Início do Conteúdo

Fique Sabendo

Você sabe qual obra publicada em Portugal em 1650 que traça o perfil do “político perfeito”?

A “Summa Política”, de Sebastião Cesar de Menezes, foi publicada pela primeira vez em Lisboa, em 1649, tendo uma segunda impressão em Amsterdã no ano seguinte. 

O exemplar que integra o acervo do Memorial Jesuíta Unisinos é uma reimpressão fac-símile da edição de 1650. Como não constam indicações exatas referentes à data desta reprodução fac-similar, provavelmente configura-se como pirataria editorial.

Foto: Roberto Caloni

O autor, Sebastião César de Menezes, na introdução descreve os elementos necessários para a arte de bem governar:

[...] convém a saber; o homem, a família, e a cidade; necessariamente há de auer três artes de governar. Com a primeira se governa a si mesmo; com a segunda a família, com a terceira a República. Quando cada hum se governa a si mesmo, se dá a Ética[...]. As duas primeiras se ocupam em cousas particulares e domesticas; a terceira nas cousas públicas, e commuas.

 

Por esse trecho podemos entender por política a arte de bem conduzir as coisas públicas, o bem comum, o direito, a justiça, a proteção dos desvalidos. Ou seja, governar bem é buscar o bem comum como a meta principal a ser atingida, assim como fazer o cidadão sentir-se parte deste processo.

E você, preparado para as eleições deste final de semana?