Apoio Pedagógico ao professor

Nesse espaço você encontra, sugestões para a organização do trabalho pedagógico em relação a utilização de recursos específicos e de estratégicas para planejamento das aulas.

Para o atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais é necessário elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que contribuam para o aprendizado.

O trabalho pedagógico pode ser desenvolvido com o apoio de tecnologia assistiva, mobiliários, materiais didáticos especializados, equipamentos e muito mais.

O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica e elimina barreiras para que todos os alunos possam participar considerando sua necessidade.
Encontre sugestões para um bom atendimento

Você poderá buscar o apoio do Núcleo da Formação Docente para discutir sobre o processo de ensino e aprendizagem a partir de sugestões de estratégias pedagógicas que contribuem para um planejamento e avaliação adequado a sua Atividade Acadêmica e as necessidades que se colocam no decorrer do semestre pela turma ou por algum aluno que apresenta necessidade educacional especial.

Saiba como:

  1. Buscar informações na coordenação do seu curso sobre a situação do aluno;
  2. Agendar atendimento no setor da formação docente – email: formacaodocente@unisinos.br – ramal: 5325;
  3. Agendar horário com o Núcleo de Assistência Estudantil para obter informações sobre a assistência social, psicologia, laboratório adaptado de inclusão – ramal 4107 e 4103, e-mail: assistencia@unisinos.br ;
  4. Buscar informações com o Ensino Propulsor – ramal 1624 – propulsor@unisinos.br

Dica: As sugestões do site (diversa.org.br) se referem à práticas inclusivas na escola de Ensino Fundamental, mas muitas ideias descritas se aplicam ao Ensino Superior; 

Compartilhe sua experiência

Você pode enviar o seu relato, contando sobre sua prática em sala de aula com alunos ou alguma experiência em Programas ou Projetos sociais envolvendo a temática da acessibilidade e inclusão.

Envie seu depoimento para: acessibilidade@unisinos.br