Postado por admin Em 25 - fevereiro - 2011 1 Comentário

O professor Carlo Franzato, do PPG em Design da Unisinos, acaba de publicar um artigo na revista Design Philosophy Papers. Quem é da área sabe que a publicação é tri prestigiada no mundo inteiro. “Design as Speculation”, título do artigo do professor italiano, apresenta experiências conceituais de jovens designers contemporâneos, que quebram os paradigmas do design para refletir e fazer com que o público e a crítica também reflitam. “No artigo, exploro as possibilidades dialéticas que são intrínsecas ao design. A atividade destes designers é frequentemente relacionada com a vida cotidiana que observam e reinterpretam, elaborando conceitos projetuais semanticamente intensos e, às vezes, até poéticos”, explicou.

Giulio Iacchetti e Matteo Ragni, “Moscardino” garfo e colher. Foi editado pela Pandora Design em 2000 (foto: Enrico Suà Ummarino)

As primeiras reflexões sobre o assunto começaram ainda em Milão, quando Carlo estava elaborando seu trabalho de conclusão. Mas, segundo ele, retomou o assunto com vigor nos últimos dois anos. O mais legal de ter publicado em uma revista de renome na área, é que o professor teve um retorno amplo e positivo de diversos designers. “Eles comentam que este artigo os fez refletir. Isso é um sucesso, porque normalmente acontece o contrário, ou seja, os designers fazem os acadêmicos refletirem”, conta.

Susana Soares, “Bee’s”. O protótipo foi desenvolvido no Design Interactions Department of Royal College of Art of London em 2007 e apresentado na exposição “Design and the Elastic Mind”, no MOMA, em 2008

Ficaram com vontade de ler? A gente também. Para ver a revista inteira, você pode clicar aqui. Se quiser ir direto ao assunto e ver como o professor Carlo conseguiu instigar tanta gente, clica direto aqui. O artigo está em inglês.

Paolo Ulian, carão -postal “Drinkable Watercard”. Desenvolvido para a exposição “Water”, em 2003