• Have you had the chance to take one of the undergraduate courses in English offered by Unisinos ?

    Unisinos is offering courses in English to undergraduate students. In 2014/1 join the discussion on important current issues and also enjoy the opportunity to brush up your English. See the 13 options below: For more information visit unisinos.br/ementas – Disciplinas em Inglês A high intermediate level of English is mandatory to register in any of the above mentioned courses. To enroll in these ...

  • ECA_PROFISSAO_WEB

    Profissão: Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor

    A Agrimensura está presente nos mais diversos ramos da engenharia. Tem por objetivo projetar na superfície terrestre e assim demarcar uma extensa região terrena como se fosse num plano. Atua nas obras de grande e pequeno porte, de infra-estrutura, nas demarcações de áreas urbanas e rurais, em projetos rodoviários, dentre outros. Na indústria pesada, é uma das principais ferramentas de ...

  • Tecnologia da Impressora 3D chega ao Brasil com baixo custo

    Já imaginou ter ao alcance de suas mãos uma máquina que transforme desenhos desenvolvidos no computador em objetos físicos? Pois o gaúcho Rodrigo Krug, de 26 anos trouxe esta tecnologia ao País e, além disso, possibilitou que todos pudessem adquiri-la. Apesar de pouco conhecido, este recurso de imprimir peças e desenhos tridimensionais possui mais de trinta anos e devido aos ...

  • g402562

    Cientistas da Alemanha criam papel de parede “anti-terremoto”

    Um papel de parede especial, desenvolvido por cientistas alemães, pode se tornar uma alternativa simples e barata para reduzir os estragos causados pelos terremotos. Com esse novo adesivo, a energia do impacto pode ser distribuída por toda a parte prevenindo, assim, a possibilidade de causar danos em alguma parte da estrutura. Elaborado pelo Instituto Karlsruhe de Tecnologia, na Alemanha, em parceria ...

Postado por gabriellapd em 29 - setembro - 2014 0 Comentário

OFICINAS GRATUITAS – Inscrições abertas!

a) Gêneros Acadêmicos: linguagem para o TCC

Inscrições: http://www.unisinos.br/eventos/generos-academicos-linguagem-para-o-tcc-ex121530/22475

Programação

  • 1º encontro: Gênero acadêmico X outros gêneros: características do gênero acadêmico e escrita acadêmica.
  • 2º encontro: Como conectar ideias e criar sentido no Trabalho de Conclusão: pontuação, conectores e construção frasal.
  • 3º encontro: Como conectar ideias e criar sentido no Trabalho de Conclusão: pontuação, conectores e construção frasal.
  • 4º encontro: Reconhecimento de problemas de estrutura frasal (paralelismo, fragmentação, ambiguidade) e reescrita de frases.
  • 5º encontro: Revisão e exercícios.
Data de início: 29 de setembro de 2014
Data de término: 27 de outubro de 2014
Dias de aula: 29/09, 06/10, 13/10; 20/10 e 27/10

Dias da semana/Horário:

Segundas-feiras, das 14 às 17h.
Carga horária:

Sala:

15 horas

3C104

 

b) Apresentação de trabalhos acadêmicos: teoria e prática

Inscrições:  http://www.unisinos.br/eventos/apresentacao-de-trabalhos-academicos-teoria-e-pratica-ex121548/22518

Programação

  • Aula 1: resumo e resenha
  • Aula 2: paráfrase, plágio e conectores discursivos
  • Aula 3: citação, referência e bibliografia
  • Aula 4: apresentação em PowerPoint
  • Aula 5: elaboração de pôster
Data de início: 02/10
Data de término: 30/10
Dias de aula: 02/10; 09/10; 16/10; 23/10; 30/10

Dias da semana/Horário:

Quintas-feiras, das 19h30min às 22h30min
Carga horária:

Sala:

15h

3E203

 

c) Gramática nossa de cada dia 

Inscrição: http://www.unisinos.br/eventos/gramatica-nossa-de-cada-dia-ex121523/22464

Programação

  • Revisar tópicos importantes da gramática de língua portuguesa, como pontuação, acentuação, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal e crase;
  • Discutir as principais dificuldades em relação à aplicação dealgumas regras;
  • Proporcionar atividades que envolvam questões práticas do uso desses tópicos no dia a dia.
Data de início: 06/10/2014
Data de término: 10/11/2014
Dias de aula: 06/10, 13/10, 20/10, 27/10, 03/11; 10/11

Dias da semana/Horário:

Segunda-feira, das 19h15min às 22h15min
Carga horária:

Sala:

15 horas

3E104

d) Sintaxe: um olhar para a gramática tradicional

Inscrições: http://www.unisinos.br/eventos/sintaxe-um-olhar-para-a-gramatica-tradicional-ex121284/22451

Programação

  • Estrutura do discurso: frase, oração e período;
  • Constituintes oracionais: termos essenciais (sujeito/predicado); tipos de predicados (verbal, nominal e verbo-nominal);
  • Predicado e seus argumentos;
  • Transitividade verbal;
  • Funções sintáticas;
  • Reforma ortográfica: acentuação e uso do hífen.
Data de início: 11/10
Data de término: 08/11
Dias de aula: 11/10;18/10;25/10; 01/11; 08/11

Dias da semana/Horário:

