O que é?

O estágio obrigatório é uma atividade que compõe a grade curricular do seu curso de graduação. Essa atividade cumpre exigências específicas da sua graduação para ganho de experiência e conhecimento técnico-profissional e pedagógico da área em que gradua.
 
Antes de iniciar o seu estágio é necessário formalizá-lo junto ao Unisinos Carreiras. Para isso, escolha a modalidade do seu curso e cadastre a sua proposta de estágio obrigatório.
 
 

Perguntas frequentes

Se eu não tenho nenhum estágio em vista, posso me matricular na atividade acadêmica de estágio obrigatório?

Sim, pode. Você precisa verificar junto ao professor da atividade acadêmica ou na coordenação do seu curso quais são os locais indicados para a realização do estágio. Alguns cursos definem os locais e outros cursos não há restrições. É importante que você procure locais de seu interesse. No primeiro dia de aula o professor da atividade acadêmica de estágio dará as explicações necessárias e apresentará o vídeo que falará do processo da documentação que você deverá providenciar juntamente com o cadastro do seu estágio obrigatório junto ao site.

Posso iniciar meu estágio obrigatório antes do início do semestre letivo?

Não. Você deve esperar o início das aulas, pois você deve ter o acompanhamento do professor da atividade acadêmica de estágio.

O local que realizarei estágio solicita o número da apólice do seguro. Como procedo?

Esta carta de confirmação do seguro é emitida pelo Atendimento Unisinos, portanto, você pode dirigir-se ao Atendimento para solicitar a carta do seguro. O documento será emitido na hora. Você também pode registrar a sua solicitação através de um dos seguintes canais de atendimento:
E-mail: atendimento@unisinos.br
Telefone: (51) 3591-1122
Chamada de voz pelo Skype - Usuário: unisinos.atendimento.

Qual o prazo que tenho para cadastrar a proposta de estágio obrigatório no site do Unisinos Carreiras?

Você deve cadastrar ANTES de iniciar o seu estágio. Assim, a proposta de estágio será analisada pelo professor da atividade acadêmica de estágio e posteriormente o Unisinos Carreiras irá formalizar seu documento de estágio. Você não conseguirá cadastrar sua proposta de estágio obrigatório sem estar com a sua matrícula ativa na atividade acadêmica de estágio obrigatório.

Como formalizo meu estágio obrigatório?

Acesse o site Unisinos Carreiras , faça login (usando o login Minha Unisinos) e siga o passo a passo:

1. Clicar em Estágios Obrigatórios e faça a leitura das orientações;

2. No final da página, em Proposta de Estágio clicar em Cadastrar;

3.Selecionar o Curso, a Disciplina, Tipo de Estágio e Tipo de Termo.

4. No campo Concedente:
Para alunos de Licenciatura : Selecionar a opção "Sem CNPJ/CPF" se for realizar o estágio em escola estadual ou municipal OU selecionar a opção Jurídica se for realizar o estágio em escola particular;

Para alunos do curso de Bacharelado : desconsiderar a opção Sem CNPJ/CPF e selecionar Jurídica ou Física;

Se a empresa/profissional autônomo já estiver cadastrado no sistema, após digitar o CNPJ/CPF aparecerá o nome e você deve clicar em Confirmar.

Caso a empresa/profissional autônomo não esteja cadastrado no sistema, após digitar o CNPJ/CPF abrirá os campos para cadastrar os dados da empresa/profissional autônomo. Após o preenchimento clicar em Confirmar. 5. Preencher todos os campos do formulário para a aprovação do estágio obrigatório.

6. Clicar em Salvar e Enviar para Aprovação. O professor da atividade acadêmica de estágio irá receber a sua proposta de estágio para analisar. Se a sua proposta de estágio for recusada, você receberá um e-mail informando os ajustes que devem ser feitos para uma nova análise do professor da atividade acadêmica. Se a sua proposta de estágio for aprovada pelo professor da atividade acadêmica, o Unisinos Carreiras irá emitir o seu documento de estágio. O Unisinos Carreiras irá emitir o documento e disponibilizará no site para impressão e coleta das assinaturas.
 

Posso aproveitar o estágio não obrigatório que estou realizando para o estágio obrigatório?

O primeiro passo é consultar o professor da atividade acadêmica para verificar esta possibilidade. Se aprovada, você deverá cadastrar no site do Unisinos Carreiras a sua proposta de estágio selecionando a opção "Atualmente faço estágio não obrigatório e quero aproveitá-lo para o estágio obrigatório.

Assim, o Unisinos Carreiras fará um Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio: é o documento que altera o estágio não-obrigatório em andamento para estágio obrigatório.

Posso fazer o estágio obrigatório na empresa que já trabalho?

Você precisa inicialmente consultar o professor da atividade acadêmica de estágio para verificar esta possibilidade. Para alguns cursos isso é possível, de acordo com a proposta do estágio, porém, consulte o professor antes. Sendo possível, faça o cadastro da proposta de estágio no site e informe na opção Tipo de Termo: "Já tenho vínculo de trabalho na empresa que farei o meu estágio obrigatório".

Vou fazer estágio na empresa onde sou funcionário, e a empresa não assina a Declaração da Parte Concedente, como faço?

