• vestibular destaque

    Vestibular de Verão Unisinos

    Nesta quinta-feira, 16 de outubro, iniciam as inscrições para o Vestibular de Verão da Unisinos. A universidade oferece mais de 70 cursos de graduação divididos em dois campi, um em Porto Alegre e outro em São Leopoldo, além dos polos EAD. As inscrições para o vestibular vão até 17/11, e as provas acontecem dia 22/11. Para se candidatar, acesse unisinos.br/vestibular. No site, ...

  • comida1

    1ª Jornada da Educação Infantil

    A primeira Jornada da Educação Infantil cujo tema é a "PEDAGOGIA DA COMIDA" busca problematizar as experiências de comer na vida coletiva, refletindo sobre os aspectos da experiência cotidiana que vem interrogando todos os segmentos de trabalho envolvidos com a Educação Infantil. Os problemas da saúde das crianças relacionados ao tema da alimentação, como é o caso da obesidade infantil, ...

  • ENADE Pedagogia – 2014

    Este semestre o Curso de Pedagogia será avaliados no ENADE através de prova que ocorrerá em novembro. Para este momento o curso organizou algumas atividades: Reunião dos alunos Enade Pedagogia Datas: 09 e 10/09 (escolher um destes dias) Horário: das 19h45min às 21h Sala: 1A202 (Ciências Humanas) Encontro com egresso Convidada: Miriã Zimmermann Data: 24/09 Horário: das 19h45min às 20h45min Sala: 1A202 (Ciências Humanas)   PARTICIPEM!!!!

  • TCC

    AGENDE-SE: TCC

    Data de Entrega de TCC: TCC I:  até 28/11 deve ser entregue a versão final ao(à) professor(a) orientador(a) TCCII:  até 17/11 (segunda-feira) Documentos que devem ser entregues na secretaria : 3 vias encadernadas; CD com versão final(Word ou Pdf); Formulário de encaminhamento à Avaliação (assinado pelo(a) oroentador(a); Termo de Autorização Biblioteca Digital.   * Formatura 2014/2: 16/01/2015 (sexta-feira), às 18h, Anf. Pe. Werner

Postado por pasilva em 24 - abril - 2014 0 Comentário

banner_webconferenciaO Curso de Pedagogia em EaD convida todos seus alunos para participarem da webconferência oferecida com o intuito de proporcionar o contato dos alunos com a universidade.

Esse canal tem como objetivo oferecer um bate papo legal e a interação entre alunos e coordenação visando, também, esclarecer todas as possíveis dúvidas encontradas.

A Webconferência é ministrada pela professora Patrícia Grasel, também coordenadora do curso de Pedagogia a Distância da Unisinos. O bate-papo acontece nas últimas quintas-feiras de cada mês (26/6, 28/8, 25/9, 30/10 e 27/11), das 20h às 21h.

Entre, converse e participe!

link: https://webconf.unisinos.br/r2u35fbwlfp/

Postado por ezanotti em 29 - outubro - 2014 0 Comentário

Espetáculo CUCONos dias 27 e 29 do mês de Outubro, a Unisinos recebe a apresentação do espetáculo CUCO, um espetáculo direcionado às crianças de 0 a 3 anos de idade, o evento foi trazido para o campus pelo professor de pedagogia e coordenador do curso de especialização infantil Paulo Fochi.

“O evento faz parte de um edital que a “elefante” escreveu e ganhou da “FAX” e trouxemos para a Unisinos por causa do projeto provocações e queríamos ver como fica a união dos projetos”, explica Paulo

Em relação ao curso de pedagogia, Paulo explica: “para a formação do curso, temos alunos assistindo, e com isso podem olhar as crianças interagindo entre elas e os adultos”.

A linguagem dos bebês no teatro, da CIA Caixa do Elefante tem por objetivo propor a reflexão sobre a produção cultural para crianças pequenas e as possibilidades de desempenho artístico para um público com idade inferior a três anos. CUCO propõe um diálogo com a linguagem dos bebês, colocando-os como protagonista e centro do processo de criação, mesmo quando na condição de espectadores junto a seus pais.

Na primeira metade do espetáculo, as atrizes Ana Luiza Bergmann e Bruna Baliari, ficavam dançando e brincando como se fossem os bebês que estavam assistindo-as e a cada brincadeira que elas faziam havia um som característico que ajuda a estimular a criança a identificar e saber o que estava acontecendo. Na segunda metade, os bebês começaram a interagir no espetáculo, a produção colocou diversos brinquedos e os bebês começaram a brincar e interagir com o espetáculo.

“Meu filho tem 11 meses, e acho bem bacana, as crianças interagem umas comas outras, as crianças vêm outras coisas além da creche e estimula a brincar e saber dividir com outras crianças”. Afirma um dos pais presentes.

Uma mãe que trouxe seu filho de dois meses para assistir ao espetáculo conta: “não sabia como chamariam a atenção das crianças, meu filho ficou atento a uma boa parte do tempo. O espetáculo faz interagir com outras crianças e a desenvolver a coordenação, tanto que pretendo trazer meu filho em outras edições, por que acho que conseguem, nesta fase dos 0-3 anos, estimular as crianças e, quando eu trouxer o meu filho depois de meio ano ele será estimulado de outra forma”.

“A proposta é trazer um produto para crianças, por em diálogo as crianças com a universidade e suas famílias”, Afirma Paulo Fochi.

No primeiro dia de espetáculo, o evento contou com a presença de uma escola e mães com seus filhos. Cada Seção com 37 a 38 bebês.

