Formalizar o estágio

Para formalizar o estágio não obrigatório, precisa ficar atento nas etapas abaixo:

1ª Etapa: A Empresa/Profissional Liberal/Agente de Integração precisa firmar convênio com o Unisinos Carreiras.
2ª Etapa: Após o convênio firmado e aprovado pelo Unisinos Carreiras, a Empresa/Profissional Liberal/Agente de Integração precisa cadastrar a solicitação de estágio no portal do Unisinos Carreiras.
3ª Etapa: Após a solicitação de estágio aprovada pelo Unisinos Carreiras e pelo Professor Orientador, o aluno precisa trazer o Termo de Compromisso para ser assinado na Unisinos.

 

Orientações para iniciar o estágio

Para solicitar o estágio: A solicitação do estágio deverá ser cadastrada no portal do Unisinos Carreiras, no mínimo, 7 dias antes da data de início do estágio. Mas pode cadastrar com mais prazo, 10, 12, 15 dias antes da data de início. O sistema não permitirá cadastrar solicitação com data de início inferior a 7 dias.

 

Prazo para aprovação da solicitação: A solicitação do estágio será analisada pelo Unisinos Carreiras e pelo Professor Orientador de Estágio, no prazo de até 5 dias úteis.

 

Solicitação recusada: Se a solicitação não for aprovada pelo Unisinos Carreiras ou pelo Professor Orientador, será enviado um e-mail com o motivo da recusa. A solicitação deverá ser revisada e reenviada no mesmo dia para manter a data inicial. Caso contrário, a data precisa ser corrigida conforme o sistema e no Termo de Compromisso de Estágio.

 

Solicitação aprovada: O solicitante será notificado por e-mail quando a solicitação de estágio for aprovada.

 

Status do contrato de estágio no portal: após a aprovação da solicitação, a situação do contrato de estágio estará “Aguardando assinatura”. Neste momento o Termo de Compromisso de Estágio - TCE pode ser assinado pela Instituição de Ensino.

 

Prazo para trazer o TCE no Atendimento Unisinos: após a notificação por e-mail, o aluno tem o prazo de 7 dias para trazer o TCE para ser assinado pela Instituição de Ensino. O TCE deverá estar assinado por todas as partes, faltando somente a assinatura da Instituição de Ensino. Caso o aluno não traga o TCE no prazo estabelecido, o contrato de estágio será automaticamente cancelado, assim o solicitante deverá cadastrar uma nova solicitação de estágio com data atual.

 

Assinatura do TCE: o aluno somente poderá trazer o TCE para ser assinado no Atendimento Unisinos, quando o contrato estiver com a situação “Aguardando assinatura”. O TCE somente será assinado se as informações constantes no documento forem idênticas ao cadastro aprovado no portal.

 

Atendimento Unisinos: o TCE é assinado no momento do atendimento e devolvidas as vias ao aluno, que fica responsável pela entrega às partes envolvidas.

 

TCE assinado: após a assinatura da Instituição de Ensino, o estágio estará devidamente formalizado, e o aluno poderá iniciar as suas atividades no estágio. Após a assinatura da Instituição de Ensino no TCE, a situação do contrato é alterada para “ATIVO” no portal. Todo o processo poderá ser acompanhado pelo solicitante no portal.

 

Destacamos que, para a realização do estágio não obrigatório o aluno deve estar com a matrícula ativa no curso em que irá realizar o estágio e frequência regular.

 

 

Saiba como cadastrar a solicitação de início de estágio

 

 

Orientações para renovar o estágio

Avaliação do estágio:

 

A avaliação do estágio é obrigatória a cada seis meses, conforme previsto na Lei 11.788/2008 (inciso IV do artigo 7º) e quando ocorre a renovação do estágio.

 

Para realizar a avaliação, o aluno e supervisor são notificados por e-mail com as orientações sobre a avaliação. O sistema dispara o e-mail 30 dias antes da finalização do estágio.

 

O Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio é emitido pelo Unisinos Carreiras após as avaliações realizadas pelo aluno, supervisor local e professor orientador.

 

O Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio é disponibilizado no portal do Unisinos Carreiras para o aluno imprimir. O documento deverá ser assinado pelo aluno, assinado pelo supervisor local e carimbo do supervisor ou da Parte Concedente.

 

Cadastro da solicitação de renovação:

 

Solicitação de renovação do estágio: recomenda-se ser cadastrada no portal do Unisinos Carreiras, no mínimo 15 dias antes da data de início do estágio. O sistema não permitirá cadastrar solicitação com data de início inferior a 7 dias.

