• comida1

    1ª Jornada da Educação Infantil

    A primeira Jornada da Educação Infantil cujo tema é a "PEDAGOGIA DA COMIDA" busca problematizar as experiências de comer na vida coletiva, refletindo sobre os aspectos da experiência cotidiana que vem interrogando todos os segmentos de trabalho envolvidos com a Educação Infantil. Os problemas da saúde das crianças relacionados ao tema da alimentação, como é o caso da obesidade infantil, ...

  • ENADE Pedagogia – 2014

    Este semestre o Curso de Pedagogia será avaliados no ENADE através de prova que ocorrerá em novembro. Para este momento o curso organizou algumas atividades: Reunião dos alunos Enade Pedagogia Datas: 09 e 10/09 (escolher um destes dias) Horário: das 19h45min às 21h Sala: 1A202 (Ciências Humanas) Encontro com egresso Convidada: Miriã Zimmermann Data: 24/09 Horário: das 19h45min às 20h45min Sala: 1A202 (Ciências Humanas)   PARTICIPEM!!!!

  • TCC

    AGENDE-SE: TCC

    Data de Entrega de TCC: TCC I:  até 28/11 deve ser entregue a versão final ao(à) professor(a) orientador(a) TCCII:  até 17/11 (segunda-feira) Documentos que devem ser entregues na secretaria : 3 vias encadernadas; CD com versão final(Word ou Pdf); Formulário de encaminhamento à Avaliação (assinado pelo(a) oroentador(a); Termo de Autorização Biblioteca Digital.   * Formatura 2014/2: 16/01/2015 (sexta-feira), às 18h, Anf. Pe. Werner

Postado por pasilva em 24 - abril - 2014 0 Comentário

banner_webconferenciaO Curso de Pedagogia em EaD convida todos seus alunos para participarem da webconferência oferecida com o intuito de proporcionar o contato dos alunos com a universidade.

Esse canal tem como objetivo oferecer um bate papo legal e a interação entre alunos e coordenação visando, também, esclarecer todas as possíveis dúvidas encontradas.

A Webconferência é ministrada pela professora Patrícia Grasel, também coordenadora do curso de Pedagogia a Distância da Unisinos. O bate-papo acontece nas últimas quintas-feiras de cada mês (26/6, 28/8, 25/9, 30/10 e 27/11), das 20h às 21h.

Entre, converse e participe!

link: https://webconf.unisinos.br/r2u35fbwlfp/

Postado por lcandido em 22 - outubro - 2014 0 Comentário

comida1

A primeira Jornada da Educação Infantil cujo tema é a “PEDAGOGIA DA COMIDA” busca problematizar as experiências de comer na vida coletiva, refletindo sobre os aspectos da experiência cotidiana que vem interrogando todos os segmentos de trabalho envolvidos com a Educação Infantil. Os problemas da saúde das crianças relacionados ao tema da alimentação, como é o caso da obesidade infantil, nos faz acreditar que a escola, sendo um espaço de tanto tempo de permanência das crianças nos seus seis primeiros anos de vida, configure-se como importante lugar para refletir a respeito. Neste sentido, o consumo de alimentos atrelados a publicidade infantil são fios que tecem esta complexa trama que envolve a alimentação infantil. Além disso, com a demanda das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, refletir sobre comer na escola é um tema que atravessa a concepção de currículo no que diz respeito ao entendimento das práticas cotidianas, desta forma, comer na escola não pode apenas representar o preenchimento de uma jornada diária, nem mesmo, uma simples questão de nutrição. A experiência de crianças tão pequenas comerem em um espaço coletivo precisa assumir uma perspectiva que envolve as dimensões da cultura, do aprender a comer e, portanto, de um adulto que precisa construir um saber sobre alimentar o outro. Portanto, o que significa pensar a Pedagogia da Comida quando falamos em um bebê que desde muito cedo se encontra na vida coletiva? E as crianças maiores, que iniciam sua experiência de compartilhar o momento das refeições? Os cheiros, sabores e texturas dos alimentos, em que medida são permitidos que as crianças os reconheçam? A partir dos diversos questionamentos que perpassam este assunto, queremos propor um diálogo amplo e aberto para traçar novos caminhos a serem trilhados nos interiores das escolas infantis, que permitam uma experiência rica e de bem estar para as crianças e adultos. É na crença de que estamos diante de novos paradigmas que buscamos construir este evento, convidando os profissionais interessados no tema para participar de um diálogo complexo, intenso e inovador.

