• 27 de julho marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho

    Data serve de momento para refletir e conscientizar sobre a segurança no trabalho Para que todo trabalhador possa desempenhar plenamente suas atividades profissionais, é necessária a criação de rotinas, práticas e regras que lhe garantam total segurança. Além da organização dos processos, é necessária a adequação dos locais de trabalho e quando conveniente, a utilização [...]

    download
  • SIPAT 2014 faz golaço em favor da prevenção de acidentes no trabalho!

    Em ano de Copa do Mundo no Brasil, a SIPAT armou o time com craques diferenciados e jogou na ofensiva, superando a retranca e garantindo uma grande vitória no jogo duro contra os acidentes no trabalho. A 23ª edição do evento trouxe diversas atividades e contou com a presença de funcionários da Unisinos e de [...]

    DSC_0007
  • SIPAT 2014 quer marcar gol de placa!

    Atenção, em ano de Copa do Mundo no Brasil, a equipe da CIPA – UNISINOS entra em campo para mais uma SIPAT.  Neste ano o tema é: “No jogo da vida, o craque mais importante é você. Cuide-se!”. A 23ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da CIPA-UNISINOS promete movimentar o [...]

    CARTAZ SIPAT_final 2014
  • Atenção às rampas de acesso!

    Nos últimos anos, a universidade tem se adequado para garantir acessibilidade e mobilidade dentro do campus. Com isso, algumas mudanças físicas têm surgido e alterado nosso cenário e como toda mudança, esse processo demanda tempo de adaptação e atenção redobrada para identificarmos tais alterações. Por isso, a CIPA UNISINOS está promovendo uma campanha que visa [...]

    Rampas localizadas no Centro Comunitário exigem atenção para evitar acidentes

Data serve de momento para refletir e conscientizar sobre a segurança no trabalho

download

Para que todo trabalhador possa desempenhar plenamente suas atividades profissionais, é necessária a criação de rotinas, práticas e regras que lhe garantam total segurança. Além da organização dos processos, é necessária a adequação dos locais de trabalho e quando conveniente, a utilização de equipamentos que garantam a segurança para todos os profissionais nas mais diferentes áreas de atuação.

Fortalecendo essa ideia, no dia 27 de julho é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho. A data é um marco histórico na luta dos trabalhadores por melhorias nas condições de segurança e saúde no trabalho. Com o passar dos anos, um conjunto de medidas legislativas foram aplicadas para garantir proteção e direitos aos trabalhadores.

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972 com a publicação das duas Portarias que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.

Na UNISINOS, a CIPA desenvolve um trabalho constante junto ao SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, no sentido de prevenir, conscientizar e desenvolver medidas que busquem eliminar os riscos de acidentes no trabalho.

A última grande campanha desenvolvida pela atual gestão foi centrada na divulgação e conscientização sobre a presença das rampas de acesso localizadas em diversos pontos do Centro Comunitário. Após o relato de alguns acidentes, foi desenvolvido um trabalho de investigação e estudo da situação. Como foi apontado pelo SESMT, a situação das rampas está dentro das especificações vigentes na Norma Brasileira da ABNT – nº 9050 de 2004. Com isso, foi desenvolvida uma campanha para alertar sobre algumas práticas que podem contribuir para acidentes.

Para acessar o post sobre a campanha das rampas clique no link abaixo:

http://www.unisinos.br/blogs/cipa/2014/05/05/atencao-as-rampas-de-acesso/

 

Portanto, lembramos que a tarefa de garantir a segurança no trabalho envolve todos nós e podemos sempre contribuir para o nosso bem estar e de todos nossos colegas.

Gostou, curte o post e compartilha!!!

 

 

Em ano de Copa do Mundo no Brasil, a SIPAT armou o time com craques diferenciados e jogou na ofensiva, superando a retranca e garantindo uma grande vitória no jogo duro contra os acidentes no trabalho.

A 23ª edição do evento trouxe diversas atividades e contou com a presença de funcionários da Unisinos e de seus colaboradores em três dias de muita troca de experiência, conhecimento e dicas de como tornar a rotina de trabalho mais agradável, produtiva e segura.

Entre as atrações, tivemos oficinas, palestras, ioga, ações promocionais, além de grande distribuição de brindes aos participantes em eventos totalmente gratuitos.

