósofos e economistas, os debates organizados pelo GT Marx (ANPOF), apoiados pelo PPG de Filosofia UNISINOS e pelo PROF-Filo/UFMS, buscarão abordar essas contradições. Algumas das questões a serem tratadas durante os encontros: - em que medida a forma de organização econômica e social característica do capitalismo, acompanhada por fenômenos como globalização, desmatamento, concentração populacional nas cidades, desigualdades sociais, torna propício o surgimento - ou é responsável pelo agravamento - dos efeitos de doenças virais como a Covid-19? - em que medida as rivalidades derivadas das formas de organização econômicas, jurídicas e políticas da propriedade privada dos meios de produção e dos Estados nacionais apresenta um impasse para a resolução de problemas que exigem uma resposta de escala global e coletiva? - em que medida uma organização econômica pautada pela obtenção de lucro e acumulação de capital fracassa na satisfação de necessidades humanas elementares como de subsistência ou de acesso à saúde?

Objetivos

- Promover o debate entre estudantes, pesquisadores e público geral sobre a situação pandêmica e o "novo normal" pós-Covid-19, indagando-se acerca da relação entre o capitalismo e o surgimento ou agravamento das contradições econômicas e sociais atuais.

Período

07/10/2020 a 10/12/2020

Carga Horária

9 horas

Dias de Aula

Das 19h30 às 22h30

Conheça o Moodle: ambiente de aprendizagem virtual da Unisinos

Público de interesse

Público Geral

Certificado

Para todos os participantes

Promoção

Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNISINOS
Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-Filo/UFMS)
GT "Marx e a Tradição Dialética" (Anpof)

Apoio

Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UNISINOS Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-Filo/UFMS) GT "Marx e a Tradição Dialética" (Anpof) Grupo de pesquisa Filosofia Política, Normatividade e Dialética Grupo de Pesquisa Marx e a Filosofia Política


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades