Curso de Extensão em Arquétipos, Comportamento e Consumo: Psicologia, Marketing, Design e Comunic. Estratégica de Marcas

Apresentação

O curso de extensão Arquétipos, Comportamento e Consumo: Psicologia, Marketing, Design e Comunicação Estratégica de Marcas pretende demonstrar pesquisas com arquétipos; como construir comunicação de marcas e produtos eficazmente, atingindo o inconsciente coletivo do público-alvo e como transformar produtos e marcas em meios simbólicos de expressão de identidades. Toda grande marca, a exemplo de Nike, Natura, Dolce & Gabanna, Apple, Starbucks, Peugeot, etc, possui arquétipos em seus produtos, design, marketing e comunicação. Marcas que têm consciência de seu arquétipo dominante detêm maior capacidade de criar significados que ultrapassem a barreira da razão atingindo o nível instintivo e inconsciente dos consumidores - além de conquistar o imaginário social. O arquétipo atua como princípio organizador de marcas e produtos, oferecendo inspiração, estrutura, coerência e significado para seus consumidores e clientes, para a cultura e para a sociedade.

Objetivos

Demonstrar como percebemos o mundo e interpretamos a realidade, por meio de códigos culturais imersos no imaginário social, e como tal imaginário define estereótipos e modelos universais de comportamento. Analisar como funciona o sistema de consumo que, orquestrado pelos anúncios publicitários das marcas, classifica e atribui significados coletivos a objetos e produtos. Demonstrar como mercadorias são utilizadas por indivíduos como formas simbólicas de expressar identidades e estilos de vida, criar distinção e pertencimento, constituir o self e evocar sentimentos e emoções. Explicar como marcas são símbolos que utilizamos para transmitir e comunicar aos outros, e a si próprio, os significados que ali foram conferidos, coletivamente, por meio da publicidade e design. Verificar como anúncios publicitários e mercadorias, com base nos arquétipos, instauram a significação dos produtos, serviços e objetos no inconsciente coletivo e confeccionam as mensagens simbólicas que eles carregam à sociedade e à cultura. Apresentar definições de arquétipos e os principais mitos contemporâneos a fim de aplicá-los em atuais metodologias de pesquisa de mercado com o intuito de definir a identidade arquetípica de uma marca ou produto.

Período

24/01/2018 a 27/01/2018

Carga Horária

20 horas

Dias de Aula

Quarta, quinta, sexta-feira, das 18h30 às 22h30 e sábado das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

Local

Unisinos Porto Alegre - Sala a definir
Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640, Bairro Boa Vista

Público de interesse

Acadêmicos, empresários e profissionais de administração, marketing, moda, comunicação, publicidade, branding, designers, entre outros. Qualquer pessoa que tenha interesse na relação entre psicologia, inconsciente coletivo, antropologia, arquétipos, consumo, propagandas, marcas, produtos, identidade, culturas, tendências...

Certificado

Será fornecido certificado digital a todos que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Os certificados estarão disponíveis em até 15 dias úteis, após a última aula dada, no portal http://www.minha.unisinos.br, acessando o menu Certificados. Caso você não possua login para acesso ao portal, cadastre-se através da opção "Criar login".

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Unidade Acadêmica de Graduação
Coordenação de Cursos de Extensão


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