 

Para renovar o estágio é obrigatório fazer a avaliação, referente ao período realizado, portanto pedimos que a solicitação de renovação seja cadastrada com mais antecedência, para não atrasar o processo da renovação.

 

Prazo para aprovação da solicitação: a solicitação do estágio será analisada pelo Unisinos Carreiras e pelo Professor Orientador de Estágio, no prazo de até 5 dias úteis. Para renovar o estágio é preciso que as avaliações sejam realizadas pelo supervisor local, pelo aluno e pelo professor orientador, por isso, o prazo para aprovação da solicitação de renovação, pode variar, porque dependerá das avaliações realizadas.

 

Solicitação recusada: se a solicitação não for aprovada pelo Unisinos Carreiras ou pelo Professor Orientador, será enviado um e-mail com o motivo da recusa. A solicitação deverá ser revisada e enviada novamente para análise. Geralmente a solicitação de renovação é recusada, visto que a avaliação não foi realizada pelo supervisor local ou pelo aluno, neste caso solicitamos que entrem em contato com o supervisor e/ou aluno, para que o processo de renovação não passe do prazo.

 

Solicitação aprovada: o solicitante será notificado por e-mail quando a solicitação de estágio for aprovada.

 

Status do contrato de estágio no portal: após a aprovação da solicitação, a situação do contrato de estágio estará “Aguardando assinatura”. Neste momento o Termo de Compromisso de Estágio e o Termo de Realização e Relatório de Atividades podem ser assinados pela Instituição de Ensino.

 

Termo de Realização e Relatório de Atividades: é emitido pelo Unisinos Carreiras após as avaliações realizadas pelo aluno, supervisor local e professor orientador. Disponibilizado no portal do Unisinos Carreiras para o aluno imprimir. O documento deverá ser assinado pelo aluno, assinado pelo supervisor local e carimbo do supervisor ou da Parte Concedente.

 

Prazo para trazer os documentos no Atendimento Unisinos: após notificação o aluno deve trazer os documentos para serem assinados, no Atendimento Unisinos, faltando somente a assinatura da Instituição de Ensino, no prazo de até 7 dias.

 

Assinatura dos documentos: o aluno somente poderá trazer os documentos para serem assinados pela Instituição de Ensino, quando o contrato estiver com a situação “Aguardando assinatura”. O TCE somente será assinado se as informações constantes no documento forem idênticas ao cadastro aprovado no portal.

 

Atendimento Unisinos: os documentos são assinados no momento do atendimento e as vias são devolvidas ao aluno, que fica responsável pela entrega às partes envolvidas.

 

TCE e Termo de Realização e Relatório de Atividades assinados: após a assinatura da Instituição de Ensino, a situação do contrato é alterada para “ATIVO” no portal. Todo o processo poderá ser acompanhado pelo solicitante no portal.

 

Destacamos que, para a realização do estágio não obrigatório o aluno deve estar com a matrícula ativa no curso em que irá realizar o estágio e frequência regular.

 

 

Saiba como cadastrar a solicitação de renovação de estágio

 

 

Orientações para alterar os dados do estágio

Durante o período do estágio pode ocorrer alguma alteração como: troca de setor, atividades, supervisor, valor da bolsa-auxílio, horário, carga-horária, etc. Neste caso, deve ser emitido um Termo Aditivo com a alteração do estágio.

 

Para solicitar a alteração: a solicitação de alteração deverá ser cadastrada no portal do Unisinos Carreiras, informar a data em que ocorreu a alteração e informar no campo correspondente a alteração.

 

Prazo para aprovação da solicitação: a solicitação do estágio será analisada pelo Unisinos Carreiras e pelo Professor Orientador de Estágio, no prazo de até 5 dias úteis.

 

Solicitação aprovada: o solicitante será notificado por e-mail quando a solicitação de estágio for aprovada.

 

Status do contrato de estágio no portal: após a aprovação, a situação do contrato de estágio estará “Aguardando assinatura”. Neste momento o Termo Aditivo pode ser assinado pela Instituição de Ensino.

 

Prazo para trazer o Termo Aditivo no Atendimento Unisinos: após a notificação por e-mail, o aluno tem o prazo de 7 dias para trazer o Termo Aditivo para ser assinado pela Instituição de Ensino. O documento deverá estar assinado por todas as partes, faltando somente a assinatura da Instituição de Ensino.

