• Chegou a hora de votar!

    Eleição para a escolha da nova gestão da CIPA ocorrerá de 25 de agosto a 01 de setembro O comitê eleitoral da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) convida todos os funcionários e professores da UNISINOS para a escolha de seus novos representantes, que atuarão na gestão 2014/2015. A eleição ocorrerá das 8h, do [...]

    untitled
  • 27 de julho marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho

    Data serve de momento para refletir e conscientizar sobre a segurança no trabalho Para que todo trabalhador possa desempenhar plenamente suas atividades profissionais, é necessária a criação de rotinas, práticas e regras que lhe garantam total segurança. Além da organização dos processos, é necessária a adequação dos locais de trabalho e quando conveniente, a utilização [...]

    download
  • SIPAT 2014 faz golaço em favor da prevenção de acidentes no trabalho!

    Em ano de Copa do Mundo no Brasil, a SIPAT armou o time com craques diferenciados e jogou na ofensiva, superando a retranca e garantindo uma grande vitória no jogo duro contra os acidentes no trabalho. A 23ª edição do evento trouxe diversas atividades e contou com a presença de funcionários da Unisinos e de [...]

    DSC_0007
  • SIPAT 2014 quer marcar gol de placa!

    Atenção, em ano de Copa do Mundo no Brasil, a equipe da CIPA – UNISINOS entra em campo para mais uma SIPAT.  Neste ano o tema é: “No jogo da vida, o craque mais importante é você. Cuide-se!”. A 23ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da CIPA-UNISINOS promete movimentar o [...]

    CARTAZ SIPAT_final 2014

Chegou a hora de votar!

Postado por weber 0 Comentário em 4 - agosto - 2014

untitled

Eleição para a escolha da nova gestão da CIPA ocorrerá de 25 de agosto a 01 de setembro

O comitê eleitoral da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) convida todos os funcionários e professores da UNISINOS para a escolha de seus novos representantes, que atuarão na gestão 2014/2015.

A eleição ocorrerá das 8h, do dia 25 deagosto, às 17h, do dia 01 de setembro, por meio de votação secreta em urna.

Assumirão como membros titulares os quatro candidatos mais votados e os três candidatos subsequentes; em ordem decrescente, assumirão na condição de suplentes. Lembramos, ainda, que cada funcionário poderá votar em apenas uma pessoa.

Os empregados e professores que desejarem se candidatar deverão registrar suas candidaturas em formulário específico, com os integrantes da Segurança do Trabalho (SESMT), das 8h do dia 04/08/2014 às 17h do dia 19/08/2014.

O resultado da eleição será apurado no dia 03 de setembro e você confere aqui, no blog da CIPA!

Participe da eleição, seu voto é muito importante!

 

 

Data serve de momento para refletir e conscientizar sobre a segurança no trabalho

download

Para que todo trabalhador possa desempenhar plenamente suas atividades profissionais, é necessária a criação de rotinas, práticas e regras que lhe garantam total segurança. Além da organização dos processos, é necessária a adequação dos locais de trabalho e quando conveniente, a utilização de equipamentos que garantam a segurança para todos os profissionais nas mais diferentes áreas de atuação.

Fortalecendo essa ideia, no dia 27 de julho é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho. A data é um marco histórico na luta dos trabalhadores por melhorias nas condições de segurança e saúde no trabalho. Com o passar dos anos, um conjunto de medidas legislativas foram aplicadas para garantir proteção e direitos aos trabalhadores.

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972 com a publicação das duas Portarias que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.

Na UNISINOS, a CIPA desenvolve um trabalho constante junto ao SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, no sentido de prevenir, conscientizar e desenvolver medidas que busquem eliminar os riscos de acidentes no trabalho.

A última grande campanha desenvolvida pela atual gestão foi centrada na divulgação e conscientização sobre a presença das rampas de acesso localizadas em diversos pontos do Centro Comunitário. Após o relato de alguns acidentes, foi desenvolvido um trabalho de investigação e estudo da situação. Como foi apontado pelo SESMT, a situação das rampas está dentro das especificações vigentes na Norma Brasileira da ABNT – nº 9050 de 2004. Com isso, foi desenvolvida uma campanha para alertar sobre algumas práticas que podem contribuir para acidentes.

