Horas complementares

O estágio não obrigatório poderá ser aproveitado como atividade complementar, desde que tenha sido previamente formalizado junto ao Unisinos Carreiras, cumprido com os procedimentos da Instituição de Ensino, com os requisitos da Lei do Estágio 11.788/2008, e a carga horária mínima exigida no quadro de Atividade Complementar do respectivo curso. Para consultar o quadro de atividade complementar, acesse o site https://www.unisinos.br/graduacao/cursos e selecione o seu curso.

 

Estágios realizados a partir de 2016/1

 

O estágio não obrigatório deve ser formalizado pela Parte Concedente Conveniada ou por um Agente de Integração Conveniado com o Unisinos Carreiras. Deve ser celebrado um Termo de Compromisso de Estágio, assinado por todas as partes, antes do início do estágio.

 

Ao final do estágio, o aluno precisa entregar, para o Unisinos Carreiras, o Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio Não Obrigatório, com o período do estágio, a carga horária total realizada, e a avaliação satisfatória pelo supervisor local e pelo professor orientador.

 

Se a avaliação final realizada pelo supervisor local ou pelo professor orientador do estágio for não satisfatória, não haverá o aproveitamento das horas complementares.

 

É importante saber que o Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio Não Obrigatório é emitido e disponibilizado pelo Unisinos Carreiras, após a conclusão das avaliações por parte do aluno, do supervisor local e do professor orientador.

 

Após a entrega do Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio Não Obrigatório, o Unisinos Carreiras faz a análise do documento e é feito o lançamento das horas complementares. O aluno não precisa solicitar, o processo é automático, mediante a entrega do documento ao Unisinos Carreiras.

 

O prazo para o lançamento das horas pode demorar até um mês. Para alunos formandos, damos prioridade no lançamento. O aluno pode acompanhar o lançamento das horas complementares, no portal Minha Unisinos » Aluno » Acadêmico » Histórico Acadêmico » Componente curricular - Atividade Complementar.

 

Fique Atento!

Se o estágio não foi formalizado junto ao Unisinos Carreiras, o aluno não terá como fazer o aproveitamento desta atividade, pois não é possível fazer a formalização de forma retroativa do estágio.

 

Estágios realizados em períodos anteriores a 2016/1

 

O aluno deve baixar no seu computador o Termo de Realização do Estágio e fazer o preenchimento das informações: dados do aluno, dados da parte concedente, dados do supervisor, período que o estágio foi realizado (se houveram renovações informar a data do primeiro termo de compromisso e a data final do estágio) e a carga-horária total cumprida durante o estágio realizado. O documento não pode conter rasuras, deve ser preenchido pelo computador, e não a próprio punho.

 

Todas as informações do Termo de Realização do Estágio, devem ser idênticas às informações constantes no Termo de Compromisso de Estágio, firmado e assinado por todas as partes (Instituição de Ensino/Aluno/Parte Concedente/Agente de Integração), no início do estágio.

 

O aluno deve encaminhar, por e-mail, ou levar o documento para que seja avaliado, assinado e carimbado pelo supervisor local. Após o documento preenchido e assinado pelo supervisor, o aluno deve encaminhar, por e-mail, para carreiras@unisinos.br.

 

O setor irá fazer a conferência das informações do Termo de Realização com o sistema de estágio, e se as informações estiverem de acordo, será encaminhado para assinatura do professor orientador. Após a análise e assinatura do professor orientador, será feito o lançamento das horas complementares.