• Have you had the chance to take one of the undergraduate courses in English offered by Unisinos ?

    Unisinos is offering courses in English to undergraduate students. In 2014/1 join the discussion on important current issues and also enjoy the opportunity to brush up your English. See the 13 options below: For more information visit unisinos.br/ementas – Disciplinas em Inglês A high intermediate level of English is mandatory to register in any of the above mentioned courses. To enroll in these ...

  • ECA_PROFISSAO_WEB

    Profissão: Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor

    A Agrimensura está presente nos mais diversos ramos da engenharia. Tem por objetivo projetar na superfície terrestre e assim demarcar uma extensa região terrena como se fosse num plano. Atua nas obras de grande e pequeno porte, de infra-estrutura, nas demarcações de áreas urbanas e rurais, em projetos rodoviários, dentre outros. Na indústria pesada, é uma das principais ferramentas de ...

  • Tecnologia da Impressora 3D chega ao Brasil com baixo custo

    Já imaginou ter ao alcance de suas mãos uma máquina que transforme desenhos desenvolvidos no computador em objetos físicos? Pois o gaúcho Rodrigo Krug, de 26 anos trouxe esta tecnologia ao País e, além disso, possibilitou que todos pudessem adquiri-la. Apesar de pouco conhecido, este recurso de imprimir peças e desenhos tridimensionais possui mais de trinta anos e devido aos ...

  • g402562

    Cientistas da Alemanha criam papel de parede “anti-terremoto”

    Um papel de parede especial, desenvolvido por cientistas alemães, pode se tornar uma alternativa simples e barata para reduzir os estragos causados pelos terremotos. Com esse novo adesivo, a energia do impacto pode ser distribuída por toda a parte prevenindo, assim, a possibilidade de causar danos em alguma parte da estrutura. Elaborado pelo Instituto Karlsruhe de Tecnologia, na Alemanha, em parceria ...

Postado por gabriellapd em 29 - julho - 2014 0 Comentário

Mecanica

Postado por gersonam em 24 - julho - 2014 0 Comentário

A Unisinos renovou a parceria com a Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul para 2014. Este ano, mais uma vez, a instituição dará ao vencedor da disputa uma bolsa de estudos integral para um dos cursos de engenharia da universidade. O prêmio será entregue ao aluno destaque na modalidade EM-3, em que concorrem estudantes da última série do Ensino Médio.

quimica-i1

Em 2013, a Unisinos já fez esta parceira e o vencedor foi Tiago Follmann Perin, que hoje cursa Engenharia Química.  “Vencer a Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul foi algo realmente incrível. Eu já tinha uma noção de que tinha ido bem na prova, mas quando anunciaram o meu nome na solenidade e disseram que eu tinha gabaritado foi realmente muito emocionante. O coração batia muito, muito rápido e eu me sentia muito feliz. A solenidade em si também foi muito legal, principalmente pela presença dos meus pais, de alguns professores meus e de muitos colegas, que ao mesmo tempo em que eram meus concorrentes, comemoraram comigo a minha vitória”, lembra.

Aos candidatos que desejam participar da disputa em 2014, o estudante dá uma importante dica. “Para quem vai fazer a prova, o principal é ter calma. A pressão do momento e o nervosismo, às vezes, fazem você não perceber o detalhe de uma questão, que é crucial para encontrar a resposta”, alerta.

Se você se interessou e quer participar desta oportunidade de testar seus conhecimentos e ganhar uma bolsa de estudos, inscreva-se, gratuitamente, na página olimpiada/inscricoes até o dia 05 de setembro de 2014. A prova acontece no dia 27 de setembro, com início às 14h.

» Veja a matéria completa

Postado por gersonam em 24 - julho - 2014 0 Comentário

Você sabe o que significa a sigla VBA? O Visual Basic for Applications (VBA) consiste em uma implementação do Visual Basic da Microsoft, agregado em todos os programas do pacote Microsoft Office. O Ambiente VBA possui uma gama de funcionalidades que o usuário precisa conhecer para automatizar relatórios, rotinas e procedimentos, bem como criar aplicativos no Excel de modo ágil e seguro.

Para introduzir você ao ambiente VBA, abordando tudo o que é preciso saber para tirar proveito de um dos softwares mais completos e bem produzidos da Microsoft, é que a Unisinos propõe o curso de extensão “Excel com VBA”.

