O que é?

O estágio obrigatório é uma atividade que compõe a grade curricular do seu curso de graduação. Essa atividade cumpre exigências específicas da sua graduação para ganho de experiência e conhecimento técnico-profissional e pedagógico da área em que gradua.

 

Para realizar essa atividade, você precisa primeiro realizar a matrícula na referida atividade acadêmica de estágio. As atividades do estágio deve ocorrer durante o período letivo.

 

Antes de iniciar o seu estágio no local, é necessário formalizá-lo junto ao Unisinos Carreiras. O cadastro deve ser realizado no início do período letivo.

 

Para isso, escolha a modalidade do seu curso e cadastre a sua proposta de estágio obrigatório.

 
 

 

Importante você saber:

- O estágio obrigatório somente terá validade, após a formalização e entrega do contrato de estágio para a Instituição de Ensino assinar.

 

- O estágio não pode exceder DOIS ANOS na mesma Parte Concedente. Se o aluno já realizou dois anos de estágio não obrigatório na empresa que quer fazer o estágio obrigatório. Informamos que não será possível a realização desta modalidade.

 

- Se o aluno possui algum estágio vigente, deve verificar os horários, para não dar conflito entre os estágios.

 

- A jornada de atividades do estágio não pode ultrapassar 6 horas diárias e 30 horas semanais.

 

- Se o aluno já realiza estágio não obrigatório, e quer aproveitar o mesmo local para realizar o estágio obrigatório. Informamos que não poderá ultrapassar 6h diárias e 30h semanais, na mesma empresa.

 

- No período de avaliações, a carga horária do estágio poderá ser reduzida pelo menos à metade, segundo a lei do estágio, para garantir o bom desempenho do estudante.

 

- Neste semestre, ainda por conta da pandemia do Coronavírus, o Unisinos Carreiras estará recebendo por e-mail os contratos de estágios para serem assinados pela Instituição de Ensino. Mas se o local exigir a assinatura física da Instituição de Ensino, então, o aluno deve dirigir-se até o Atendimento Unisinos para coletar a assinatura.

 

- Ao término do estágio, o aluno deve acessar o portal do Unisinos Carreiras e baixar o Relatório Final/Semestral, as orientações constam na folha de rosto do documento, e entregar direto para o professor da disciplina. O relatório somente estará disponível para impressão, caso o contrato de estágio tenha sido entregue para assinatura da Instituição de Ensino no início do semestre.

 

Perguntas frequentes

Qual o primeiro passo para realizar o estágio obrigatório?

Primeiro, você precisa realizar a sua matrícula na disciplina de estágio.

Como faço para formalizar o estágio obrigatório?

1- Você precisa acessar o portal do Unisinos Carreiras e fazer o cadastro da sua proposta de estágio.
2- A sua proposta será analisada e aprovada pelo professor da disciplina.
3- Após, o Unisinos Carreiras emitirá o documento que formalizará o seu estágio.
4- Você será notificado por e-mail e, ao baixar o documento, deve ler as orientações que constam na folha de rosto.

Obs: Para auxílio no cadastro da proposta de estágio, você pode baixar o tutorial no site do Unisinos Carreiras. No menu lateral, acesse as orientações correspondentes ao seu curso.
O seu estágio somente estará devidamente formalizado a partir da entrega do Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório assinado por todas as partes, para o Unisinos Carreiras.

Posso iniciar meu estágio obrigatório antes do início do semestre letivo?

Não. Você deve aguardar o início do semestre letivo. No primeiro dia de aula, o professor da atividade acadêmica de estágio dará todas as orientações necessárias referente a formalização do estágio, e você terá a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas.

Posso me matricular em duas disciplinas de estágio obrigatório, no mesmo semestre?

Se o seu curso possui mais de um estágio obrigatório, primeiro, você precisa verificar com a coordenação de curso, se podes fazer dois estágios no mesmo semestre.
Se a coordenação autorizar, sim, pode realizar a matrícula nas duas disciplinas de estágio.
Porém, precisa estar atento nas seguintes situações:

*Se irá realizar os estágios no mesmo local: Não pode ultrapassar 6h diárias e 30h semanais no mesmo local.
Se a carga horária de ambos os estágios ultrapassar as 6h diárias, precisará cadastrar o estágio 1 num período e o estágio 2, em outro período. Ou seja, não poderá realizar os dois estágios no mesmo período.
*Se irá realizar o estágio em locais diferentes: Pode realizar até 6h diárias e 30h semanais em cada local. Pode cadastrar os dois estágios no mesmo período, porém precisa realizar em horários distintos, para não dar conflito de horário entre os estágios. .

