O que é?

O estágio não obrigatório é uma atividade opcional que pode ser complementar às atividades curriculares do curso, sendo diretamente ligado à área de estudo e complementar para os conhecimentos profissionais, tendo de ser remunerado. Tem acompanhamento de professor orientador da instituição de ensino e do supervisor da parte concedente, conforme determina a legislação de estágios.
 
A previsão do estágio não obrigatório nos projetos pedagógicos dos cursos está atendendo o disposto no § 1.º do art. 1.º da Lei 11.788/2008, e não implica a obrigatoriedade de realização pelo aluno, nem alteração da estrutura curricular e da carga horária estabelecida para a obtenção do diploma. Assim, o aluno realiza o estágio não obrigatório apenas se desejar durante a realização do curso de graduação.
 

Orientações para a iniciar o estágio

 

Para solicitar o estágio: a solicitação do estágio deverá ser cadastrada no portal do Unisinos Carreiras pela Empresa Conveniada ou pelo Agente de Integração Conveniado, no mínimo 7 dias antes da data de início do estágio. O sistema não permitirá cadastrar solicitação com data de início inferior a 7 dias.

 

Prazo para aprovação: a solicitação do estágio será analisada pelo Unisinos Carreiras e pelo Professor Orientador de Estágio, no prazo de até 5 dias úteis.

 

Termo de Compromisso de Estágio (TCE):

 

Após a aprovação da solicitação do estágio pelo Unisinos Carreiras e pelo Professor Orientador, o aluno deverá trazer o Termo de Compromisso de Estágio no Atendimento Unisinos para ser assinado pela Instituição de Ensino. O TCE deverá estar assinado por todas as partes, faltando somente a assinatura da Instituição de Ensino.

 

O TCE será assinado no momento do atendimento e devolvidas as vias ao aluno. Sendo que o aluno fica responsável pela entrega das vias às partes envolvidas.

 

O aluno poderá acessar o portal do Unisinos Carreiras para acompanhar o andamento da "Solicitação do Estágio”. Quando a situação do contrato estiver “Aguardando assinatura” significa que o estágio foi aprovado e que pode trazer o TCE para ser assinado.

 
Destacamos que, para a realização do estágio não obrigatório o aluno deve estar com a matrícula ativa no curso em que irá realizar o estágio e frequência regular.

Orientações para o acompanhamento do estágio

O processo de acompanhamento (avaliação do estágio) deve ser realizado para que o estágio possa ser renovado, rescindido ou finalizado.

Como realizar a avaliação do estágio:

 

Aluno: 30 dias antes do término do estágio, o aluno recebe um e-mail automático do Unisinos Carreiras, para realizar a sua avaliação do estágio. O aluno deverá acessar o portal do Unisinos Carreiras (Fazer Login), clicar no contrato vigente e preencher a avaliação referente ao período que ocorreu o estágio (a avaliação está no final da página do portal).

 

Supervisor local do estágio: 30 dias antes do término do estágio, o supervisor local recebe um e-mail automático do Unisinos Carreiras, com um link para realizar a avaliação do seu estagiário.

 

Professor Orientador da Instituição de Ensino: recebe as avaliações do aluno e supervisor local, para a análise e aprovação (ou não), no portal do Unisinos Carreiras.

 

Termo de Realização de Estágio e Relatório de Atividades: após as avaliações realizadas pelo aluno, supervisor local e pelo professor orientador, o Unisinos Carreiras emite o Termo de Realização de Estágio e Relatório de Atividades e disponibiliza o documento no portal do Unisinos Carreiras, para que o aluno/Empresa façam a impressão.

 

O Termo de Realização de Estágio e Relatório de Atividades deverá ser assinado pelo supervisor local e pelo aluno. O aluno deverá trazer no Atendimento Unisinos para ser assinado pela Instituição de Ensino, quando for renovar, rescindir ou finalizar o estágio. O documento será assinado no momento do atendimento e devolvidas as vias ao aluno. Sendo que o aluno fica responsável pela entrega das vias às partes envolvidas.

