• CIPA Gestão 2014/2015

    No dia 01 de outubro de 2014, foi realizada a sessão de instalação e posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA UNISINOS para o período de 01/10/2014 a 30/09/2015.

  • CIPA recebe palestra sobre sanitização no campus

    A última reunião mensal da atual gestão da CIPA foi marcada pela análise, avaliação e projeção da comissão. Uma conversa com os integrantes da atual gestão foi o tom da última reunião, onde foi destacada a atuação marcante e o comprometimento com a proposta lançada no início dos trabalhos. Ao final de um ano de [...]

  • Chegou a hora de votar!

    Eleição para a escolha da nova gestão da CIPA ocorrerá de 25 de agosto a 01 de setembro O comitê eleitoral da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) convida todos os funcionários e professores da UNISINOS para a escolha de seus novos representantes, que atuarão na gestão 2014/2015. A eleição ocorrerá das 8h, do [...]

    untitled
  • 27 de julho marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho

    Data serve de momento para refletir e conscientizar sobre a segurança no trabalho Para que todo trabalhador possa desempenhar plenamente suas atividades profissionais, é necessária a criação de rotinas, práticas e regras que lhe garantam total segurança. Além da organização dos processos, é necessária a adequação dos locais de trabalho e quando conveniente, a utilização [...]

    download

MÊS MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA.

Postado por cledianeb 0 Comentário em 17 - novembro - 2014

post blog

O QUE É A PRÓSTATA?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O QUE É O CÂNCER DE PRÓSTATA?

No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. Acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA?

Na fase inicial, ele não apresenta sintomas, e quando os sinais começam quase 95% dos tumores já se apresentam avançados, sendo muito difícil a cura.

COMO OCORREM A PREVENÇÃO E O DIAGNÓSTICO?

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 50 anos, ou dos 45, se houver histórico familiar, devem ir anualmente ao urologista para realizar o toque retal e fazerem o exame de PSA do sangue. 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

FATORES DE RISCO

- Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos);

- Histórico familiar;

- Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;

- Sedentarismo;

- Obesidade.

 

Fique atento, e PREVINA-SE!

banner_todos_contra_cancer

APOIO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA.

Postado por cledianeb 0 Comentário em 17 - novembro - 2014

No dia 21/10/2014 a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, realizou, em frente ao Restaurante Universitário (RU) uma ação de apoio e prevenção do câncer de mama.
O mês ficou mais ROSA no Campus Unisinos – São Leopoldo.

Foram distribuídos laços cor de rosa (símbolo da campanha) e também um material explicativo sobre o assunto.

AÇÃO OUTUBRO ROSAPLACA 4

O QUE É O CÂNCER DE MAMA?

Todo câncer se caracteriza por um crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (câncer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. O câncer também é comumente chamado de neoplasia.

O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas, que são glândulas formadas por lobos, que se dividem em estruturas menores chamadas lóbulos e ductos mamários. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente.  A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.

Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que TODA MULHER faça uma MAMOGRAFIA/ANO A PARTIR DOS 40 ANOS.

 

CIPA Gestão 2014/2015

Postado por cledianeb 0 Comentário em 17 - novembro - 2014

No dia 01 de outubro de 2014,  foi realizada a sessão de instalação e posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA UNISINOS para o período de 01/10/2014 a 30/09/2015.

No dia 01 de outubro de 2014, foi realizada a sessão de instalação e posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA UNISINOS para o período de 01/10/2014 a 30/09/2015.

CIPA recebe palestra sobre sanitização no campus

Postado por weber 0 Comentário em 30 - setembro - 2014

A última reunião mensal da atual gestão da CIPA foi marcada pela análise, avaliação e projeção da comissão. Uma conversa com os integrantes da atual gestão foi o tom da última reunião, onde foi destacada a atuação marcante e o comprometimento com a proposta lançada no início dos trabalhos. Ao final de um ano de trabalho, ficou a certeza da missão cumprida.

A reunião também foi marcada pela palestra do colega Lenon Pinheiro da Silva, da Gerência de Serviços de Manutenção e Infraestrutura da UNISINOS, sobre os programas de sanitização atualmente em prática no campus.

As ações envolvem as corretas providências contra insetos e pombos, levando em conta as políticas de Gestão Ambiental em vigor na universidade. A palestra foi importante para reforçar a preocupação da universidade em buscar a melhor forma de tratar essa questão e serviu de base de informação aos colegas para atuarem como multiplicadores dessas informações.

E ao final dessa gestão, queremos deixar o nosso muito obrigado a todos os colegas de comissão e da comunidade acadêmica como um todo, que nos apoiaram e deram aquela força quando necessário.  Valeu!

 

 

sanitização1

sanitização2 sanitização3sanitização4sanitização6

Chegou a hora de votar!

Postado por weber 0 Comentário em 4 - agosto - 2014

untitled

Eleição para a escolha da nova gestão da CIPA ocorrerá de 25 de agosto a 01 de setembro

O comitê eleitoral da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) convida todos os funcionários e professores da UNISINOS para a escolha de seus novos representantes, que atuarão na gestão 2014/2015.

A eleição ocorrerá das 8h, do dia 25 deagosto, às 17h, do dia 01 de setembro, por meio de votação secreta em urna.

Assumirão como membros titulares os quatro candidatos mais votados e os três candidatos subsequentes; em ordem decrescente, assumirão na condição de suplentes. Lembramos, ainda, que cada funcionário poderá votar em apenas uma pessoa.

Os empregados e professores que desejarem se candidatar deverão registrar suas candidaturas em formulário específico, com os integrantes da Segurança do Trabalho (SESMT), das 8h do dia 04/08/2014 às 17h do dia 19/08/2014.

O resultado da eleição será apurado no dia 03 de setembro e você confere aqui, no blog da CIPA!

Participe da eleição, seu voto é muito importante!