Início do Conteúdo

Fique Sabendo

27/02 - Dia Nacional do Livro Didático

O Dia Nacional do Livro Didático é comemorado anualmente em 27 de fevereiro, no Brasil. Esta data homenageia uma das ferramentas essenciais para a formação educacional dos alunos.

Não temos conhecimento da data exata do surgimento dos primeiros livros didáticos feitos no Brasil, mas podemos supor que sua instauração aconteceu com a criação do Instituto Nacional do Livro (INL), que foi responsável pela expansão e produção de livros no Brasil.

Na sua atuação missionária, a Companhia de Jesus ajudou na produção de obras inéditas de evangelização e desenvolvimento intelectual em diversas áreas científicas no nosso país.

Os Colégios e as Igrejas mantidos pelos Jesuítas funcionavam como centros para o desenvolvimento urbano no Brasil Colonial.

No início era propagado o conhecimento trazido do Velho Mundo. Com a aproximação com os gentios houve o entrelaçamento de culturas, dando surgimento a uma nacional.

Dessa época citamos alguns dicionários de línguas indígenas traduzidos para o alemão e português, alguns construídos com naturalistas que vieram nas primeiras expedições científicas ao Brasil como Carl Friedrich Philipp von Martius.

Nas colônias também havia a necessidade do aprendizado do idioma nacional para os imigrantes recém instalados.

Na região sul, e mais especificamente no Vale dos Sinos, a comunidade germânica trouxe grande força de trabalho e houve muita troca de informação com a população local.

Os jesuítas instalados nesta região foram responsáveis pela impressão de manuais de ensino da língua alemã e portuguesa.

No acervo do Memorial Jesuíta Unisinos encontramos exemplares de cartilhas, de práticas de ciências, de ensino religioso e de várias didáticas.

Venha conhecer alguns exemplares na exposição situada no pavimento 6A, do prédio da Biblioteca, que fazem parte do acervo do Memorial Jesuíta Unisinos.

Texto elaborado pela bibliotecária Susana Holtz.