O que é?

O estágio não obrigatório é uma atividade de iniciação profissional, opcional, complementar às atividades curriculares do curso. O estagiário tem acompanhamento de professor orientador da instituição de ensino e de um profissional supervisor vinculado ao local de estágio, conforme determina a legislação.
 
A previsão do estágio não obrigatório nos projetos pedagógicos dos cursos está atendendo o disposto no § 1.º do art. 1.º da Lei 11.788/2008, e não implica a obrigatoriedade de realização pelo aluno, nem alteração da estrutura curricular e da carga horária estabelecida para a obtenção do diploma. Assim, o aluno realiza o estágio não obrigatório durante a realização do curso de graduação apenas se desejar.
 

Orientações para assinatura do Termo de Compromisso de Estágio/Termo Aditivo

 

Antes de trazer o Termo de Compromisso de Estágio/Termo Aditivo para ser assinado pela Instituição de Ensino, a solicitação de estágio deve ser cadastrada no portal do Unisinos Carreiras e ser aprovada pelo professor orientador.

 

O prazo para o cadastro da solicitação no portal deve ser de, no mínimo, 7 dias antes da data de início do estágio. O sistema não permitirá cadastrar solicitação com data de início inferior a 7 dias.

 

O prazo para aprovação da solicitação do estágio será de até 5 dias úteis.

 

O solicitante será notificado por e-mail quando a solicitação do estágio for aprovada.

 

Após a aprovação da solicitação, o status do contrato de estágio no portal do Unisinos Carreiras estará como “Aguardando Assinatura”. Neste momento, o Termo de Compromisso de Estágio/Termo Aditivo poderá ser assinado pela Instituição de Ensino.

 

O aluno deve trazer o Termo de Compromisso de Estágio/Termo Aditivo, faltando somente a assinatura da Instituição de Ensino, no Atendimento Unisinos, para ser assinado.

 

As vias do Termo de Compromisso de Estágio/Termo Aditivo são assinadas no momento do atendimento e devolvidas ao aluno, que fica responsável pela entrega às partes envolvidas.

Orientações para assinatura do Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio

 

A avaliação do estágio é obrigatória a cada seis meses, conforme previsto na Lei 11.788/2008 (inciso IV do artigo 7º) e/ou quando ocorre a renovação, rescisão ou finalização do estágio.

 

Para realizar a avaliação, o aluno e supervisor são notificados por e-mail com as orientações sobre a avaliação. A notificação é disparada pelo sistema a cada seis meses de estágio, 30 dias antes da finalização do estágio ou quando o estágio está sendo rescindido.

 

O Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio é emitido pelo Unisinos Carreiras após as avaliações realizadas pelo aluno, supervisor local e professor orientador.

 

O Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio é disponibilizado no portal do Unisinos Carreiras para o aluno imprimir e coletar a assinatura e carimbo do supervisor local. O aluno é notificado por e-mail quando o documento está disponível para impressão.

 

O aluno deverá trazer o Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio no Atendimento Unisinos para ser assinado pela Instituição de Ensino. O documento será assinado no momento do atendimento e as vias devolvidas ao aluno, que fica responsável pela entrega às partes envolvidas.

 

O Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio é o documento que comprova a realização do estágio. Se a avaliação final realizada pelo supervisor local do estágio e pelo professor orientador do estágio for SATISFATÓRIA, haverá o aproveitamento de horas complementares. Caso a avaliação final seja “não satisfatória”, não haverá o aproveitamento.

Orientações para assinatura do Termo de Rescisão de Estágio

A rescisão ocorre quando o estágio é interrompido, e poderá ser requerida a qualquer momento durante a realização do estágio. A solicitação deverá ser cadastrada no portal do Unisinos Carreiras, assim que ocorrer a interrupção do estágio. Não será possível iniciar um novo estágio sem a formalização da rescisão.

 

A avaliação do estágio é obrigatória a cada seis meses, conforme previsto na Lei 11.788/2008 (inciso IV do artigo 7º) e quando ocorre a rescisão do estágio.

 

Para rescindir o estágio, é obrigatório que o período realizado seja avaliado pelo supervisor local, aluno e professor orientador. Portanto, quando a rescisão é solicitada, o aluno e supervisor local são notificados por e-mail para fazerem a avaliação do estágio.

 

Após as avaliações realizadas pelo supervisor local, aluno e professor orientador, o Unisinos Carreiras emite o Termo de Rescisão e o Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio e disponibiliza os documentos no portal do Unisinos Carreiras para a impressão.

 

O solicitante será notificado por e-mail para impressão dos documentos e coletar as assinaturas e carimbo.

 

Termo de Rescisão: deve ser assinado e carimbado pela Parte Concedente, pelo aluno e pela Instituição de Ensino.

 

Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio: deve ser assinado pelo aluno e carimbado e assinado pelo supervisor local do estágio.

 

Após a aprovação da solicitação de rescisão, o status do contrato de estágio no portal do Unisinos Carreiras estará como “Rescindido”.

 

O aluno deverá trazer o Termo de Rescisão de Estágio e o Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio no Atendimento Unisinos para serem assinados pela Instituição de Ensino. Os documentos deverão estar assinados por todas as partes, faltando somente a assinatura da Instituição de Ensino. Os documentos serão assinados no momento do atendimento e as vias devolvidas ao aluno, que fica responsável pela entrega das vias às partes envolvidas.

 

 
 

Cadastro realizado pelo aluno

 

O cadastro da solicitação de estágio no portal do Unisinos Carreiras somente é feito pelo aluno quando o estágio é realizado nos seguintes locais:

 

• Tribunal de Justiça – CNPJ: 89.522.064/0001-66;
• Justiça Federal de Primeiro Grau – RS – CNPJ: 05.442.380/0001-38;
• Procuradoria Regional da República da 4ª Região – CNPJ: 94.953.767/0001-89;
• Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região – CNPJ: 26.989.715/0035-51;
• Prefeitura de Porto Alegre – CNPJ: 92.963.560/0001-60;
• Tribunal Regional Federal da 4ª Região – CNPJ: 92.518.737/0001-19.

 

Saiba como cadastrar a solicitação de início de estágio
Saiba como cadastrar a solicitação de renovação de estágio
Saiba como cadastrar a solicitação de alteração de estágio
Saiba como cadastrar a solicitação de rescisão de estágio
Saiba como avaliar o estágio
Saiba como finalizar o estágio

 

 

Cadastro realizado pela Empresa/Profissional Liberal/Agente de Integração

 

Para os demais locais, o cadastro da solicitação de estágio no portal do Unisinos Carreiras deve ser realizado pela Empresa/Profissional Liberal/Agente de Integração conveniado com a Unisinos.

 

 

Acesse o tutorial de cadastro de solicitação de estágio