 

Importante: O Termo de Realização de Estágio e Relatório de Atividades é o documento que comprova a realização do estágio, e se a avaliação final realizada pelo supervisor local do estágio e pelo professor orientador do estágio tenha sido SATISFATÓRIA, haverá o aproveitamento de horas complementares. Caso a avaliação final tenha sido “não satisfatória”, não haverá o aproveitamento.

 

Orientações para renovar estágio

 

Para solicitar a renovação do estágio: a solicitação de renovação do estágio deverá ser cadastrada no portal do Unisinos Carreiras pela Empresa Conveniada ou pelo Agente de Integração Conveniado, no mínimo 7 dias antes da data de início da renovação do estágio. O sistema não permitirá cadastrar solicitação com data de início inferior a 7 dias.

 

Prazo para aprovação: a solicitação do estágio será analisada pelo Unisinos Carreiras e pelo Professor Orientador de Estágio, no prazo de até 5 dias úteis. Este prazo pode variar, porque dependerá das avaliações realizadas pelo supervisor do estágio, aluno e professor orientador.

 

Termo de Compromisso de Estágio (TCE):

 

Após a aprovação da solicitação do estágio pelo Unisinos Carreiras e pelo Professor Orientador, o aluno deverá trazer o Termo de Compromisso de Estágio e o Termo de Realização de Estágio e Relatório de Atividades no Atendimento Unisinos para serem assinados pela Instituição de Ensino. Os documentos deverão estar assinados por todas as partes, faltando somente a assinatura da Instituição de Ensino.

 

Os documentos serão assinados no momento do atendimento e devolvidas as vias ao aluno. Sendo que o aluno fica responsável pela entrega das vias às partes envolvidas.

 

O aluno poderá acessar o portal do Unisinos Carreiras para acompanhar o andamento da "Solicitação de Renovação do Estágio”. Quando a situação do contrato estiver “Aguardando assinatura” significa que o estágio foi renovado e que pode trazer os documentos para serem assinados. O Termo de Realização de Estágio e Relatório de Atividades também estará disponível no portal para impressão.

Orientações para rescindir o estágio

 

Para solicitar a rescisão do estágio: a solicitação de rescisão do estágio deverá ser cadastrada no portal do Unisinos Carreiras pela Empresa Conveniada ou pelo Agente de Integração Conveniado. O aluno não poderá iniciar um novo estágio sem a formalização da rescisão.

 

Avaliação do estágio: para rescindir o estágio, é preciso que o período que ocorreu o estágio seja avaliado pelo supervisor do estágio, aluno e professor orientador.

 

Prazo para aprovação: a solicitação de rescisão do estágio será analisada no prazo de até 5 dias úteis. Este prazo pode variar porque dependerá das avaliações realizadas pelo supervisor do estágio, aluno e professor orientador.

 

Termo de Rescisão e Termo de Realização de Estágio e Relatório de Atividades:

 

Após as avaliações realizadas pelo supervisor do estágio, aluno e professor orientador, o Unisinos Carreiras emite o Termo de Rescisão e o Termo de Realização de Estágio e Relatório de Atividades e disponibiliza os documentos no portal do Unisinos Carreiras, para a impressão.

 

• Termo de Rescisão: deve ser assinado pela Parte Concedente, pelo aluno e pela Instituição de Ensino.

• Termo de Realização de Estágio e Relatório de Atividades: deve ser assinado pelo supervisor local do estágio, pelo aluno e pela Instituição de Ensino.

O aluno deverá trazer o Termo de Rescisão e o Termo de Realização de Estágio e Relatório de Atividades no Atendimento Unisinos para serem assinados pela Instituição de Ensino. Os documentos deverão estar assinados por todas as partes, faltando somente a assinatura da Instituição de Ensino.

 

Os documentos serão assinados no momento do atendimento e devolvidas as vias ao aluno. Sendo que o aluno fica responsável pela entrega das vias às partes envolvidas.

 

O aluno poderá acessar o portal do Unisinos Carreiras para acompanhar o andamento da "Solicitação da Rescisão do Estágio”. Quando a situação do contrato estiver “Rescindido” significa que o estágio foi rescindido e que pode trazer os documentos para serem assinados.