Ações desenvolvidas

As ações desenvolvidas na universidade apontam para a necessidade de fomentar uma atitude inclusiva, a qual precisa ser construída com reflexão coletiva de todos os envolvidos.

São  deliberadas pelo Comitê de acessibilidade (RESOLUÇÃO 05/2015) que tem por função:

  • formular o plano geral de acessibilidade na Unisinos;
  • monitorar a implementação do plano;
  • acompanhar a legislação sobre a matéria;
  • realizar avaliações periódicas dos espaços de atuação da universidade;
  • prestar contas a reitoria das ações de acessibilidade, previstas e realizadas.

Acesso e permanência na Unisinos

O Núcleo de Assistência Estudantil – NAE (e-mail: [email protected] / ramal: 4107) da Gerência de Atenção ao Aluno promove uma série de ações voltadas ao acolhimento do estudante na universidade, como por exemplo:
  • Acompanhar os processos seletivos da Universidade em todos os níveis acadêmicos para os alunos com deficiência que se autodeclararem como PcDs, garantindo as condições de acesso por meio de oferta de serviços e recursos que promovam a inclusão.
  • Garantir a logística de adaptações e os ajustes de alocação em espaços adequados em parceria com os postos do Atendimento Unisinos aos alunos com mobilidade reduzida, permanente ou temporária, usuários de cadeiras de rodas ou outras deficiências físicas/motoras.
  • Assegurar a organização e disponibilização de acervo na Biblioteca de obras em Braille e áudio-livro, sendo realizado em parceria com o Laboratório de Adaptado de Inclusão-LAI (e-mail: [email protected] / ramal: 4119) que a universidade dispõe.
  • Contemplar condições técnicas, operacionais e pedagógicas, visando a formação acadêmica dos alunos com deficiências, sendo oferecido apoio à aprendizagem no Programa Ensino Propulsor (e-mail: [email protected] / ramal: 1624.) ou ainda por meio de atendimento de monitores, organizadas pelos coordenadores dos Cursos.
  • Oferecer serviço de tradução em LIBRAS aos alunos com surdez ou deficiência auditiva, tanto em sala de aula quanto em eventos realizados na universidade.
  • Realizar atendimentos aos alunos nas situações que envolvam dificuldades nas questões sociais e psicológicas pela equipe técnica do USA (assistente social e psicólogo).
Formação inicial e continuada pelo Núcleo da Formação Docente (e-mail: [email protected] / ramal: 5325) aos professores e tutores que tenham alunos com deficiência em suas turmas, por meio de reuniões, palestras, ciclos de estudos, seminários, entre outros eventos de formação sobre a temática da inclusão na Universidade.

Acompanhamento aos professores e tutores em atendimentos individuais agendados com o Núcleo da Formação Docente para:

  • Enfatizar uma orientação reflexiva em rede, compreendendo-a como sinergia de esforços entre todos os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem com vistas à promoção de um ensino inclusivo, acessível a todos, que respeite as diferenças e ofereça recursos que permitam ao professor e ao tutor o planejamento de aulas presenciais e virtuais adequadas às necessidades dos alunos;
  • Realizar adequações no planejamento, prevendo estratégias e recursos necessários a situação apresentada pelo aluno e pela turma, tendo como base o portfólio do estudante, bem como o histórico de reuniões realizadas junto ao NAE, coordenação do curso e família;
  • Avaliar e implementar estratégias como atendimento individualizado ao aluno, grupos de estudos e monitorias.

Os professores e tutores, bem como o NAE, incentivam os alunos a participarem das atividades acadêmicas de ensino, de pesquisa e de extensão na universidade, podendo ter seu desenvolvimento acadêmico e social registrado.

Cada percurso curricular é analisado com, no mínimo, um semestre de antecedência para que as ações ligadas à acessibilidade possam ser desenvolvidas e acompanhadas. Como oportunidade de suplementação de conteúdos, a Unisinos oferece o Ensino Propulsor, projeto que se destina ao nivelamento do aluno em determinadas áreas do conhecimento, de forma mais específica na linguística e cálculos.

O professor pode contar com os seguintes suportes: tradução em Braille, ou em LIBRAS, elaboração de maquetes, utilização de recursos tecnológicos (software), entre outros.

É elaborado pelo NAE um Portfólio e outras formas de registros de cada aluno Pcds a ser disponibilizado para consulta do Núcleo de Formação Docente, coordenadores de cursos e professores.

Da contratação:
A contratação de professores, tutores e funcionários com deficiência é realizada por meio da divulgação de vagas, de acolhimento e de sensibilização da comunidade acadêmica e de ações específicas que concretizem essa necessidade.

Da formação:
A preparação dos gestores, professores e técnicos-administrativo para o acolhimento das pessoas com deficiência é promovida por meio de orientação e de capacitação inicial e continuada, realizada por profissionais especializados, internos e externos à Universidade. E, no que tange às especificidades das deficiências bem como recursos especializados é promovido pelos setores vinculados à área da Saúde e da Educação da Universidade.

Do acompanhamento:
O acompanhamento do trabalho dos funcionários e dos professores com deficiência é realizado por meio de avaliações processuais e contínuas bem como dos registros das progressões de capacidade e de desempenho das competências específicas profissionais.
À pessoa com deficiência no trabalho é oferecida colocação em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, nos termos da legislação trabalhista e previdenciária.

Para mais informações entre em contato através do e-mail: [email protected] ou ramal: 5321.

A área de Ação Social da Unisinos (e-mail: [email protected] / ramal: 1082 ou 1193) oferece oportunidades de estágio aos estudantes nas seguintes ênfases:

  1. Educação das relações étnico-raciais;
  2. Cuidado ambiental;
  3. Atenção à superação da pobreza.

Conheça mais sobre as ações de cada projeto social

O Unisinos Carreiras (e-mail: [email protected] / ramal: 4070) tem como objetivo aproximar o aluno do mercado de trabalho, além de realizar a gestão de estágios não obrigatórios para sua empresa.

Saiba mais

Política de inclusão da Unisinos

A política de inclusão visa promover, na Unisinos, a qualificação e a ampliação de ações voltadas à inclusão e à acessibilidade de todos, por meio da articulação e do fortalecimento dos serviços existentes, de modo a garantir o acesso, a permanência e o desenvolvimento de competências necessárias à qualificação profissional dos estudantes, dos funcionários, dos tutores e professores.
Saiba mais