• 1ª DE DEZEMBRO – DIA MUNDIAL DE COMBATE E PREVENÇÃO DA AIDS

    O que é HIV Causador da aids, HIV significa vírus da imunodeficiência humana. Recebe esse nome, pois destrói o sistema imunológico.  O que é aids Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Humana. A aids se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas. Como se pega o HIV? • [...]

  • CIPA Gestão 2014/2015

    No dia 01 de outubro de 2014, foi realizada a sessão de instalação e posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA UNISINOS para o período de 01/10/2014 a 30/09/2015.

  • CIPA recebe palestra sobre sanitização no campus

    A última reunião mensal da atual gestão da CIPA foi marcada pela análise, avaliação e projeção da comissão. Uma conversa com os integrantes da atual gestão foi o tom da última reunião, onde foi destacada a atuação marcante e o comprometimento com a proposta lançada no início dos trabalhos. Ao final de um ano de [...]

  • Chegou a hora de votar!

    Eleição para a escolha da nova gestão da CIPA ocorrerá de 25 de agosto a 01 de setembro O comitê eleitoral da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) convida todos os funcionários e professores da UNISINOS para a escolha de seus novos representantes, que atuarão na gestão 2014/2015. A eleição ocorrerá das 8h, do [...]

    untitled

O que é HIV

Causador da aids, HIV significa vírus da imunodeficiência humana. Recebe esse nome, pois destrói o sistema imunológico.

 O que é aids

Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Humana. A aids se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas.

Como se pega o HIV?

• Fazendo sexo sem camisinha (oral, vaginal ou anal);
• Compartilhando agulhas e seringas contaminadas;
• Da mãe para o bebê durante a gravidez, na hora do parto e/ou amamentação.

 Como sei se tenho HIV?

Basta fazer um dos testes existentes para diagnosticar a doença. Eles são gratuitos e seu resultado é seguro e sigiloso. É realizado a partir da coleta de sangue. Se der negativo, a pessoa não foi infectada pelo vírus. Mas os pacientes que tiverem o resultado positivo devem fazer acompanhamento médico.

 Como é o tratamento?

O tratamento inclui acompanhamento periódico com profissionais de saúde e a realização exames. A pessoa só vai começar a tomar osmedicamentos antirretrovirais quando exames clínicos e de laboratório indicarem a necessidade. Esses remédios buscam manter o HIV sob controle o maior tempo possível. A medicação diminui a multiplicação do HIV no corpo, recupera as defesas do organismo e, consequentemente, aumenta a qualidade de vida do soropositivo. Para que o tratamento dê certo, o soropositivo não pode se esquecer de tomar os remédios ou abandoná-los. O vírus pode criar resistência e, com isso, as opções de medicamentos diminuem. A adesão ao tratamento é fundamental para a qualidade de vida.

Mesmo em tratamento, a pessoa com aids pode e deve levar uma vida normal, sem abandonar a suavida afetiva e social. Ela deve trabalhar, namorar, beijar na boca, transar(com camisinha), passear, se divertir e fazer amigos. E, lembre-se, o tratamento está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é um direito de todos.

 AIDS BLOG

Direitos do soropositivo

 

Atendimento, tratamento e medicamento gratuitos
O Sistema Único de Saúde garante o tratamento, o acesso aos medicamentos e a realização dos exames médicos necessários ao diagnóstico a todos os residentes no Brasil.

Sigilo sobre a sua condição sorológica
Em respeito à intimidade e à privacidade, nenhuma pessoa pode divulgar quem tem HIV/aids sem prévia autorização, mesmo os profissionais de saúde.

Queda da obrigatoriedade do exame de aids no teste admissional
As empresas não podem mais obrigar um profissional a fazer o teste de detecção de aids ao começar em um novo emprego.

Permanecer no trabalho
Nenhum empregador pode demitir o empregado apenas por ter HIV. A demissão por discriminação pode gerar ação trabalhista para que o trabalhador seja reintegrado. Se, além disso, a demissão for constrangedora, o trabalhador pode requerer indenização por danos morais.