A empresa pode fazer uma Declaração própria, que contenha as informações do estágio obrigatório, como o período do estágio obrigatório, o nome do supervisor local, cargo, formação e as atividades que serão desenvolvidas. Pedimos que faça o cadastro da proposta de estágio da mesma forma, e traga no Atendimento Unisinos Carreiras o modelo de declaração fornecido pela empresa.

Qual o processo após o cadastro da minha proposta de estágio obrigatório no site do Unisinos Carreiras?

Após o cadastro da proposta de estágio, o professor irá analisar este cadastro aprovando ou recusando a sua proposta:

Se não for aprovada, você receberá um e-mail avisando os ajustes e correções que deverão ser feitos.

Se a sua proposta for aprovada, o Unisinos Carreiras fará a conferência necessária (questões legais e administrativas do estágio) e emitirá o documento* do estágio e você receberá um e-mail com as orientações para a impressão e assinaturas.

Você deverá trazer o documento* assinado, em duas vias, ao Atendimento Unisinos Carreiras. Estimamos de 7 a 10 dias para a conclusão deste processo.

*Documento:

- Termo de Compromisso de Estágio: não possui vínculo com a empresa que fará o estágio obrigatório;

- Termo Aditivo: quando você já faz o estágio não obrigatório na empresa e aproveitará este estágio para o estágio obrigatório;

- Declaração da Parte Concedente: quando você é funcionário de uma empresa e fará o estágio obrigatório nesta mesma empresa.

Qual o prazo para emissão e disponibilização do documento de estágio pelo Unisinos Carreiras, após o cadastro da proposta de estágio realizada pelo aluno?

Após a aprovação do professor da atividade acadêmica de estágio, o Unisinos Carreiras disponibilizará seu documento de estágio no prazo máximo de 10(dez) dias.

Como faço para rescindir o meu estágio obrigatório?

Em caso de interrupção durante o período previsto no Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório, o aluno deverá solicitar a rescisão do estágio. O aluno deve acessar o site, fazer login (usando o login e a senha da Minha Unisinos) e seguir o passo a passo:

1. Na Página do Candidato clicar em Estágios Obrigatórios.

2. No campo Contratos de Estágio deve clicar em cima do nome do local do estágio.

3. No final da página clicar no botão RESCINDIR.

4. O Unisinos Carreiras irá receber a solicitação de rescisão, irá emitir o Termo de Rescisão e disponibilizará no site para impressão e coleta de assinaturas.

5. Após a impressão e coleta das assinaturas, você deve trazer as duas vias ao Atendimento Unisinos Carreiras que serão assinadas e devolvidas. Você é responsável pela entrega de uma via para o local do estágio e a outra via fica com você.

Como faço para finalizar o meu estágio obrigatório?

Alguns dias antes do término do estágio obrigatório você deve preencher o Relatório Semestral/Final e Termo de Realização. É importante que você saiba que este documento só estará disponível para impressão, caso o documento inicial do estágio já tenha sido entregue no Atendimento Unisinos Carreiras.

Você deve acessar o site, fazer login (usando o login e senha da Minha Unisinos) e seguir o passo a passo:

1. Na Página do Candidato, clicar em Estágios Obrigatórios.

2. No campo Contratos de Estágio, clicar em cima do nome do local do estágio.

3. No final da página, no campo Acompanhamento, irá visualizar o seu Relatório Final. Nos casos dos cursos de Psicologia e Educação Física em que os estágios são de 1 ano ou 1 ano e meio, a cada semestre estará disponível o Relatório Semestral.

4. Imprimir em três vias o Relatório Final/Termo de Realização. Você e o supervisor local devem preencher a avaliação e assinar.

5. Após a impressão e coleta das assinaturas você deve levar para o professor da atividade acadêmica de estágio que irá assinar também o documento. O professor irá te devolver duas vias, pois você é responsável pela entrega de uma via para o supervisor local do estágio e a outra via é a sua.

Qual o prazo para o cadastro da proposta de estágio obrigatório no site do Unisinos Carreiras?

O prazo limite é até a 10ª semana de aula.

Posso pedir dispensa do estágio obrigatório, visto que sou aluna da Licenciatura?

Os alunos de cursos de Licenciatura que exercem atividade docente regular na educação básica poderão obter redução da carga horária de estágio curricular, desde que atendidas as condições e os procedimentos constantes na Instrução Normativa nº 19/2010.

A redução da carga horária de estágio curricular deverá ser solicitada junto ao Atendimento Unisinos, ficando o seu julgamento e autorização condicionados à comprovação, por parte do aluno, de:

I exercício de atividade docente regular de, pelo menos, dois anos letivos consecutivos, em unidade escolar ou espaço educacional devidamente regularizado junto a um dos sistemas de ensino, municipal, estadual ou federal;

II vínculo de trabalho, regular e vigente, contratual ou estatutário, junto aos órgãos do respectivo sistema de ensino ou à unidade escolar;

III nível da educação básica, infantil, fundamental ou médio, e, atividade ou disciplina em que a atividade docente regular é efetivamente exercida.

Parágrafo Único Atividades docentes exercidas sob a forma eventual de estágio curricular e extra-curricular ou de trabalho voluntário não são computadas como exercício de atividade docente regular.