O estágio obrigatório deve ser realizado no semestre letivo?

Sim, você precisa realizar o estágio obrigatório dentro do semestre letivo. Para alguns cursos (Ex.: Educação Física Bacharelado e Psicologia) o estágio ocorre em mais de um semestre.

Se eu não tenho nenhum estágio em vista, posso me matricular na atividade acadêmica de estágio obrigatório?

Sim, pode realizar a matrícula na disciplina de estágio.
Mas para facilitar a formalização do seu estágio sugerimos que, antes de realizar a sua matrícula, já tenha algumas opções de locais em vista.
Alguns cursos (geralmente área da saúde) definem os locais que os alunos podem realizar o estágio. Os outros cursos não costumam ter restrições. Nneste caso, é o próprio aluno quem deve providenciar o local que irá realizar o estágio. É importante que você procure locais de seu interesse que colaborem para o seu desenvolvimento na respectiva área de atuação.
No primeiro dia de aula, o professor da atividade acadêmica de estágio dará todas as orientações necessárias referente a formalização do estágio, e você terá a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas.

Até quando eu posso fazer o cadastro da proposta de estágio obrigatório no portal do Unisinos Carreiras?

É muito importante que você fique atento no prazo para fazer o cadastro da proposta de estágio!
Lembre-se que você precisa cumprir o total de horas de estágio, exigido pela atividade acadêmica.
Então, se você precisa realizar o seu estágio no período letivo, tens até a 10ª semana de aula para realizar o cadastro da proposta de estágio. Mas quanto antes fizer, melhor.
Até a 10ª semana de aula, o sistema permitirá fazer o cadastro da proposta de estágio com o período do semestre (Ex.: Agosto até Dezembro).
Após a 10ª semana de aula, o sistema somente permitirá cadastrar a proposta de estágio, com a data atual (dia do cadastro), não permitirá colocar a data do início do semestre ou data retroativa.

Qual o prazo para emissão e disponibilização do documento de estágio pelo Unisinos Carreiras, após a aprovação do professor?

Após a aprovação do professor da atividade acadêmica de estágio, o Unisinos Carreiras disponibilizará seu documento de estágio no prazo máximo de 10 dias.

Como faço para a Instituição de Ensino assinar o meu documento de estágio?

Em virtude da pandemia do novo CORONAVÍRUS (Covid-19), fique atento as orientações para assinatura do documento:

Em caso de assinatura física:
*se há urgência: você deve dirigir-se presencialmente ao Atendimento Unisinos (SL ou POA) com o documento impresso e todas as demais assinaturas, faltando somente a assinatura da Unisinos. O documento será assinado na hora e as vias devolvidas à você.
*se não há urgência: você pode enviar por e-mail o documento legivelmente digitalizado, com todas as demais assinaturas, faltando somente a assinatura da Unisinos. O retorno será em até uma semana.
ATENÇÃO: Se o local do estágio exigir a assinatura física da Instituição de Ensino, então, você deverá dirigir-se presencialmente até o Atendimento Unisinos (SL ou POA) para coletar a assinatura.

Quem é a pessoa responsável da empresa que deve assinar o meu Termo de Compromisso?

A pessoa que precisa assinar o seu Termo de Compromisso, deve ser aquela que tens plenos poderes pela empresa, ou seja, é aquela pessoa designada/responsável pela empresa. Pode ser o representante legal, o responsável do RH, o diretor ou o proprietário.

O meu supervisor local pode assinar o meu Termo de Compromisso?

Se ele tens plenos poderes para assinar pela empresa ou se é o responsável pela empresa, sim, ele pode assinar o TCE.

Meu estágio é em um Município, quem deve assinar o meu Termo de Compromisso?