 

Assinatura do Termo Aditivo: o aluno somente poderá trazer o Termo Aditivo para ser assinado no Atendimento Unisinos, quando o contrato estiver com a situação “Aguardando assinatura”.

 

Atendimento Unisinos: o Termo Aditivo é assinado no momento do atendimento e devolvidas as vias ao aluno, que fica responsável pela entrega às partes envolvidas.

 

Termo Aditivo assinado: após a assinatura da Instituição de Ensino, a situação do contrato é alterada para “ATIVO” no portal. Todo o processo poderá ser acompanhado pelo solicitante no portal.

 

 

Saiba como cadastrar a solicitação de alteração de estágio

 

 

Orientações para rescindir o estágio

A rescisão ocorre quando o estágio é interrompido, e poderá ser requerida a qualquer momento durante a realização do estágio. A solicitação deverá ser cadastrada no portal do Unisinos Carreiras, assim que ocorrer a interrupção do estágio. Não será possível iniciar um novo estágio sem a formalização da rescisão.

 

Conforme previsto na Lei 11.788/2008 (inciso V do artigo 9º) por ocasião do desligamento do estagiário, entregar o termo de realização do estágio com indicação resumida das atividades desenvolvidas, dos períodos e da avaliação de desempenho.

 

Para rescindir o estágio, é obrigatório que o período realizado seja avaliado pelo supervisor local, aluno e professor orientador. Portanto, quando a rescisão é solicitada, o aluno e supervisor local são notificados por e-mail para fazerem a avaliação do estágio.

 

Após as avaliações realizadas pelo supervisor local, aluno e professor orientador, o Unisinos Carreiras emite o Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio e disponibiliza no portal do Unisinos Carreiras para a impressão.

 

O solicitante será notificado por e-mail para impressão dos documentos e coletar as assinaturas e carimbo.

 

O Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio deve ser assinado pelo aluno e carimbado e assinado pelo supervisor local do estágio.

 

Após a aprovação da solicitação de rescisão, o status do contrato de estágio no portal do Unisinos Carreiras estará como Rescindido.

 

O aluno deverá trazer o Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio no Atendimento Unisinos para ser assinado pela Instituição de Ensino. Os documentos deverão estar assinados por todas as partes, faltando somente a assinatura da Instituição de Ensino. Os documentos serão assinados no momento do atendimento e as vias devolvidas ao aluno, que fica responsável pela entrega das vias às partes envolvidas.

 

Destacamos que não será possível iniciar um novo estágio sem a formalização da rescisão.

 

 

Saiba como cadastrar a solicitação de rescisão de estágio

 

 

Orientações para a finalização do estágio

Avaliação do estágio:

 

A avaliação do estágio é obrigatória a cada seis meses, conforme previsto na Lei 11.788/2008 (inciso IV do artigo 7º) e quando ocorre a finalização do estágio.

 

Finalização do estágio: antes do término do estágio, o Unisinos Carreiras dispara um e-mail automático informando sobre o vencimento do estágio, e também sobre as avaliações que devem ser realizadas pelo supervisor local e pelo aluno. Nesse momento, se o estágio não for renovado e sim finalizado, é obrigatório o preenchimento das avaliações para finalizar o estágio.

 

Acompanhamento do estágio (avaliações): o supervisor local, o aluno e o professor orientador precisam realizar a avaliação do estágio, para que o Unisinos Carreiras possa emitir o Termo de Realização e Relatório de Atividades.

 

Prazo para a emissão do Termo de Realização e Relatório de Atividades: o prazo para a emissão do Termo de Realização e Relatório de Atividades, pode variar, porque dependerá das avaliações realizadas.

 

Impressão do Termo de Realização e Relatório de Atividades: após as avaliações realizadas o Unisinos Carreiras emitirá o Termo de Realização e Relatório de Atividades, e disponibilizará no portal para impressão.

 

Assinatura do Termo de Realização e Relatório de Atividades: o aluno deverá trazer o Termo de Realização e Relatório de Atividades no Atendimento Unisinos para ser assinado pela Instituição de Ensino. Deverá estar assinado por todas as partes, faltando somente a assinatura da Instituição de Ensino.

 

Atendimento Unisinos: os documentos são assinados no momento do atendimento e as vias são devolvidas ao aluno, que fica responsável pela entrega às partes envolvidas.

 

Destacamos que o aluno não poderá iniciar um novo estágio sem a finalização.

 

 

Saiba como finalizar o estágio