• vestibular destaque

    Vestibular de Varão Unisinos

    Nesta quinta-feira, 16 de outubro, iniciam as inscrições para o Vestibular de Verão da Unisinos. A universidade oferece mais de 70 cursos de graduação divididos em dois campi, um em Porto Alegre e outro em São Leopoldo, além dos polos EAD. As inscrições para o vestibular vão até 17/11, e as provas acontecem dia 22/11. Para se candidatar, acesse unisinos.br/vestibular. No site, ...

  • Minicurso “Teoria dos Sistemas e Direito”

        A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito e a Profa. Sandra Regina Martini Vial, convidam-o(a)s a participar do Minicurso com o Prof. Dr. Giancarlo Corsi (Universidade de Modena e Reggio Emilia) sobre o tema "Teoria dos Sistemas e Direito".   O evento acontecerá nos dias 20 e 27/10 e 03 e 17/11, das 14h às 17h, na Sala 4A401 (PPGDireito), 4º pisó ...

  • GABARITO PROVA OAB SIMULADO – 2014/2

      Gabarito Prova OAB Simulado 20142

  • Oficina de Prática Jurídica: Advogando no Foro Cível Período: 03/11/2014 a 15/12/2014

    Para demais informações, clique no Link abaixo: FolderOficinaAdvogando ForoCivel  

Postado por ezanotti em 29 - outubro - 2014 0 Comentário

post-vestibular-2Nesta quinta-feira, 16 de outubro, iniciam as inscrições para o Vestibular de Verão da Unisinos. A universidade oferece mais de 70 cursos de graduação divididos em dois campi, um em Porto Alegre e outro em São Leopoldo, além dos polos EAD.

As inscrições para o vestibular vão até 17/11, e as provas acontecem dia 22/11. Para se candidatar, acesse unisinos.br/vestibular. No site, é possível conferir a lista completa de cursos, informações sobre datas e detalhes sobre como são as provas. A página inclui, ainda, um simulado online para testar conhecimentos gerais.

Mais informações pelo site unisinos.br/vestibular ou pelo telefone (51) 3591-1122.

Postado por ezanotti em 28 - outubro - 2014 0 Comentário

joserodrigorodriguesjabuti2Na quinta feira, 16 de outubro, foram anunciados os vencedores do 56º Prêmio Jabuti, a mais tradicional premiação literária do Brasil. O professor e pesquisador do PPG em Direito da Unisinos, José Rodrigo Rodriguez, foi premiado com o primeiro lugar, na categoria Direito, com a obra “Como decidem as cortes”.

O professor esclareceu que o livro é uma crítica ao direito brasileiro. Segundo José Rodrigo, as discussões informais que se geram em torno do poder judiciário são acerca da rapidez com que as decisões são tomadas. Nesse sentido, o professor problematizou em sua obra como os casos são solucionados nas cortes brasileiras, quais os argumentos utilizados e por que há tantas divergências, mesmo a lei sendo uma só.

O professor afirmou que o destaque foi uma surpresa devido à quantidade de obras qualificadas que concorreram. Para ele o Prêmio Jabuti tem grande relevância, visto que incentiva a produção de livros acadêmicos, um mercado bem disputado. “Foi muito importante para mim, que não tenho nem dez anos de carreira acadêmica, poder contar com uma premiação que me desse tal visibilidade. Isso incentiva os acadêmicos a arriscarem em suas pesquisas”, afirma Rodriguez.

 Fonte: www.jornalvs.com.br

Postado por ezanotti em 24 - outubro - 2014 0 Comentário

pesquisando 2014 2ª feira

pesquisando 2014 3ª feira

 

pesquisando 2014 4ª feira

 

pesquisando 2014 5ª feira

 

 

Postado por ezanotti em 24 - outubro - 2014 0 Comentário
IMG-20141015-WA0013O grupo de acadêmicos participantes dessa edição de 2014 foi originalmente formado por bolsistas de iniciação científica em meados de 2012, pelos alunos Marcelo Richter, Danilo Junior e Pedro Espíndola.
Durante o período em que eram bolsistas da Iniciação Científica, tomaram conhecimento do “Campeonato Brasileiro de Arbitragem Petrônio Muniz”, organizado pela CAMARB (Câmara de Arbitragem de Belo Horizonte) e que ocorre 1 vez por ano. A Escola de Direito da Unisinos teve a sua primeira participação neste evento foi em 2013.
Esta competição ocorre basicamente da seguinte maneira.  A comissão organizadora lança um caso fictício que envolve temas na área do direito empresarial e um problema relacionado à jurisdição do Tribunal Arbitral. Este ano, por exemplo, estava-se discutindo questões sobre extensão da cláusula compromissória à contratos conexos. Quanto ao mérito do problema havia questões relacionadas à direito societário, quanto à participação societária de uma empresa em outra decorrente de investimentos, e direito da propriedade intelectual, relacionado ao licenciamento de um software.
Após o lançamento do caso, as universidades montam suas equipes e se inscrevem no evento (este ano foram 26 equipes), que será dividido a partir deste momento em duas fases:
a) na primeira fase, as equipes devem enviar memoriais escritos, defendendo as posições da parte autora (Requerente) e da parte ré (Requerida);
b) a segunda fase consiste em rodas orais (sustentações orais) entre as equipes nos dias do evento, de modo que uma universidade vai eliminando a outra, até que se tenha as rodadas de quartas-de-final, semi-final e final.
30_16374_5426c210b8b26Na edição deste ano, que ocorreu em outubro de 2014, a Unisinos chegou até as quartas-de-final, ficando entre o 5º e o 8º lugar num total de 26 equipes.
Este Campeonato é baseado no tradicional evento mundial denominado “Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot”, o qual ocorre uma vez por ano, entre abril e maio, na cidade de Viena-Áustria, e que conta em média com 200 equipes das principais universidades de todos os continentes. No caso do evento Willem C. Vis, os memoriais devem ser escritos em inglês e as rodadas orais também são em inglês. A legislação aplicável ao mérito da disputa é a Convenção de Viena sobre direito dos tratados e existe assim como no campeonato nacional, uma questão controversa acerca da jurisdição do Tribunal Arbitral.
A Unisinos ainda não teve a oportunidade de montar uma equipe para participar deste evento internacional, sendo que o principal objetivo do grupo de acadêmicos é dar continuidade ao  grupo, com a possibilidade de ingresso de novos acadêmicos interessados nesta temática, para participar de novas edições do campeonato nacional e do internacional.
30_16374_5426c21153f98