Você precisa verificar com seu supervisor local, para que ele possas te indicar a pessoa responsável pelo Município para assinar o seu Termo de Compromisso. Geralmente os estágios realizados em Municípios, quem assina é o próprio Prefeito, ou o RH do Município, ou o Secretário.

Qual a carga horária máxima que posso realizar o estágio obrigatório?

Você pode realizar no máximo, 6h diárias e 30h semanais, num mesmo local.

Quantas horas eu preciso cumprir para concluir o estágio obrigatório?

Você deve verificar com o professor da disciplina, o total de horas que deves cumprir para concluir o estágio obrigatório. Também, você pode acessar o regulamento do seu curso no site do Unisinos Carreiras para verificar essa informação no menu lateral, deve acessar as orientações correspondentes ao seu curso.

Já realizei dois anos de estágio não obrigatório em uma empresa, posso realizar o estágio obrigatório nesta empresa?

Não poderá realizar o estágio obrigatório, pois já concluiu o tempo máximo permitido pela lei do estágio, que é de DOIS ANOS na mesma Parte Concedente (empresa/instituição). Neste caso, precisará procurar um outro local para realizar o seu estágio obrigatório.

Realizei dois anos de estágio não obrigatório em uma empresa, e fui efetivado como funcionário, posso realizar o estágio obrigatório nesta empresa?

Não poderá realizar o estágio obrigatório, pois já concluiu o tempo máximo permitido pela lei do estágio, que é de DOIS ANOS na mesma Parte Concedente (empresa/instituição). Neste caso, terá que realizar o seu estágio obrigatório em outra empresa.

Posso aproveitar o estágio não obrigatório que estou realizando para o estágio obrigatório?

Primeiro passo: Você precisa verificar com o local de estágio (empresa/instituição) se é possível a realização das duas modalidades de estágio simultâneas.
Deve aproveitar o mesmo horário para realizar as duas modalidades de estágio, pois não poderá ultrapassar 6h diárias e 30h semanais no mesmo local.

Segundo passo: Você precisa consultar o professor da atividade acadêmica, para que ele avalie se as atividades que realiza no estágio não obrigatório são pertinentes à disciplina de estágio obrigatório.

Terceiro passo: Você precisa cadastrar no site do Unisinos Carreiras a sua proposta de estágio selecionando a opção "Atualmente faço estágio não obrigatório e quero aproveitá-lo para o estágio obrigatório”.

Quarto passo: O Unisinos Carreiras emitirá o documento de estágio obrigatório, que deverá ser assinado por todas as partes (Aluno/Empresa/Unisinos) para a formalização do estágio obrigatório.

*Se o local não permitir a realização das duas modalidades de estágio simultâneas, você deverá optar por uma das modalidade no local.

Posso fazer o estágio obrigatório na empresa que já tenho vínculo de trabalho?

Primeiro passo: Você precisa verificar com a empresa se é possível a realização do estágio obrigatório no seu local de trabalho.
Lembre-se que você deverá desenvolver as atividades de estágio, de no máximo, 6h diárias e 30h semanais, dentro da sua carga horária de trabalho.
Se tratando de um estágio, é importante que a empresa esteja ciente que o estágio precisa ser formalizado, seguindo os requisitos da Lei do Estágio. Para isso, a empresa precisa assinar a Declaração da Parte Concedente, que é emitida pelo Unisinos Carreiras.
Segundo passo: Você precisa consultar o professor da atividade acadêmica, se as atividades que desenvolve no seu ambiente de trabalho estão de acordo com a proposta da disciplina de estágio obrigatório.

Terceiro passo: Você precisa cadastrar no site do Unisinos Carreiras a sua proposta de estágio selecionando a opção " Já tenho vínculo de trabalho na empresa que farei o meu estágio obrigatório”.

Quarto passo: O Unisinos Carreiras emitirá a Declaração da Parte Concedente, que deverá ser assinada pela Empresa e Instituição de Ensino – Unisinos, para a formalização do seu estágio obrigatório.

*Se você, o professor e a empresa estiverem de acordo com todos os critérios citados acima, você pode realizar o estágio obrigatório no local que já trabalha. Caso contrário, não será possível formalizar o estágio no seu local de trabalho.

