• Eventos com o Prof. Dr. Emílio Santoro na Unisinos

    Colóquio e Seminário Internacional com o Prof. Dr. Emílio Santoro na Unisinos. O Programa de Pós-Graduação em Direito, da Unisinos, convida a comunidade acadêmica para dois eventos com o ilustre professor Dr. Emilio Santoro, da Universidade de Firenze. No dia 9 de dezembro acontecerá o Colóquio Internacional "Reflexões sobre Hermenêutica Jurídica a partir do pensamento de Wittgenstein" e, no dia 10, a ...

  • Seminário Internacional “Norma e Fato: Jogando a Hermenêutica da Interpretação Jurídica”

    Seminário terá como ministrante o Prof. Dr. José Calvo González, da Universidade de Málaga – Espanha e acontecerá no dia 17 de novembro de 2014, das 9h às 12h, no Auditório Mauricio Berni, Escola de Direito, Unisinos/SL. O evento é gratuito. Não há necessidade de inscrição prévia, apenas assinar a ata de presenças no dia do evento. Certificado será fornecido mediante solicitação no ...

  • Minicurso “Direitos Humanos desde América Latina: Uma visão filosófica”

    Nos dias 20 e 30 de setembro e 01 de outubro de 2014 acontecerá o Minicurso "Direitos Humanos desde América Latina: Uma visão filosófica", com o professor visitante Dr. Alejandro Rosillo Martinez, da Universidade Autónoma de San Luis Potosi, México. O Minicurso terá início às 9h. Inscrições pelo e-mail: ndh@unisinos.br O evento é gratuito. A Realização é do PPGDireito, Núcleo de Direitos Humanos e Instituto ...

  • Direitos Humanos em Debate: Palestina, as diversas percepções do conflito!

    Acontecerá no dia 15 de setembro, no Auditório Mauricio Berni, na Escola de Direito Unisinos/São Leopoldo, o evento "Direitos Humanos em Debate: Palestina, as diversas percepções do conflito!", com a participação da Profa. Dra. Nancy Cardoso (CPT) e Érico Loyola, Eduardo Minussi e Carina Neves, jovens que realizaram trabalho voluntário em áreas de conflito. O evento terá início as 19h30min. Inscriçõe pelo ...

Postado por meguit em 15 - dezembro - 2014 0 Comentário

O Dr. Darci Guimarães Ribeiro, professor do PPGDireito, área de Direito Processual Constitucional, integra o projeto internacional “La prueba civil a examen: estudio de sus problemas y propuestas de mejora”, financiado pelo Ministério da Economia e Competitividade da Espanha, tendo como investigador principal o Prof. Dr. Joan Picó Junoy, Catedrático de Direito Processual da Universidade de Rovira i Virgili.

Postado por vloebens em 3 - dezembro - 2014 0 Comentário

Colóquio e Seminário Internacional com o Prof. Dr. Emílio Santoro na Unisinos.

O Programa de Pós-Graduação em Direito, da Unisinos, convida a comunidade acadêmica para dois eventos com o ilustre professor Dr. Emilio Santoro, da Universidade de Firenze.
No dia 9 de dezembro acontecerá o Colóquio Internacional “Reflexões sobre Hermenêutica Jurídica a partir do pensamento de Wittgenstein” e, no dia 10, a Conferência Internacional “A Nova Lei de Imigração brasileira e Perspectiva de Direito Comparado”.
Ambos os eventos acontecerão das 10h às 11h30min, no Mini Auditório 4A300, 3º andar da Área do Direito, Unisinos/SL.

Será fornecido certificado mediante solicitação junto ao Setor de Atendimento da Unisinos.
O evento é gratuito.
Maiores informações: (51)3590-8148 ou pelo e-mail ppgdireito@unisinos.br

Coloquio Emilio Santoro 09 12 14.jpeg Conferencia Emilio Santoro 101214.jpeg

Postado por vloebens em 25 - novembro - 2014 0 Comentário

Etapas da Seleção do curso de Mestrado e Doutorado em Direito da Unisinos:

Doutorado:

Resultado 1º Etapa – divulgação 28/11 (Análise Projetos de Pesquisa)

Prova Escrita – dia 01/12, às 9h, na Unisinos/SL

 

Mestrado:

Prova Escrita – dia 01/12, às 9h, na Unisinos/SL

 

Postado por vloebens em 25 - novembro - 2014 0 Comentário

O Prof. Dr. Délton Winter de Carvalho ministra conferência “Vulnerabilidad y gestión de riegos - Prevención, mitigación y respuesta a los desastres Respuestas nacionales” no Programa Regional (América Latina) de Capacitação em Direito e Políticas Ambientais do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA.

