• Have you had the chance to take one of the undergraduate courses in English offered by Unisinos ?

    Unisinos is offering courses in English to undergraduate students. In 2015/1 join the discussion on important current issues and also enjoy the opportunity to brush up your English. See the 13 options below: For more information visit Disciplinas em Inglês   A high intermediate level of English is mandatory to register in any of the above mentioned courses. To enroll in these Academic Courses you ...

  • vestibular destaque

    Vestibular de Verão Unisinos

    Nesta quinta-feira, 16 de outubro, iniciam as inscrições para o Vestibular de Verão da Unisinos. A universidade oferece mais de 70 cursos de graduação divididos em dois campi, um em Porto Alegre e outro em São Leopoldo, além dos polos EAD. As inscrições para o vestibular vão até 17/11, e as provas acontecem dia 22/11. Para se candidatar, acesse unisinos.br/vestibular. No site, ...

  • Have you had the chance to take one of the undergraduate courses in English offered by Unisinos ?

    Unisinos is offering courses in English to undergraduate students. In 2014/1 join the discussion on important current issues and also enjoy the opportunity to brush up your English. See the 13 options below: For more information visit unisinos.br/ementas – Disciplinas em Inglês A high intermediate level of English is mandatory to register in any of the above mentioned courses. To enroll in these ...

  • 5346e8df9edd12fd5160049188a75a7f

    Você já conhece o Museu Geológico da Unisinos?

    A ciência que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre analisa, também, as alterações sofridas por ela no decorrer do tempo. Esse estudo da Geologia investiga a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão, a glaciação e a desertificação. Para isso, são feitas pesquisas para analisar fósseis, minerais ...

Postado por ezanotti em 15 - dezembro - 2014 0 Comentário

quedaUm estudo publicado pela Ernest & Young confirma que a mineração do Brasil está indo de mal à pior.

Segundo Ernest & Young as fusões e aquisições na mineração brasileira caíram 66% no primeiro semestre do ano de 2014.

O fraco desempenho deve-se à crise no setor, mas também ao efeito Brasil. Os investidores de mineração e da pesquisa mineral perderam a confiança no país desde que o Ministério de Minas e Energia congelou a emissão de concessões e alvarás de pesquisa, o que provocou a paralisação dos projetos, minas e demais investimentos.

Não será nada fácil reverter esta situação, o Brasil ficará por muito tempo no topo da lista dos países menos atrativos da América Latina quando o assunto for mineração.

Fonte: www.geologo.com.br

Postado por ezanotti em 15 - dezembro - 2014 0 Comentário

iron-hematiteOs baixos preços do minério de ferro começam a fazer vitimas pelo Brasil. A Gerdau, que planejava produzir 18 milhões de toneladas do minério no ano de 2016, ampliando sua capacidade para 20 milhões de toneladas no ano de 2020, já está revendo os planos e, em breve, irá publicar sua nova estratégia.

A empresa deverá ser bem mais conservadora, reduzindo sua produção, enquanto o mercado acenar com os preços abaixo de US$ 80/t.

A mesma situação está ocorrendo com a Usiminas e a CSN. Se ao menos essas empresas tivessem mostrado todo o seu all-in sustaining cost para os seus produtos daria para entender o tamanho do problema. (não entendi)

Mesmo sendo uma empresa pública, a Vale se recusa a fornecer algum dado fundamental, para que possa haver a compreensão dos acionistas do seu maior projeto, o S11D, que irá produzir 90 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

Fonte: www.geologo.com.br

Postado por ezanotti em 15 - dezembro - 2014 0 Comentário

size_810_16_9_minerio-ferroUm estudo feito nos 33 maiores portos chineses mostra que os estoques de minério de ferro estão se ampliando. O volume acumulado nestes portos atingiu a marca de 103,44 milhões de toneladas de acordo com a Xinhua-China Iron One Price Index.

Os analistas acreditam que esse estoque reflita sobre a desaceleração da economia graças às pressões ambientalistas que estão fechando plantas e usinas siderúrgicas mais poluidoras. Em consequências, eles também acham que o preço do minério de ferro deve manter a tendência de queda.

Fonte: www.geologo.com.br

 

Postado por gabriellapd em 9 - dezembro - 2014 0 Comentário

layout_monitoria

 

A monitoria é um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar alguns conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação a algum ponto dos assuntos trabalhados em aula. Os monitores são selecionados pela Coordenação do Curso e recebem bolsa-auxílio.

Além disso, os alunos podem se candidatar para serem monitores presenciais ou a distância.

Fique atento ao diferentes processos de seleção!

 

Acesse o manual direitos e deveres do monitor presencial

Confira o edital 2015/1da monitoria presencial

Inscreva-se aqui para a monitoria presencial 2015/1

Postado por ezanotti em 1 - dezembro - 2014 0 Comentário

ManabiO projeto de minério de ferro da Manabi foi barrado pela justiça estadual, mas a liminar, que tratava o pedido de Licença Prévia, foi cassada. Esse pedido deverá ser julgado no mês de novembro.

O que a MP alega é que a Manabi irá suprimir vegetação da Mata Atlântica durante a instalação do seu mineroduto. A Manabi diz que estão sendo desenvolvidos programas para minimizar impactos que tratam do desenvolvendo sustentável e da implantação da infraestrutura.

No mês de agosto a mineradora canadense fechou um acordo com a Vale para a construção de um ramal de 80 km de estrada de ferro que irá ligar o seu porto à Estrada de Ferro Vitória-Minas, da Vale. Com esse ramal a Manabi vai solucionar no curto prazo, o seu problema levantando US$ 4,5 bilhões que deverão ser investidos na mina, ferrovia e porto.

Fonte: www.geologo.com.br