Vou fazer estágio na empresa onde já tenho vínculo de trabalho, e a empresa não assina o modelo de Declaração da Parte Concedente da Unisinos, como faço?

Neste caso, a empresa pode emitir uma Declaração própria, porém precisa atender as questões legais impostas na Lei de Estágio. Para isso, a declaração deve conter as informações do estágio, segue exemplo abaixo:

“Declaramos, para os devidos fins, que o aluno XXXXXXX, é funcionário da Empresa XXXXXXX, CNPJ XXXXXXX e realizará o seu Estágio Curricular Obrigatório, no período de XXXXXXX até XXXXXXX.
As principais atividades a serem desenvolvidas são: XXXXXXX
Nome do Supervisor Local: XXXXXXX
Formação do Supervisor: XXXXXXX
Cargo do Supervisor: XXXXXXX
Assinatura da Empresa
Assinatura da Instituição de Ensino”

*Se a empresa não emitir uma declaração constando as informações citadas acima, não será possível formalizar o estágio no seu local de trabalho.

Realizo um estágio não obrigatório, posso realizar o estágio obrigatório em outro local?

Sim, você pode realizar o estágio obrigatório em outro local, porém precisa conciliar os horários para não dar conflito entre os dois estágios.

Como faço para solicitar o número da apólice do seguro obrigatório?

A carta do seguro é emitida pelo Atendimento Unisinos. Você deve se dirigir ao atendimento e solicitar a carta do seguro. Para estágios da área da saúde, o Unisinos Carreiras disponibiliza a carta do seguro juntamente com o Termo de Compromisso no portal do Unisinos Carreiras.

Como faço para rescindir o meu estágio obrigatório?

Se você interromper o estágio durante o período previsto no Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório, você deverá solicitar a rescisão no portal do Unisinos Carreiras:

1. Acessar o portal do Unisinos Carreiras e fazer o seu login de acesso.
2. No menu, clicar em Estágios Obrigatórios > Contratos de Estágio > Deve clicar em cima do nome do local do estágio.
3. No final da página, clicar no botão RESCINDIR > Informar o motivo e a data da rescisão.
4. O Unisinos Carreiras receberá a solicitação de rescisão, emitirá o Termo de Rescisão e disponibilizará no portal para impressão e coleta das assinaturas.
5. Após as assinaturas, você pode enviar o Termo de Rescisão por e-mail (carreiras@unisinos.br) para assinatura da Instituição de Ensino, ou trazer presencialmente no Atendimento Unisinos, DUAS vias do Termo de Rescisão para assinatura da Instituição de Ensino. O documento será assinado na hora e devolvido. Você é responsável pela entrega de uma via para o local do estágio e a outra via fica com você.

Como faço para finalizar o meu estágio obrigatório?

Verifique com o professor o prazo para a entrega do Relatório Final e Termo de Realização ou o Relatório Semestral do Estágio Obrigatório (para os cursos que possuem mais de um semestre).
Para finalizar o estágio obrigatório, você e o supervisor local precisam fazer a avaliação ao final do estágio, e por último o professor da disciplina.
Para baixar o relatório, siga as orientações:

1. Acessar o portal do Unisinos Carreiras e fazer o seu login de acesso.

2. No menu, clicar em Estágios Obrigatórios > Contratos de Estágio > Deve clicar em cima do nome do local do estágio.

3. No final da página, no campo Acompanhamento, visualizará o seu Relatório Final.
*Nos casos dos cursos de Psicologia e Educação Física em que os estágios são de 1 ano ou 1 ano e meio, a cada semestre estará disponível o Relatório Semestral.

4. Baixar o documento e ler as orientações que constam na folha de rosto.

5. Após o preenchimento do relatório, entregue para o professor da atividade acadêmica de estágio.

6. O professor é o responsável pela entrega dos relatórios finais para o Unisinos Carreiras.
 

Sou aluno do curso de Licenciatura, posso pedir dispensa do estágio obrigatório?