Valores do PIS/PASEP e FGTS
O soropositivo tem o direito de efetuar o levantamento do FGTS e do PIS/PASEP, independentemente de rescisão contratual ou de comunicação à empresa.

Isenção do pagamento de IR
Portadores de doenças crônicas, inclusive a aids, têm direito à isenção do pagamento de imposto de renda, quando receber proventos de aposentadoria, reforma por acidente em serviço e pensão.

PREVINA-SE!

FAÇA O TESTE, É RÁPIDO, SEGURO E SIGILOSO.

USE SEMPRE CAMISINHA!

MÊS MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA.

Postado por cledianeb 0 Comentário em 17 - novembro - 2014

post blog

O QUE É A PRÓSTATA?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA?

No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. Acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA?

Na fase inicial, ele não apresenta sintomas, e quando os sinais começam quase 95% dos tumores já se apresentam avançados, sendo muito difícil a cura.

COMO OCORREM A PREVENÇÃO E O DIAGNÓSTICO?

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 50 anos, ou dos 45, se houver histórico familiar, devem ir anualmente ao urologista para realizar o toque retal e fazerem o exame de PSA do sangue. 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

FATORES DE RISCO

- Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos);

- Histórico familiar;

- Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;

- Sedentarismo;

- Obesidade.

 

Fique atento, e PREVINA-SE!

banner_todos_contra_cancer

APOIO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA.

Postado por cledianeb 0 Comentário em 17 - novembro - 2014

No dia 21/10/2014 a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, realizou, em frente ao Restaurante Universitário (RU) uma ação de apoio e prevenção do câncer de mama.
O mês ficou mais ROSA no Campus Unisinos – São Leopoldo.

Foram distribuídos laços cor de rosa (símbolo da campanha) e também um material explicativo sobre o assunto.

AÇÃO OUTUBRO ROSAPLACA 4

O QUE É O CÂNCER DE MAMA?

Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia.

O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente.  A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.

Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que TODA MULHER faça uma MAMOGRAFIA/ANO A PARTIR DOS 40 ANOS.

 

CIPA Gestão 2014/2015

Postado por cledianeb 0 Comentário em 17 - novembro - 2014

No dia 01 de outubro de 2014,  foi realizada a sessão de instalação e posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA UNISINOS para o período de 01/10/2014 a 30/09/2015.

No dia 01 de outubro de 2014, foi realizada a sessão de instalação e posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA UNISINOS para o período de 01/10/2014 a 30/09/2015.

CIPA recebe palestra sobre sanitização no campus

Postado por weber 0 Comentário em 30 - setembro - 2014

A última reunião mensal da atual gestão da CIPA foi marcada pela análise, avaliação e projeção da comissão. Uma conversa com os integrantes da atual gestão foi o tom da última reunião, onde foi destacada a atuação marcante e o comprometimento com a proposta lançada no início dos trabalhos. Ao final de um ano de trabalho, ficou a certeza da missão cumprida.

A reunião também foi marcada pela palestra do colega Lenon Pinheiro da Silva, da Gerência de Serviços de Manutenção e Infraestrutura da UNISINOS, sobre os programas de sanitização atualmente em prática no campus.

As ações envolvem as corretas providências contra insetos e pombos, levando em conta as políticas de Gestão Ambiental em vigor na universidade. A palestra foi importante para reforçar a preocupação da universidade em buscar a melhor forma de tratar essa questão e serviu de base de informação aos colegas para atuarem como multiplicadores dessas informações.

E ao final dessa gestão, queremos deixar o nosso muito obrigado a todos os colegas de comissão e da comunidade acadêmica como um todo, que nos apoiaram e deram aquela força quando necessário.  Valeu!

 

 

sanitização1

sanitização2 sanitização3sanitização4sanitização6