A SIPAT 2014 proporcionou momentos de integração, saúde e diversão para os funcionários, professores, alunos, parceiros da universidade e comunidade como um todo, unindo lazer e conscientização.

Queremos agradecer a todos os envolvidos e principalmente aos profissionais convidados e colegas que contribuíram para a realização de mais este grande evento da CIPA.

Já estamos esperando a próxima!

 

DSC_0030 DSC_0034DSC_0050DSC_0058DSC_0012DSC_0004DSC_0071DSC_0091DSC_0084DSC_0007

SIPAT 2014 quer marcar gol de placa!

Postado por weber 0 Comentário em 14 - maio - 2014

Atenção, em ano de Copa do Mundo no Brasil, a equipe da CIPA – UNISINOS entra em campo para mais uma SIPAT.  Neste ano o tema é: “No jogo da vida, o craque mais importante é você. Cuide-se!”.

A 23ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da CIPA-UNISINOS promete movimentar o campus da UNISINOS entre os dias 03 e 05 de junho de 2014.

Estamos preparando diversas atrações entre oficinas, palestras, ioga, ações promocionais, além de grande distribuição de brindes aos participantes. Todos os eventos serão gratuitos e sua participação é muito importante para nós. A SIPAT 2014 pretende promover momentos de integração, saúde e diversão para os funcionários, professores, alunos, parceiros da universidade e comunidade como um todo, unindo lazer e conscientização.

Vá se preparando, marque na agenda e combine com seus colegas, pois junho é mês de SIPAT e temos um encontro marcado com a qualidade de vida no trabalho!

As inscrições para os eventos devem ser feitas através do link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/19tsvWFwbEV6-rPmhnnib6Z33biHt5sO6Idg2m-kJ0z4/viewform

Confira a programação completa:

CARTAZ SIPAT_final 2014

Todos contra a dengue!

Postado por weber 0 Comentário em 8 - maio - 2014

untitled

Este ano, o Dia Mundial da Saúde teve como tema a luta contra a dengue e como essa batalha segue sem trégua, confira abaixo algumas informações que podem ser úteis:

Dúvidas Frequentes:

Como é o mosquito da dengue?

O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia.

Como o inseto é infectado?

Aedes aegypti somente se infecta com o vírus da dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus.

Quais os principais sintomas?

A dengue clássica se manifesta assim:

99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto.
60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos.
50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital);
50% têm prostação, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos.
25% têm manchas vermelhas no tórax e braços.

IMPORTANTE: A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios.

Há tratamento para a doença?

Não existe tratamento específico. Diante a mínima suspeita de dengue não utilize medicamento a base de ácido acetil-salicílico. Beba bastante água e consulte um médico.

Existe vacina contra a dengue? Quantas vezes a pessoa pode ter a doença?

Não existe vacina. Existem quatro tipos de vírus (Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4), pode-se adoecer por cada um dos vírus circulantes que está no mosquito, então, quatro vezes. Cada tipo confere imunidade.

Divulgue essas informações e entre na luta contra a dengue!

Atenção às rampas de acesso!

Postado por weber 0 Comentário em 5 - maio - 2014

Nos últimos anos, a universidade tem se adequado para garantir acessibilidade e mobilidade dentro do campus. Com isso, algumas mudanças físicas têm surgido e alterado nosso cenário e como toda mudança, esse processo demanda tempo de adaptação e atenção redobrada para identificarmos tais alterações.

Por isso, a CIPA UNISINOS está promovendo uma campanha que visa conscientizar e alertar sobre essas mudanças, procurando evitar acidentes e transtornos com as rampas construídas no Centro Comunitário.

 

Rampa de acesso localizada no Centro Comunitário

Rampa de acesso localizada no Centro Comunitário

 

Confira abaixo, algumas dicas para evitar acidentes:

 

Procure visualizar o trajeto

Procure visualizar o trajeto

Fique atento ao usar o celular

Fique atento ao usar o celular

 

r8

Leia as placas de sinalização

Leia as placas de sinalização

 

Evite ler enquanto caminha

Evite ler enquanto caminha

 

Atenção ao entrar e sair de ambientes administrativos e comerciais

Atenção ao entrar e sair de ambientes administrativos e comerciais