Sim, os alunos de cursos de Licenciatura que exercem atividade docente regular na educação básica poderão obter redução da carga horária de estágio curricular, desde que atendidas as condições e os procedimentos constantes na Instrução Normativa nº 19/2010. A redução da carga horária de estágio curricular deverá ser solicitada junto ao Atendimento Unisinos, ficando o seu julgamento e autorização condicionados à comprovação, por parte do aluno, de: I exercício de atividade docente regular de, pelo menos, dois anos letivos consecutivos, em unidade escolar ou espaço educacional devidamente regularizado junto a um dos sistemas de ensino, municipal, estadual ou federal; II vínculo de trabalho, regular e vigente, contratual ou estatutário, junto aos órgãos do respectivo sistema de ensino ou à unidade escolar; III nível da educação básica, infantil, fundamental ou médio, e, atividade ou disciplina em que a atividade docente regular é efetivamente exercida. Parágrafo Único Atividades docentes exercidas sob a forma eventual de estágio curricular e extra-curricular ou de trabalho voluntário não são computadas como exercício de atividade docente regular.

Já concluí a carga horária exigida pela disciplina de estágio, preciso rescindir meu contrato de estágio?

Não, você não precisa rescindir o seu contrato de estágio. Você somente precisa baixar o Relatório Final e preencher o período realizado e o total da carga horária cumprida. No relatório que você vai informar o período que realizou o estágio. No contrato de estágio permanecerá o período do semestre.

 

ico-profissional e pedagógico da área em que gradua.

 
Antes de iniciar o seu estágio é necessário formalizá-lo junto ao Unisinos Carreiras. Para isso, escolha a modalidade do seu curso e cadastre a sua proposta de estágio obrigatório.
 
 

Perguntas frequentes

Se eu não tenho nenhum estágio em vista, posso me matricular na atividade acadêmica de estágio obrigatório?

Sim, pode. Você precisa verificar junto ao professor da atividade acadêmica ou na coordenação do seu curso quais são os locais indicados para a realização do estágio. Alguns cursos definem os locais e outros cursos não há restrições. É importante que você procure locais de seu interesse. No primeiro dia de aula o professor da atividade acadêmica de estágio dará as explicações necessárias e apresentará o vídeo que falará do processo da documentação que você deverá providenciar juntamente com o cadastro do seu estágio obrigatório junto ao site.

Posso iniciar meu estágio obrigatório antes do início do semestre letivo?

Não. Você deve esperar o início das aulas, pois você deve ter o acompanhamento do professor da atividade acadêmica de estágio.

O local que realizarei estágio solicita o número da apólice do seguro. Como procedo?

Esta carta de confirmação do seguro é emitida pelo Atendimento Unisinos, portanto, você pode dirigir-se ao Atendimento para solicitar a carta do seguro. O documento será emitido na hora. Você também pode registrar a sua solicitação através de um dos seguintes canais de atendimento:
E-mail: atendimento@unisinos.br
Telefone: (51) 3591-1122
Chamada de voz pelo Skype - Usuário: unisinos.atendimento.

Qual o prazo que tenho para cadastrar a proposta de estágio obrigatório no site do Unisinos Carreiras?

Você deve cadastrar ANTES de iniciar o seu estágio. Assim, a proposta de estágio será analisada pelo professor da atividade acadêmica de estágio e posteriormente o Unisinos Carreiras irá formalizar seu documento de estágio. Você não conseguirá cadastrar sua proposta de estágio obrigatório sem estar com a sua matrícula ativa na atividade acadêmica de estágio obrigatório.

Como formalizo meu estágio obrigatório?

Acesse o site Unisinos Carreiras , faça login (usando o login Minha Unisinos) e siga o passo a passo:

1. Clicar em Estágios Obrigatórios e faça a leitura das orientações;

2. No final da página, em Proposta de Estágio clicar em Cadastrar;

3.Selecionar o Curso, a Disciplina, Tipo de Estágio e Tipo de Termo.

4. No campo Concedente:
Para alunos de Licenciatura : Selecionar a opção "Sem CNPJ/CPF" se for realizar o estágio em escola estadual ou municipal OU selecionar a opção Jurídica se for realizar o estágio em escola particular;

Para alunos do curso de Bacharelado : desconsiderar a opção Sem CNPJ/CPF e selecionar Jurídica ou Física;

Se a empresa/profissional autônomo já estiver cadastrado no sistema, após digitar o CNPJ/CPF aparecerá o nome e você deve clicar em Confirmar.

