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Pesquisa Integrada - Biblioteca

Encontre referências disponibilizadas pela Biblioteca da Universidade sobre o tema para aprofundar os estudos na área da inclusão. Pode ser encontrado a partir de uma busca pelo tema inclusão: livros, artigos científicos, revistas, dissertações e teses.
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Catálogo de Publicações

  • Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 – Regulamenta a Lei nº 10.436/02, visando à inclusão dos alunos surdos, dispõe sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação e a certificação de professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos e a organização da educação bilíngüe no ensino regular.
  • Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004 – Regulamenta as leis nº 10.048/00 e nº 10.098/00, estabelecendo normas e critérios para a promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida (implementação do Programa Brasil Acessível).
  • Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009 – Institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, que deve ser oferecido no turno inverso da escolarização, prioritariamente nas salas de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular. O AEE pode ser realizado também em centros de atendimento educacional especializado públicos e em instituições de caráter comunitário, confessional ou filantrópico sem fins lucrativos conveniados com a Secretaria de Educação (art.5º).
  • Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 – Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
  • Ensino de arquitetura e concepção de professores sobre acessibilidade, inclusão social, desenvolvimento humano e deficiência /Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, 2010. Saiba mais
  • Inclusão digital e usuários com deficiência visual no DF: estudo de acessibilidade na sociedade da informação. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Vol 8, Iss 2, Pp 257-258 (2015). Saiba mais
  • Qualidade inclusiva da escola Representações da comunidade educativa de uma escola frequentada por um aluno com Síndroma de Asperger. Saiba mais
Reportagens

  • JN mostra resultados da inclusão de alunos com necessidades especiais. Em 2003, só 29% das crianças com deficiência estavam em salas de aulas comuns. Esse número subiu para 79% em 2014. Saiba mais
  • Inclusão escolar, uma equação complexa. Saiba mais
Confira

Projetos de Pesquisa

A Universidade realiza projetos de pesquisa que norteiam o tema Acessibilidade em diversas áreas.
Através desta página podem ser realizados filtros por linhas de pesquisa, por nome do pesquisador ou até mesmo por palavras-chave.
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Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI)

Sob a perspectiva pós-estruturalista, problematizam a inclusão como celebração da diferença e como princípio universal, entendendo-a como um campo de tensionamento permanente das verdades que posicionam os sujeitos e que definem políticas sociais e educacionais.
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