Fochi finaliza comentando: “Ficamos surpresos de como foi rápido a lotação a ponto de fazer uma seção extra, o desejo do público para trazer seu filho para assistir, o que assustou foi que lotou muito rápido”. Comenta Fochi.

Postado por ezanotti em 29 - outubro - 2014 0 Comentário

post-vestibular-2Nesta quinta-feira, 16 de outubro, iniciam as inscrições para o Vestibular de Verão da Unisinos. A universidade oferece mais de 70 cursos de graduação divididos em dois campi, um em Porto Alegre e outro em São Leopoldo, além dos polos EAD.

As inscrições para o vestibular vão até 17/11, e as provas acontecem dia 22/11. Para se candidatar, acesse unisinos.br/vestibular. No site, é possível conferir a lista completa de cursos, informações sobre datas e detalhes sobre como são as provas. A página inclui, ainda, um simulado online para testar conhecimentos gerais.

Mais informações pelo site unisinos.br/vestibular ou pelo telefone (51) 3591-1122.

Postado por lcandido em 28 - outubro - 2014 0 Comentário

Estamos buscando qualificar cada vez mais a formação que oferecemos e, para isso, é fundamental conhecer seus alunos e a opinião que têm sobre alguns aspectos que poderão contribuir para a melhoria contínua da oferta das atividades acadêmicas que estão cursando.

As ações decorrentes dos resultados da avaliação contribuirão para atingirmos níveis de qualidade cada vez mais elevados.

Responda a pesquisa de Avaliação das Atividades Acadêmicas 2014/2 do seu curso de graduação até o dia 14/11.

 

 

Postado por lcandido em 22 - outubro - 2014 0 Comentário

comida1

A primeira Jornada da Educação Infantil cujo tema é a “PEDAGOGIA DA COMIDA” busca problematizar as experiências de comer na vida coletiva, refletindo sobre os aspectos da experiência cotidiana que vem interrogando todos os segmentos de trabalho envolvidos com a Educação Infantil. Os problemas da saúde das crianças relacionados ao tema da alimentação, como é o caso da obesidade infantil, nos faz acreditar que a escola, sendo um espaço de tanto tempo de permanência das crianças nos seus seis primeiros anos de vida, configure-se como importante lugar para refletir a respeito. Neste sentido, o consumo de alimentos atrelados a publicidade infantil são fios que tecem esta complexa trama que envolve a alimentação infantil. Além disso, com a demanda das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, refletir sobre comer na escola é um tema que atravessa a concepção de currículo no que diz respeito ao entendimento das práticas cotidianas, desta forma, comer na escola não pode apenas representar o preenchimento de uma jornada diária, nem mesmo, uma simples questão de nutrição. A experiência de crianças tão pequenas comerem em um espaço coletivo precisa assumir uma perspectiva que envolve as dimensões da cultura, do aprender a comer e, portanto, de um adulto que precisa construir um saber sobre alimentar o outro. Portanto, o que significa pensar a Pedagogia da Comida quando falamos em um bebê que desde muito cedo se encontra na vida coletiva? E as crianças maiores, que iniciam sua experiência de compartilhar o momento das refeições? Os cheiros, sabores e texturas dos alimentos, em que medida são permitidos que as crianças os reconheçam? A partir dos diversos questionamentos que perpassam este assunto, queremos propor um diálogo amplo e aberto para traçar novos caminhos a serem trilhados nos interiores das escolas infantis, que permitam uma experiência rica e de bem estar para as crianças e adultos. É na crença de que estamos diante de novos paradigmas que buscamos construir este evento, convidando os profissionais interessados no tema para participar de um diálogo complexo, intenso e inovador.

Paulo Fochi e Marita Redin

Coordenadores Curso Especializaçãoem Educação Infantil – Unisinos

PROGRAMAÇÃO – 28 OUTUBRO

8h 30 – Credenciamento

9h – Palestra: Qual é a Pedagogia da comida? Reflexões sobre a experiência de comer na vida coletiva | Prof. Paulo Fochi – Pedagogia – Unisinos

10h – Palestra: Alimentação na Escola de Educação Infantil: problematizações acerca do tema a partir da Nutrição | Prof. Mariana Brito – Nutrição – Unisinos

11h – Mesa: Quais são os diálogos possíveis entre a Pedagogia e a Nutrição? | Prof. Paulo Fochi – Pedagogia – Unisinos; Prof. Mariana Brito – Nutrição – Unisinos

11h 45 – Encerramento da manhã

13h 30 – Web conferência: Comer na Escola e suas circunstâncias: aprendizagem, cultura e saúde | Bárbara Atié – ODELA – Observatório de la alimentacion (Barcelona)

14h – Mesa: Desafios e Contextos das redes municipais de Educação Infantil | Representantes dos serviços de alimentação dos municípios de Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio

15h 30 – Intervalo

16h – Palestra: A estética da comida | Prof. Maria Redin – Pedagogia – Unisinos

17h – Exibição do Documentário: Muito Além do Peso | Instituto Alana

17h 45 – Web Debate: Consumo e Infância |Marta Espirito Santo – Instituto Alana (SP)

18h 30 – Encerramento

 

O livro “Receitas do Quintal” da autora Renata Meireles estará disponível para venda.

 

Inscrições: http://www.unisinos.br/cursos-de-extensao/1-jornada-de-educacao-infantil-pedagogia-da-comida-ex121587/22646

 

Postado por lcandido em 15 - outubro - 2014 0 Comentário

dia do professor 2