Para acessar o post sobre a campanha das rampas clique no link abaixo:

http://www.unisinos.br/blogs/cipa/2014/05/05/atencao-as-rampas-de-acesso/

 

Portanto, lembramos que a tarefa de garantir a segurança no trabalho envolve todos nós e podemos sempre contribuir para o nosso bem estar e de todos nossos colegas.

Gostou, curte o post e compartilha!!!

 

 

Em ano de Copa do Mundo no Brasil, a SIPAT armou o time com craques diferenciados e jogou na ofensiva, superando a retranca e garantindo uma grande vitória no jogo duro contra os acidentes no trabalho.

A 23ª edição do evento trouxe diversas atividades e contou com a presença de funcionários da Unisinos e de seus colaboradores em três dias de muita troca de experiência, conhecimento e dicas de como tornar a rotina de trabalho mais agradável, produtiva e segura.

Entre as atrações, tivemos oficinas, palestras, ioga, ações promocionais, além de grande distribuição de brindes aos participantes em eventos totalmente gratuitos.

A SIPAT 2014 proporcionou momentos de integração, saúde e diversão para os funcionários, professores, alunos, parceiros da universidade e comunidade como um todo, unindo lazer e conscientização.

Queremos agradecer a todos os envolvidos e principalmente aos profissionais convidados e colegas que contribuíram para a realização de mais este grande evento da CIPA.

Já estamos esperando a próxima!

 

DSC_0030 DSC_0034DSC_0050DSC_0058DSC_0012DSC_0004DSC_0071DSC_0091DSC_0084DSC_0007

SIPAT 2014 quer marcar gol de placa!

Postado por weber 0 Comentário em 14 - maio - 2014

Atenção, em ano de Copa do Mundo no Brasil, a equipe da CIPA – UNISINOS entra em campo para mais uma SIPAT.  Neste ano o tema é: “No jogo da vida, o craque mais importante é você. Cuide-se!”.

A 23ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da CIPA-UNISINOS promete movimentar o campus da UNISINOS entre os dias 03 e 05 de junho de 2014.

Estamos preparando diversas atrações entre oficinas, palestras, ioga, ações promocionais, além de grande distribuição de brindes aos participantes. Todos os eventos serão gratuitos e sua participação é muito importante para nós. A SIPAT 2014 pretende promover momentos de integração, saúde e diversão para os funcionários, professores, alunos, parceiros da universidade e comunidade como um todo, unindo lazer e conscientização.

Vá se preparando, marque na agenda e combine com seus colegas, pois junho é mês de SIPAT e temos um encontro marcado com a qualidade de vida no trabalho!

As inscrições para os eventos devem ser feitas através do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/19tsvWFwbEV6-rPmhnnib6Z33biHt5sO6Idg2m-kJ0z4/viewform

Confira a programação completa:

CARTAZ SIPAT_final 2014

Todos contra a dengue!

Postado por weber 0 Comentário em 8 - maio - 2014

untitled

Este ano, o Dia Mundial da Saúde teve como tema a luta contra a dengue e como essa batalha segue sem trégua, confira abaixo algumas informações que podem ser úteis:

Dúvidas Frequentes:

Como é o mosquito da dengue?

O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia.

Como o inseto é infectado?

Aedes aegypti somente se infecta com o vírus da dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus.

Quais os principais sintomas?

A dengue clássica se manifesta assim:

99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto.
60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos.
50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital);
50% têm prostação, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos.
25% têm manchas vermelhas no tórax e braços.

IMPORTANTE: A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios.

Há tratamento para a doença?

Não existe tratamento específico. Diante a mínima suspeita de dengue não utilize medicamento a base de ácido acetil-salicílico. Beba bastante água e consulte um médico.

Existe vacina contra a dengue? Quantas vezes a pessoa pode ter a doença?

Não existe vacina. Existem quatro tipos de vírus (Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4), pode-se adoecer por cada um dos vírus circulantes que está no mosquito, então, quatro vezes. Cada tipo confere imunidade.

Divulgue essas informações e entre na luta contra a dengue!