• Oficina de Apoio à Escrita do Trabalho de Conclusão de Curso

        Programação 1º encontro: Apresentação das partes de um Trabalho de Conclusão; Apresentação do anteprojeto; Abordagem da introdução; exercícios de modalização. 2º encontro: Partes de uma introdução; exercícios de modalização. 3º encontro: Abordagem da conclusão e considerações finais; verbos de dizer; 4º encontro: Nova ortografia; 5º encontro: Nova ortografia, exercícios de modalização, revisão de TCCs.     Data de início: 25 de setembro de 2014     Data de término: 23 de outubro de ...

  • REUNIÃO INICIAL MONOGRAFIAS I e II – 2014/2

    Se você está matriculado (a) em Monografia I  ou em Monografia II, em 2014/2, fique atento (a) à data da reunião inicial: ATIVIDADE DATA HORÁRIO SALA Monografias I e II 07/08/2014 (quinta-feira) 18:30 às 19:30 5C005   * Prazo para entrega da FICHA DE ESCOLHA DE ORIENTADOR: até 28/08 (quinta-feira), na secretaria do curso (sala 5A204). ** A sua participação é muito importante, pois serão tratados assuntos referentes à orientação do trabalho, documentos necessários e prazos, informações ...

  • DIVULGAÇÃO DE BANCAS ECONOMIA – 2014/1

    PREZADO ALUNO! CONSULTE AQUI A SUA BANCA DE MONOGRAFIA II    Bancas Economia     ___________________ SE VOCÊ DESEJA ASSISTIR ALGUMA BANCA PARA UTILIZAR COMO HORAS COMPLEMENTARES, BASTA ASSINAR A ATA DISPONIBILIZADA PELO ORIENTADOR, NO MOMENTO DA BANCA

  • PRAZOS DE ENTREGA DE MONO I e MONO II – 2014/1

    Se você está matriculado em Monografa I ou Monografia II-do curso de Economia, fique atento à data de entrega e aos documentos a serem entregues: Curso MONO I MONO II ECONOMIA ATÉ 16/06 (segunda-feira)até as 22h na secretaria do curso (5A204) ATÉ 16/06 (segunda-feira)até as 22h na secretaria do curso (5A204)   DOCUMENTOS:   - 3 vias do trabalho impresso, - 1 via digital do trabalho – CD (Word ...

Postado por ezanotti em 15 - outubro - 2014 0 Comentário

pib-dinheiro-altaA economia brasileira avançou 0,6% em julho em relação ao mês de junho, informa a Serasa Experian de Atividade Econômica. O avanço compensa o recuo de 0,7% observado no mês de junho. Na comparação com o mês passado, houve um recuo de 0,1% na atividade econômica. No acumulado dos primeiros sete meses, a atividade financeira registrou uma leve expansão de 0,4%.

De acordo com a Serasa Experian, apesar da recuperação em relação ao mês de junho, a atividade econômica manteve-se enfraquecida em julho, dado que continuou registrando queda em relação ao mesmo mês do ano passado, pelo quarto mês consecutivo. Juros altos e baixo grau de confiança, tanto de empresários quanto de consumidores, impedindo um desempenho mais acelerado da economia brasileira.

A indústria puxou para cima o resultado da atividade econômica deste mês, com avanço de 2,2%. No caso de exportações, houve um crescimento de 5,2%. Da mesma forma que o setor de serviços alavancou o índice, com avanço de 0,8%. Os gastos do governo avançaram 0,8% já o setor agropecuário houve um recuo de 0,4%.

Fonte: g1.globo.com

Postado por jsilvasilveira em 3 - outubro - 2014 0 Comentário

VAGA ARTECOLA

Postado por ezanotti em 24 - setembro - 2014 0 Comentário

         coreconO Corecon/RS entregou na manhã do ultimo sábado do mês de Agosto, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, os prêmios aos vencedores do XI Torneio Corecon/RS de Economia. Dirigido aos acadêmicos dos cursos de Ciências Econômicas no Rio Grande do Sul. O objetivo do torneio foi proporcionar aos estudantes de Ciências Econômicas do estado, a oportunidade da prática Versus conhecimento teórico, desafiando-os através de jogos, como forma de estímulo ao estudo e ao desenvolvimento dos conhecimentos na área.

          Em primeiro Lugar ficaram os alunos Guilherme Pous e Iuna Lamb Scheffler da Unisinos, e em segundo Elisa Gomes da Silva e Anyuska do Amaral Santiago da UFRGS.

          A primeira etapa ocorreu nos dias 7 a 25/8, no âmbito das Faculdades, e reuniu 250 alunos inscritos. A etapa final reuniu duas duplas participantes, ao longo da manhã de sábado, dia 30/8, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

          O objetivo do jogo era manter a economia estável, através de três níveis de dificuldades. Além dos troféus do Corecon/RS outorgados aos primeiros e segundos colocados, a dupla vencedora recebeu do Corecon/RS o Dicionário de Economia do século XXI, além de uma viagem, com todas as despesas pagas, para participar na próxima quinta-feira, dia 4/9, em Goiânia, do Torneio Nacional de Economia, promovido pelo Cofecon.

         Os estudantes da Unisinos tiveram a supervisão da professora Gisele Spricigo, e os alunos da UFRGS ficaram sob a responsabilidade do professor Leonardo Xavier da Silva.

Postado por ezanotti em 24 - setembro - 2014 0 Comentário

      dinheiro      A ministra do planejamento, Miriam Belchior, anunciou nesta semana o Projeto de Lei Orçamentaria Anual de 2015. A proposta prevê que o salário mínimo deverá subir para R$788,06, em um reajuste de 8,8% em relação aos R$720,00 atuais.

         A proposta já foi entregue ao presidente do Congresso, Renan Calheiros. O exto, segundo Belchior, dá prioridade em investimentos da saúde, educação combate à pobreza e infraestrutura.

         Pela constituição, o prazo de entrega é do projeto é até o dia 31/8. No entanto, com a expectativa de conclusão da Votação de Diretrizes Orçamentárias só na próxima semana, em que definem as metas e as prioridades da administração pública federal, durante o esforço concentrado o governo se antecipou a LDO e deveria orientar a elaboração da peça orçamentária.

           A constituição determinou que a proposta devesse ser votada e aprovada até o dia 22/12.

Fonte: http://gaucha.clicrbs.com.br/

Postado por jsilvasilveira em 19 - setembro - 2014 0 Comentário

noticia_52926

No dia 26 de setembro, das 19h30 às 20h30, na sala 5C005, ocorre o Café com Economia, iniciativa do curso de Ciências Econômicas para debater e tratar de assuntos relevantes para o curso. O tema será “As regulamentações Ambientais redefinindo a Geografia da Produção: estudo de caso da produção de celulose no Cone Sul” e contará com a participação da Pesquisadora Fernanda Queiroz Sperotto. Graduada em Ciências Econômicas, mestre em Economia e doutora em Planejamento Urbano e Regional, Fernanda é pesquisadora em economia na Fundação de Economia e Estatística e integra o Núcleo de Análise Setorial, no Centro de Estudos Econômicos e Sociais.