Evento acontece no Panamá entre os dias 17 a 27 de novembro.

 

Postado por meguit em 13 - novembro - 2014 0 Comentário

Cartaz Port-2-page-001O evento será realizado em parceria com a URI de Santo Angelo e acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro em São Miguel das Missões e nos dias 20 e 21, na Unisinos.

Ainda há vagas e as inscrições podem ser feitas neste link.
Confirma a programa do evento da parte da Unsinos:

PROGRAMAÇÃO

Programação Conversações Interculturais no Sul Global
Unisinos / São Leopoldo / Auditório Maurício Berni

Dia 20 de novembro de 2014
8h30 – Credenciamento

8h45 – Sessão de abertura

9h30 às 12h30  – Mesa-redonda 1:

Shifting the Geography of Reason – Lewis Gordon (U. de Connecticut/EUA)
Decolonizing the social sciences in Sub-Saharan Africa. Challenges and prospects for futuring the Global South dialogue – Germain Ngoie Tshibambe (U. de Lubumbashi/Congo)
Produção de identidades e Estado Colonial. Identidades africanas no colonialismo português em Angola: Ciência, ensino e poder – Carla Susana Alem Abrantes (Unilab/Brasil)
Moderador: André Copetti Santos – URI

14h às 17h - Mesa-redonda 2:

El neopanafricanismo como ideología postcolonial de unidad política y económica y de cooperación Sur-Sur: mitos y realidades – Mbuyi Kabunda (U. Autônoma de Madrid/Espanha)
Circulación de las ideas entre América Latina y África – Eduardo Devés-Valdes (Universidade de Santiago do Chile)
Neo-Apartheid Constitutionalism & perpetuation of African de-worlding – Tshepo Madlingozi (U. de Pretoria/África do Sul)
Colonial Legacies of Coercive Control: Institutionalized Gender Violence in Africa and Latin America – Jocelyn Getgen Kestenbaum (Cardozo Law School/EUA)
Moderador: Enzo Bello – UFF

19h às 20h30 –  Grupos de trabalho (GT´s)
GT 1 – Direito, Interculturalidade e Cidadania
GT 2 – Integração Cultural, Solução de Conflitos e Interlegalidade

Dia 21 de novembro de 2014

9h às 12h –  Mesa-redonda 3:
Relaciones bilaterales e intraregionales entre América Latina y Africa. Estado de la cuestion – Gladys Lechini (U. Nacional de Rosário/Argentina)
El lugar de África en la política exterior de América Latina – Cesar Ross (Universidade de Santiago do Chile)
Vodum, santeria, candomblé: aspectos políticos e jurídicos em perspectiva comparada – Hippolyte Brice Sogbossi (U. Federal de Sergipe/Brasil)
O exercício do Poder Politico e os Novos Movimentos Religiosos na América Latina – o caso do Brasil – Fernando Rui de Sousa Campos (U. Lusófona de Humanidades e Tecnologias/Portugal)
Moderador: Leonel Severo Rocha – Unisinos

13h30 às 16h30 –  Mesa-redonda 4:

A lógica da colonialidade e a negação de direitos aos seres (menos) humanos – Fernanda Frizzo Bragato (Unisinos/Brasil)
La vivencia de Ubuntu y la descolonización africana. Caso de Sudáfrica – Jean-Bosco Kakozi Kashindi (U. Nacional do México)
Hacia un proyecto emancipador basado en la descolonizacion y el Vivir Bien – Katu Arkonada (Red de Intelectuales en Defensa de la Humanidad/Bolívia)
Moderador: Miriam Schaeffer – Unisinos

18h às 19h30 –  Grupos de trabalho (GT´s)
GT 3 – Perspectivas teóricas descoloniais e práticas libertadoras no Sul Global
GT 4 – Raça/racismo, discriminação e direitos humanos

19h30 – Sessão de encerramento