• Unisinos é a melhor instituição particular do país, nos cursos de Engenharia Ambiental e matemática

    Neste ano a Unisinos ficou na 14ª colocação geral das instituições, mas ficou em primeiro lugar na relação de universidades privadas, destacando-se nos cursos de Engenharia Ambiental e Matemática. O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil realizada pela Folha de São Paulo desde o ano de 2012. Na edição de 2014 há dois produtos ...

  • Have you had the chance to take one of the undergraduate courses in English offered by Unisinos ?

    Unisinos is offering courses in English to undergraduate students. In 2014/1 join the discussion on important current issues and also enjoy the opportunity to brush up your English. See the 13 options below: For more information visit unisinos.br/ementas – Disciplinas em Inglês A high intermediate level of English is mandatory to register in any of the above mentioned courses. To enroll in these ...

  • ECA_PROFISSAO_WEB

    Profissão: Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor

    A Agrimensura está presente nos mais diversos ramos da engenharia. Tem por objetivo projetar na superfície terrestre e assim demarcar uma extensa região terrena como se fosse num plano. Atua nas obras de grande e pequeno porte, de infra-estrutura, nas demarcações de áreas urbanas e rurais, em projetos rodoviários, dentre outros. Na indústria pesada, é uma das principais ferramentas de ...

  • Tecnologia da Impressora 3D chega ao Brasil com baixo custo

    Já imaginou ter ao alcance de suas mãos uma máquina que transforme desenhos desenvolvidos no computador em objetos físicos? Pois o gaúcho Rodrigo Krug, de 26 anos trouxe esta tecnologia ao País e, além disso, possibilitou que todos pudessem adquiri-la. Apesar de pouco conhecido, este recurso de imprimir peças e desenhos tridimensionais possui mais de trinta anos e devido aos ...

Postado por gabriellapd em 21 - outubro - 2014 0 Comentário

Se você tem a formatura prevista para 2015/1, é importante participar do Sorteio do Calendário de Formaturas 2015/1.  O sorteio ocorrerá amanhã (22/10), às 19h, no Auditório Pe. Bruno Hammes.

Qualquer dúvida, entre em contato no mail formandos@unisinos.br .

Outras informações podem ser obtidas em através da Equipe de Formaturas.

Postado por jsilvasilveira em 21 - outubro - 2014 0 Comentário

Joao wartsilaJoão cursa Engenharia de Energia e foi selecionado para participar do programa Summer Trainee na empresa Wärtsilä, em Vaasa, na Finlândia, durante o seu intercambio de Ciência sem Fronteiras. A cidade é conhecida por ser líder em tecnologia de energia no Nórdico, e a empresa tradição na fabricação de motores de grande porte na Finlândia. Este ano, Wärtsilä completa 180 anos de história.

João trabalha no setor da empresa que lida com Centrais de Energia (Power Plants), na área de serviços elétricos de projetos (Project Services Electrical) e também como controlador de projeto (Project Controler). Segundo ele, na Finlândia o sistema de estágios é bem diferente do Brasil. As empresas normalmente oferecem vagas para estudantes durante o período de férias de verão, que duram até três meses. Normalmente, quem estuda na Finlândia são estudantes de tempo integral sendo que não se tem o costume de estagiar durante o período letivo.

“Aqui o governo prioriza a educação e facilita para aqueles que querem estudar. O que eu percebo é que as empresas aqui costumam admitir estagiários que tenham vontade de aprimorar seus conhecimentos e que na conclusão do seu curso estejam prontos para trabalhar na empresa contratante”, relata João. Muitos dos estagiários que trabalham com ele já estão no segundo ou terceiro verão trabalhando pela mesma empresa, fato que mostra a dedicação com seus funcionários.

“Este estágio me forneceu visões muito amplas em dois setores para a execução de um projeto de uma central de energia: o técnico e o gerenciamento”, conta o estudante. Em sua trajetória internacional, João aprendeu sobre  análises de desenhos elétricos, visitas técnicas a fornecedores, logística e controle de verba para fabricação de peças e construção da central de energia. Ele viu as mudanças durante a execução de um projeto e sua implementação para que sejam entregues a tempo e estejam prontas para a operação. João teve, ainda, a oportunidade de ganhar experiência em participações de teleconferências para entender como um projeto começa e quais são os primeiros contatos entre Wärtsilä e a empresa contratante em reuniões bilíngues.