Caso a empresa/profissional autônomo não esteja cadastrado no sistema, após digitar o CNPJ/CPF abrirá os campos para cadastrar os dados da empresa/profissional autônomo. Após o preenchimento clicar em Confirmar. 5. Preencher todos os campos do formulário para a aprovação do estágio obrigatório.

6. Clicar em Salvar e Enviar para Aprovação. O professor da atividade acadêmica de estágio irá receber a sua proposta de estágio para analisar. Se a sua proposta de estágio for recusada, você receberá um e-mail informando os ajustes que devem ser feitos para uma nova análise do professor da atividade acadêmica. Se a sua proposta de estágio for aprovada pelo professor da atividade acadêmica, o Unisinos Carreiras irá emitir o seu documento de estágio. O Unisinos Carreiras irá emitir o documento e disponibilizará no site para impressão e coleta das assinaturas.
 

Posso aproveitar o estágio não obrigatório que estou realizando para o estágio obrigatório?

O primeiro passo é, você verificar com o local de estágio se é possível a realização das duas modalidades de estágios simultâneas.

O segundo passo é, você consultar o professor da atividade acadêmica para verificar esta possibilidade.

O terceiro passo é, você cadastrar no site do Unisinos Carreiras a sua proposta de estágio selecionando a opção "Atualmente faço estágio não obrigatório e quero aproveitá-lo para o estágio obrigatório.

O quarto passo é, o Unisinos Carreiras emitir o Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio, que é o documento que altera o estágio não-obrigatório em andamento para estágio obrigatório.

Se o local não permitir a realização das duas modalidades de estágio, você deverá optar por uma modalidade.

Posso fazer o estágio obrigatório na empresa que já trabalho?

Primeiramente, você precisa consultar o professor da atividade acadêmica de estágio para verificar esta possibilidade. O professor irá analisar, se as atividades que você realiza no local de trabalho, está de acordo, com a proposta do estágio obrigatório.

Segundo, você precisa consultar a empresa, se eles estão de acordo, que realize o estágio obrigatório, no ambiente de trabalho. Lembre-se que, você deverá desenvolver as atividades de estágio, de no máximo, 6h diárias e 30h semanais, dentro da sua carga horária de trabalho.

Se tratando de um estágio, é importante que a empresa esteja ciente, que o estágio precisa ser formalizado, seguindo os requisitos da Lei do Estágio. Para isso, a empresa precisa assinar a Declaração da Parte Concedente, que é emitida pelo Unisinos Carreiras.

Se você, o professor e a empresa, estiverem de acordo com todos os critérios citados acima, você pode realizar o estágio obrigatório no local que já trabalha. Caso contrário, não é possível realizar o estágio no seu local de trabalho.

Então, para formalizá-lo, você deve realizar o cadastro da proposta de estágio, no portal do Unisinos Carreiras. Ao realizar a sua proposta, na campo “Tipo de Termo” escolha a opção "Já tenho vínculo de trabalho na empresa que farei o meu estágio obrigatório".

Vou fazer estágio na empresa onde sou funcionário, e a empresa não assina a Declaração da Parte Concedente, como faço?

A empresa pode fazer uma Declaração própria, que contenha as informações do estágio obrigatório, como o período do estágio obrigatório, o nome do supervisor local, cargo, formação e as atividades que serão desenvolvidas. Pedimos que faça o cadastro da proposta de estágio da mesma forma, e traga no Atendimento Unisinos Carreiras o modelo de declaração fornecido pela empresa.

Qual o processo após o cadastro da minha proposta de estágio obrigatório no site do Unisinos Carreiras?

Após o cadastro da proposta de estágio, o professor irá analisar este cadastro aprovando ou recusando a sua proposta:

Se não for aprovada, você receberá um e-mail avisando os ajustes e correções que deverão ser feitos.

Se a sua proposta for aprovada, o Unisinos Carreiras fará a conferência necessária (questões legais e administrativas do estágio) e emitirá o documento* do estágio e você receberá um e-mail com as orientações para a impressão e assinaturas.

Você deverá trazer o documento* assinado, em duas vias, ao Atendimento Unisinos Carreiras. Estimamos de 7 a 10 dias para a conclusão deste processo.