Paulo Fochi e Marita Redin

Coordenadores Curso Especializaçãoem Educação Infantil – Unisinos

PROGRAMAÇÃO – 28 OUTUBRO

8h 30 – Credenciamento

9h – Palestra: Qual é a Pedagogia da comida? Reflexões sobre a experiência de comer na vida coletiva | Prof. Paulo Fochi – Pedagogia – Unisinos

10h – Palestra: Alimentação na Escola de Educação Infantil: problematizações acerca do tema a partir da Nutrição | Prof. Mariana Brito – Nutrição – Unisinos

11h – Mesa: Quais são os diálogos possíveis entre a Pedagogia e a Nutrição? | Prof. Paulo Fochi – Pedagogia – Unisinos; Prof. Mariana Brito – Nutrição – Unisinos

11h 45 – Encerramento da manhã

13h 30 – Web conferência: Comer na Escola e suas circunstâncias: aprendizagem, cultura e saúde | Bárbara Atié – ODELA – Observatório de la alimentacion (Barcelona)

14h – Mesa: Desafios e Contextos das redes municipais de Educação Infantil | Representantes dos serviços de alimentação dos municípios de Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio

15h 30 – Intervalo

16h – Palestra: A estética da comida | Prof. Maria Redin – Pedagogia – Unisinos

17h – Exibição do Documentário: Muito Além do Peso | Instituto Alana

17h 45 – Web Debate: Consumo e Infância |Marta Espirito Santo – Instituto Alana (SP)

18h 30 – Encerramento

 

O livro “Receitas do Quintal” da autora Renata Meireles estará disponível para venda.

 

Inscrições: http://www.unisinos.br/cursos-de-extensao/1-jornada-de-educacao-infantil-pedagogia-da-comida-ex121587/22646

 

Postado por lcandido em 15 - outubro - 2014 0 Comentário

dia do professor 2

Postado por ezanotti em 15 - outubro - 2014 0 Comentário

   queda      A taxa de analfabetismo no Brasil sofreu uma redução de 4% nos últimos doze anos, passando de 12,4% em 2001 para 8,2% em 2013. Em um ano, o país teve menos de 297,7 mil analfabetos com 15 anos ou mais: a taxa no ano de 2013 foi de 8,3% correspondente a 13 milhões de pessoas, valores ligeiramente superiores que o do ano de 2012 que ficou com uma taxa de 8,7%.

         “observou-se redução da taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais em relação ao ano anterior. O número médio de estudantes cresce a taxa de frequência à escola pelas crianças de 6 a 14 anos está acima de 98%, que é a idade correspondente ao ensino médio”, avaliou a gerente da Pnad, Maria Lucia Vieira. Segundo o IBGE o índice de analfabetismo teve uma redução influenciada pelas taxas dos grupos etários de 40 anos ou mais que correspondiam a 37,7% da população.

             A taxa de escolarização das pessoas de 4 a 5 anos de idade alcançou 81,2%%, 3,1% acima do ano de 2012. A maior taxa de escolarização ocorreu entre crianças de 6 a 14 anos, 98,4%, faixa correspondente ao ensino fundamental.

Fonte: CM News

Postado por lcandido em 14 - outubro - 2014 0 Comentário

Oficina de Interpretação de Questões: qualificar a interpretação dos
enunciados das questões anteriores do ENADE

Turma 1: 20/10, 27/10 e 03/11 (vespertino)
Turma 2: 23/10, 30/10 e 06/11 (vespertino)
Turma 3: 23 e 30/10 (noite)

Inscrições: http://goo.gl/forms/2D0dmqs6io

As atividades gratuitas, contarão como horas de atividades
complementares e haverá certificação.

Alunos(as) não inscritos(as) no ENADE também podem realizar a oficina

Postado por lcandido em 14 - outubro - 2014 0 Comentário

Simulado ENADE – Pedagogia

Preparamos um simulado para que você possa se familiarizar com a prova.
Quando: 25/10 (Sábado)
Horário: das 8h30 às 12h

 Inscrições: http://goo.gl/forms/BKCN2k3FtY

 

Esta ação contará como horas de atividades complementares e haverá certificação para os participantes.

 Alunos(as) não inscritos(as) no ENADE também podem realizar a oficina.