Sábado, das 8h30min às 11h30min
Carga horária:

Sala:

15 horas

3C104

 e) Argumentação e coesão: a relevância dos operadores argumentativos

Inscrições: http://www.unisinos.br/eventos/argumentacao-e-coesao-a-relevancia-dos-operadores-argumentativos-ex121560/22552

 Programação

  • •O ato da comunicação e seus elementos;
    •Argumentar, convencer e persuadir: características e utilização;
    •Mecanismos argumentativos e sequência argumentativa;
    •Análise dos operadores argumentativos marcadores de discurso: utilização coerente e eficaz para obtenção de um resultado satisfatório;
    •Estudo de temas, problemas, hipóteses, teses e argumentos utilizados em textos;
    •Importância sobre a argumentação nos textos.
Data de início: 04/10
Data de término: 08/11
Dias de aula: 04/10;11/10;18/10;25/10;08/11

Dias da semana/Horário:

Sábados, das 8h30min às 11h30min
Carga horária:

Sala:

15 horas

3C105

 

Postado por ezanotti em 24 - setembro - 2014 0 Comentário

Ftalatos  - Reach - EuronewsAo ver que o sistema Reach pode proibir a sua utilização, o empresário Andy Douglas viu uma boa oportunidade: “tinha que me certificar que se substituíssem os ftalatos, os estava a substituir por algo que tivesse um futuro longo e sustentável. Não havia lógica em usar outro tipo de ftalato ou outro produto que pudesse ter o mesmo tipo de questões para a saúde. Então, usei o REACH para me orientar nesta questão”.

Estes produtos utilizados em escolas ou hospitais têm a vantagem de ser muito pegajoso e que cumprem muito bem sua função. Outra vantagem competitiva é o preço. As fitas não são mais caras do que a concorrência, o que aumentou as vendas deste negócio. “A introdução deste produto significou que tivemos de contratar mais sete funcionários, para a distribuição e fabricação do produto. O volume de negócios aumentou em 20%, o q em termos monetários representa um milhão de libras por ano”, afirmou Andy Douglas.

Fonte: www.engenharia-quimica.blogspot.com.br

Postado por ezanotti em 24 - setembro - 2014 0 Comentário

olimpiada-do-conhecimento-senai-2014A Olimpíada do Conhecimento deste ano foi encerrada no dia 6/9, em Belo Horizonte, em que estudantes de agrimensura foram a campo para uma prova externa. Como tarefa, realizaram medições topográficas no Parque da Pampulha na Capital Mineira.

         Os avaliadores seguiram para o local sem manter contato direto com os estudantes. É um processo comum no evento. Por questões de ética os avaliadores e competidores não devem ficar próximos durante os dias de provas.

         Um dos participantes, Carlos Alberto da Costa Lima, 16 anos, gostou da prova, e comentou, “Estamos trabalhando, na prática, com o principio básico de agrimensura, que é esse levantamento em campo”. Ele afirma que “É uma oportunidade única, que todos os estudantes de institutos federais deveriam participar”.

          Para Noelly Raiane Evangelista, 16 anos, outra participante do evento, a prova externa é excelente para que os estudantes entrem no clima da profissão. “As provas têm patamar de exigência bem alto, e a competição, um nível bem elevado”. E ainda diz que: “É muito importante que outras instituições de ensino técnico saibam o que fazemos”.

            O profissional de agrimensura deve ter domínio das bases da cartografia e ter conhecimentos de matemática e informática.

Fonte: CM News

Postado por ezanotti em 24 - setembro - 2014 0 Comentário

  010160140903-metal-vidro       Os cientistas que trabalham com novos materiais estão há muito tempo procurando um modo de criar vidros a partir de metais puros, monoatômicos. Li Zhong e seus colegas da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, acabam de conseguir.

          “Esta é uma questão fundamental explorada pelo pessoal da área há muito tempo, mas ninguém conseguia resolver o problema. As pessoas acreditavam que isso poderia ser feito, e agora nós podemos mostrar que realmente é possível”. Afirma o professor Scott Mao, coordenador da equipe.

           Os vidros metálicos são materiais únicos na medida em que sua estrutura não é cristalina, como a maioria dos metais, mas amorfa com os átomos dispostos aleatoriamente. Isso lhes dá uma plasticidade especial, e há cientistas que acreditam ser possível a fabricação de vidros metálicos flexíveis.

            Vários tipos de vidros metálicos estão sendo desenvolvidos para várias áreas de aplicações comerciais porque eles são muito fortes e podem ser processados como se fossem plásticos.

            Para desenvolver sua nova técnica para criar vidros metálicos monoatômicos, Zhong criou um dispositivo para fazer um resfriamento extremamente rápido. (1014 K s−1).

         Metais elementares como, tântalo e vanádio, são fundidos e resfriados instantaneamente, se transformando em vidro, com propriedades muito diferentes das que possuíam anteriormente, quando ainda eram cristais cristalinos. “Nossa técnica também apresenta grande controle sobre os processos reversíveis de vitrificação-cristalização, sugerindo o seu potencial em aplicações microeletromecânicas”. Afirmaram os pesquisadores.

Fonte: www.inovacaotecnologica.com.br/

Postado por gabriellapd em 24 - setembro - 2014 0 Comentário

Monitoria Extra