*Documento:

- Termo de Compromisso de Estágio: não possui vínculo com a empresa que fará o estágio obrigatório;

- Termo Aditivo: quando você já faz o estágio não obrigatório na empresa e aproveitará este estágio para o estágio obrigatório;

- Declaração da Parte Concedente: quando você é funcionário de uma empresa e fará o estágio obrigatório nesta mesma empresa.

Qual o prazo para emissão e disponibilização do documento de estágio pelo Unisinos Carreiras, após o cadastro da proposta de estágio realizada pelo aluno?

Após a aprovação do professor da atividade acadêmica de estágio, o Unisinos Carreiras disponibilizará seu documento de estágio no prazo máximo de 10(dez) dias.

Como faço para rescindir o meu estágio obrigatório?

Em caso de interrupção durante o período previsto no Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório, o aluno deverá solicitar a rescisão do estágio. O aluno deve acessar o site, fazer login (usando o login e a senha da Minha Unisinos) e seguir o passo a passo:

1. Na Página do Candidato clicar em Estágios Obrigatórios.

2. No campo Contratos de Estágio deve clicar em cima do nome do local do estágio.

3. No final da página clicar no botão RESCINDIR.

4. O Unisinos Carreiras irá receber a solicitação de rescisão, irá emitir o Termo de Rescisão e disponibilizará no site para impressão e coleta de assinaturas.

5. Após a impressão e coleta das assinaturas, você deve trazer as duas vias ao Atendimento Unisinos Carreiras que serão assinadas e devolvidas. Você é responsável pela entrega de uma via para o local do estágio e a outra via fica com você.

Como faço para finalizar o meu estágio obrigatório?

Alguns dias antes do término do estágio obrigatório você deve preencher o Relatório Semestral/Final e Termo de Realização. É importante que você saiba que este documento só estará disponível para impressão, caso o documento inicial do estágio já tenha sido entregue no Atendimento Unisinos Carreiras.

Você deve acessar o site, fazer login (usando o login e senha da Minha Unisinos) e seguir o passo a passo:

1. Na Página do Candidato, clicar em Estágios Obrigatórios.

2. No campo Contratos de Estágio, clicar em cima do nome do local do estágio.

3. No final da página, no campo Acompanhamento, irá visualizar o seu Relatório Final. Nos casos dos cursos de Psicologia e Educação Física em que os estágios são de 1 ano ou 1 ano e meio, a cada semestre estará disponível o Relatório Semestral.

4. Imprimir em três vias o Relatório Final/Termo de Realização. Você e o supervisor local devem preencher a avaliação e assinar.

5. Após a impressão e coleta das assinaturas você deve levar para o professor da atividade acadêmica de estágio que irá assinar também o documento. O professor irá te devolver duas vias, pois você é responsável pela entrega de uma via para o supervisor local do estágio e a outra via é a sua.

Qual o prazo para o cadastro da proposta de estágio obrigatório no site do Unisinos Carreiras?

O prazo limite é até a 10ª semana de aula.

Posso pedir dispensa do estágio obrigatório, visto que sou aluna da Licenciatura?

Os alunos de cursos de Licenciatura que exercem atividade docente regular na educação básica poderão obter redução da carga horária de estágio curricular, desde que atendidas as condições e os procedimentos constantes na Instrução Normativa nº 19/2010.

A redução da carga horária de estágio curricular deverá ser solicitada junto ao Atendimento Unisinos, ficando o seu julgamento e autorização condicionados à comprovação, por parte do aluno, de:

I exercício de atividade docente regular de, pelo menos, dois anos letivos consecutivos, em unidade escolar ou espaço educacional devidamente regularizado junto a um dos sistemas de ensino, municipal, estadual ou federal;

II vínculo de trabalho, regular e vigente, contratual ou estatutário, junto aos órgãos do respectivo sistema de ensino ou à unidade escolar;

III nível da educação básica, infantil, fundamental ou médio, e, atividade ou disciplina em que a atividade docente regular é efetivamente exercida.

Parágrafo Único Atividades docentes exercidas sob a forma eventual de estágio curricular e extra-curricular ou de trabalho voluntário não são computadas como exercício de atividade docente regular.