“Ao começar o estágio, ganhei treinamento por duas semanas sobre os conceitos básicos do software que iria utilizar durante o período de estágio. Trabalhei com ferramentas computacionais para alterações e criações de desenhos elétricos (Auto CAD Eletrical) em que pude por em prática os conhecimentos que já tinha. Também quiseram que eu adquirisse conhecimento no SAP para  fazer análise de custos do projeto e levantamento da logística do transporte de peças”, diz.

João afirma que durante o seu estágio ganhou grande conhecimento e experiência que poucos estágios no Brasil dariam. Ele se diz extremamente grato por esta oportunidade e experiência de aprendizagem na Wärtsilä. Uma experiência incrível.

Fonte: Embaixada da Finlândia 

Postado por ezanotti em 15 - outubro - 2014 0 Comentário

case_agronegocioCom a mecanização das fazendas, as máquinas de construção também estão cada vez mais sendo utilizadas nos locais que buscam uma sistematização da produção, garantindo maior eficiência das máquinas agrícolas. Um exemplo é a lavoura de cana-de-açúcar. “O nivelamento do solo e as operações de terraceamento são extremamente importantes para a colheita mecanizada de cana-de-açúcar, garantindo qualidade da matéria prima” explica o gerente de marketing da CASE, Carlos França.

Motoniveladoras, pós-carregadeiras, escavadeiras e retroescavadeiras são as responsáveis pelas operações de drenagem das áreas, construção de curvas-de-nível e abertura de valas e valetas. Além disso, tanto a retroescavadeira como as mini carregadeiras são muito utilizadas na manutenção das fazendas e manuseio de insumos, da colheita ao bagaço da cana.

Segundo França, com o equipamento de construção correto é muito mais fácil padronizar o tamanho dos talhões, as áreas de carregamento, a largura dos carreadores e os modelos de curva-de-nível a serem adotados.

Fonte: www.brasilengenharia.com

Postado por ezanotti em 15 - outubro - 2014 0 Comentário

BAyerO grupo alemão Bayer anunciou nesta ultima semana, que pretende separar sua divisão química do resto da companhia. O conglomerado quer se concentrar inteiramente nos negócios de ciências da vida e CropScience (Agronegócio).

Nos últimos anos a empresa vem se desconectando globalmente dos negócios voltados para as especialidades químicas, que já não estavam garantindo uma alta rentabilidade e que nos últimos meses perderam competitividade para o “shale gas”.

Nesse sentido, segundo o executivo de inovação da Bayer e membro do conselho do grupo, Kemal Malik, a Bayer está acelerando os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de medicamentos. “Temos cinco importantes produtos que podem gerar receita de 7,5 milhoes de euros”, disse.

 Uma das principais apostas é o Xarelto, que sozinho pode alcançar vendas globais de 3,5 milhões de euros. Os outros produtos como Elya, Adempas, Xofigo e Stilvarga compõe esse novo portfólio.

Fonte: www.engenharia-quimica.blogspot.com.br

Postado por ezanotti em 15 - outubro - 2014 0 Comentário

download (7)Neste ano a Unisinos ficou na 14ª colocação geral das instituições, mas ficou em primeiro lugar na relação de universidades privadas, destacando-se nos cursos de Engenharia Ambiental e Matemática.

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil realizada pela Folha de São Paulo desde o ano de 2012. Na edição de 2014 há dois produtos principais: o ranking das universidades e o ranking dos cursos.

No ranking das universidades estão classificadas as 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação ensino e mercado. Já no ranking dos cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no país, como administração, medicina e direito, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos pelas universidades.

Os dados que compõe os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe do Folha de São Paulo em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC  e em pesquisas nacionais de opinião realizadas pela Datafolha.

A equipe do RUF pode esclarecer dúvidas metodológicas sobre os diferentes rankings, mas não informa sobre os processos seletivos, matrículas, calendário escolar e o valor das mensalidades nas instituições de ensino superior do país.