Confira os temas a serem trabalhados no curso:

  • Alinhamento;
  • Gravando macros;
  • Editando macros diretamente no Editor do Visual Basic (VBE) do Excel;
  • Fundamentos de Visual Basic for Applications (VBA);
  • Funções nativas da linguagem VBA;
  • Funções de interação com o usuário;
  • Tratamento de erros;
  • Criando funções personalizadas para o Excel;
  • Eventos;
  • Criando interfaces personalizadas;
  • Interagindo com as planilhas.

» Matricule-se e tenha uma nova visão de como utilizar o Excel em suas atividades. As aulas começam dia 2 de agosto.

Conheça também os cursos:

» Formação Excel

» PCP – Planejamento e Controle da Produção

» Introdução à Qualidade de Software

» Inspeção e Manutenção Predial

» Arquitetura de Hotéis: Projetos de Interiores para Empreendimentos Hoteleiros

Veja todas as ofertas em: unisinos.br/cursos-de-extensao

 

Postado por jsilvasilveira em 16 - julho - 2014 0 Comentário

010110140213-comunicacao-optica-ultrarrapida

Quando se trata de explorar os oceanos, ouvir é muito mais importante do que ver – você não conseguirá mesmo ver além de alguns poucos metros. Enquanto fora da água podemos contar com comunicações sem fios ou por fibras ópticas, a coisa é bem mais complicada no mar aberto, já que navios, submarinos, mergulhadores e robôs estão sempre se movendo. A saída pode estar em uma nova tecnologia de LEDs, que poderá viabilizar o estabelecimento de comunicações ópticas subaquáticas com grande largura de banda.

O nanomaterial, formado por uma sequência de camadas de silício e prata, acelera a velocidade das piscadas da molécula em 76 vezes, além de aumentar seu brilho em 80 vezes. LEDs azuis e verdes que piscam em alta velocidade – o que os pesquisadores chamam de modulação ultrarrápida – são o elo que falta para aumentar a velocidade de transmissão de informações via canais ópticos através da água. Isso porque a luz nas cores verde e azul tem menor índice de absorção pela água, permitindo a comunicação a distâncias mais longas e de forma mais confiável.

Na comunicação óptica submarina, os dados são convertidos de um sinal elétrico em pulsos de luz que viajam através da água e são captados por um receptor óptico. Até agora com tudo, tem sido difícil converter diretamente um sinal elétrico em um sinal óptico com velocidade adequada – a taxa de intermitência para a maioria destes sinais convertidos é inferior a um giga-hertz, uma taxa mais lenta do que a velocidade da maioria dos sinais de WI-FI.

Quando essa dificuldade for superada, as comunicações ópticas em mar aberto poderão substituir as comunicações acústicas, que têm baixa velocidade e baixa taxa de transferência – além de interferir com a comunicação de baleias e golfinhos. O próximo passo da pesquisa é incorporar o metamaterial no invólucro de um LED, para que o aumento de intensidade e intermitência obtidas na molécula possa ser testado em um componente prático.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Postado por jsilvasilveira em 16 - julho - 2014 0 Comentário

O padrão social de consumo inclui muitas tarefas e lições a serem seguidas. Essas tarefas envolvem as mudanças de hábitos que os cidadãos estão acostumados a realizar, como o cuidado com o meio ambiente dentro do âmbito domiciliar. Segundo a última pesquisa de saneamento básico consolidada IBGE, o Brasil produz cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, e o lixo domiciliar é equivalente a pouco mais da metade desse volume, ou seja, 125 mil toneladas diárias.

Apenas 2% do total desses resíduos descartados em residências e indústrias, são destinados à coleta seletiva. O restante, cerca de 50 mil toneladas, são despejados todos os dias em lixões a céu aberto, o que representa um grande risco à saúde e ao ambiente. Com esses dados obtidos pelo IBGE, observamos a mudança urgente desse cenário, diminuindo o volume de lixo de difícil decomposição, como vidros e plásticos. Assim, evitamos a poluição do ar e da água otimizando recursos e aumentando a vida útil dos aterros.

Veja na tabela abaixo quais resíduos podem ser reciclados:

imagem

Fonte: http://noticias.uol.com.br/